O trabalho remoto deve se tornar cada vez mais comum, o que significa que, cedo ou tarde, é bem provável que você comece um novo emprego remoto e tenha de causar boa impressão virtualmente.
Sem a oportunidade de conversar com os colegas no café rápido do corredor ou ser chamado para almoçar com o time, pode não ser fácil mostrar o quanto você é bem informado e comunicativo. Também pode ser mais complicado entender a cultura da empresa e a forma como as pessoas costumam agir lá dentro. Ainda assim, há algumas estratégias que você pode usar para mostrar seu potencial e conquistar a simpatia das pessoas.
Neste artigo você verá:
Como causar boa impressão no novo emprego remoto
Confira como causar uma boa impressão quando você é contratado para um novo emprego remoto e não tem previsão de encontrar os colegas presencialmente.
1. Saiba como se apresentar nas reuniões remotas
Prepare mentalmente uma pequena apresentação sobre quem você é, de onde vem e o que fará na empresa. Ela será muito útil nas primeiras reuniões, em que é bem possível que alguém peça para você se apresentar aos colegas. Saber o que dizer nesta hora evita que você fique nervoso e se atrapalhe. Além disso, ter a fala preparada ajuda a destacar de forma rápida os pontos mais interessantes da sua vida profissional.
2. Observe como as pessoas se comportam
Nas reuniões remotas, todos falam ao mesmo tempo ou o chefe fala e os outros escutam? As pessoas dão ideias e sugestões sobre tudo ou cada um responde pela sua área e/ou suas especialidade? Observar tudo isso é importante para:
- fazer como eles fazem;
- não dar bola fora e destoar do grupo logo de cara.
3. Preste atenção na forma como elas se vestem para o trabalho remoto
No trabalho presencial, a dica é sempre observar o chamado “dress code” da empresa, ou seja, o tipo de roupa que as pessoas da sua área usam para trabalhar. No trabalho virtual, a dica pode parecer esquisita, mas também é válida. Ainda que você acredite que apenas a sua cabeça vá aparecer, tenha o cuidado de se vestir seguindo o padrão das pessoas que trabalham com você.
4. Agende pequenas reuniões ou “cafés virtuais” com colegas do novo emprego remoto
Depois de uma reunião maior, com vários participantes, tente identificar alguns colegas que parecem mais “abertos” para combinar um café virtual. É importante manter esse tipo de contato para conversas informais, que ajudam a estabelecer proximidade e confiança entre as pessoas.
5. Reconheça as pessoas que fazem conexões na empresa
Pessoas que fazem conexões são aquelas que conhecem todo mundo e adoram apresentar os novatos aos mais antigos para que todos se sintam enturmados. Identifique quem são essas pessoas no seu novo trabalho remoto e tente se aproximar delas.
6. Elabore suas mensagens com cuidado dobrado
No novo trabalho remoto, é bem possível que você passe boa parte do tempo enviando mensagens e e-mails aos colegas. A dica é fazer isso com o máximo de cuidado, lembrando que a maior parte das pessoas ainda não o conhece e não pode imaginar como seria o seu tom de voz se você estivesse falando – e não escrevendo. É preciso se certificar – antes de enviar a mensagem – de que ela será bem entendida e que o tom está adequado.
7. Participe das reuniões ativamente
Em um segundo momento, depois de observar o comportamento das pessoas, comece a participar mais ativamente das reuniões, seguindo o padrão, é claro, mas sempre que possível opinando e oferecendo sugestões. Se é assim o novo normal, é por meio dessas reuniões virtuais que as pessoas vão conhecer você melhor. Portanto, faça o seu melhor para causar a melhor impressão possível.
8. Demonstre interesse pelos colegas
Preste atenção no que as pessoas dizem e, quando possível, demonstre que você estava atento e que se lembra bem do que a pessoa falou em determinado momento. Isso mostra que você é atento e interessado nos assuntos da empresa e, de uma forma ou outra, pode gerar mais proximidade com os novos colegas.
9. Seja pontual no seu novo emprego remoto
Se você não está acostumado com trabalho remoto, preste atenção: aquele atraso de dez minutos é menos tolerado virtualmente. Em geral, as pessoas são mais pontuais nas reuniões online. Portanto, a dica é entrar no link pelo menos 5 minutos antes do horário combinado para garantir que tudo estará funcionando perfeitamente. Não vale a pena se atrasar porque o Zoom resolveu atualizar bem na hora da reunião. Entre antes e evite imprevistos. 😉
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