Home > Busca de emprego > Currículo > Estratégias para manter o foco profissional da sua carreira e no seu trabalho

Estratégias para manter o foco profissional da sua carreira e no seu trabalho

Ter foco profissional te dá capacidade de trabalhar com constância e disciplina em busca dos seus objetivos de carreira.

Quem quer ter sucesso na carreira precisa, em primeiro lugar, manter o foco profissional e a concentração no trabalho. No entanto, com tantas coisas e mudanças acontecendo ao mesmo tempo, esse é um desafio e tanto que precisamos encarar todos os dias. 

Afinal, quem se deixa vencer pela distração acaba produzindo pouco e – o que é pior – se cansando muito. 

Para quem quer vencer essa guerra, a seguir, ao longo do artigo, você encontra dicas da psicóloga Nina Garcia Taboada para desenvolver o seu foco profissional. 

Confira!

O que é ter foco no trabalho?

Ter foco no trabalho é a habilidade de se concentrar em objetivos, estabelecer prioridades dentro de um projeto e seguir as metas estabelecidas em um cronograma.  

O foco profissional, por sua vez, é mais abrangente e subjetivo.

De maneira geral, o foco profissional é a capacidade de se manter firme nos objetivos pessoais do seu plano de carreira, tendo disciplina, comprometimento e constância com as ações que vão te levar até lá.

Como definir o seu foco? 

Algumas dicas para definir o seu foco profissional são:

  • conhecer os seus limites;
  • quebrar o seu objetivo final em pequenas metas;
  • estabelecer indicadores de sucesso para cada um das metas;
  • saber onde você gasta o seu tempo;
  • separar um tempo para lazer e projetos pessoais. 

Assim que se organizar dessa forma, você vai entender quais devem ser as suas prioridades para o limite de sucesso que estabeleceu.

Como ter foco na vida profissional?

Ter concentração e manter a atenção é fundamental em qualquer contexto no qual você tenha objetivos e metas, como em exercícios físicos, dietas, estudos… No trabalho, não é diferente. 

Mas, apesar de essencial, isso não é fácil. 

Por isso, junto com a psicóloga Nina Garcia Taboada, reunimos estratégias que vão te ajudar.

1. Afaste-se dos vilões da produtividade

Você pode estar cansado de ouvir isso para manter o foco, mas precisa entender que não é “balela”: o celular com todos as suas possibilidades de comunicação pode, sim, tirar muito da sua energia e da sua concentração no trabalho. “Em situações trágicas, em que você tem de entregar alguma coisa num prazo curto, deixe o celular no silencioso ou no modo off-line”, recomenda Nina.

Também não vale ficar com as janelas das mídias sociais abertas no browser. O efeito é o mesmo de ficar com o celular na mão. É mais eficiente, por exemplo, você se dar 10 minutos depois do almoço para checar as mídias sociais e os grupos.

2. Reserve um período para os e-mails

Interromper tudo o que você está fazendo para responder e-mails o tempo todo também é um inimigo e tanto da concentração e faz você perder o foco. O ideal, segundo Nina, é reservar alguns momentos fixos do dia para essa tarefa. “Estabeleça, por exemplo, que vai ler e responder e-mails logo pela manhã e após o almoço”, diz ela. “E só.”

Se não for possível – e sabemos, sim, que nem sempre é – a dica é estabelecer critérios para separar o que é urgente do que não é. “Vale, por exemplo, combinar com os colegas de colocar ‘urgente’ no assunto da mensagem quando de fato ela necessitar de uma resposta imediata”, diz ela.

3. Faça um to do list

Se antes de começar a trabalhar você tiver clareza do que precisa ser feito tudo deve fluir muito melhor. Crie uma listinha com as tarefas do dia. Você pode fazer isso logo que chegar ao escritório ou, se for muito ansioso, na noite anterior. “Reserve dez minutos para fazer isso e organizar o seu dia”, recomenda Nina. Também vale a pena estimar quanto tempo você levará em cada tarefa para saber se a lista é viável e se vai mesmo sobrar tempo para qualquer distração.

4. Alterne períodos de concentração

Outra dica interessante da psicóloga é que você se organize para ficar de 20 a 25 minutos superconcentrado em alguma coisa e depois, como prêmio, poder bater um papo com o colega ou levantar para um café. “Essa estratégia aumenta as chances de você trabalhar mais em menos tempo”, diz ela. “Ninguém consegue se concentrar muito por períodos muito longos.”

5. Controle a ansiedade

Segundo Nina, essa é uma das grandes vilãs da produtividade. “Pessoas muito ansiosas querem fazer tudo ao mesmo tempo e acabam perdendo o foco”, diz ela. “No fim do dia, estão exaustas e normalmente não terminaram nada.”

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.