A carta de recomendação deve ser escrita por alguém que possa atestar sua excelência e experiência em determinados campos. Em outras palavras, o documento pode ser redigido por ex-chefes, professores ou até colegas de trabalho que conhecem seu compromisso e paixão pela sua área de atuação.
Essa declaração sobre suas habilidades é particularmente valiosa caso você não tenha vasta experiência no mercado de trabalho e deseja fortalecer suas candidaturas a vagas. Também é um documento muito relevante se você está se candidatando para vagas no exterior ou para mestrados e doutorados.
Se você quer saber mais sobre esse tema, este guia fornecerá dicas sobre como escrever uma carta de recomendação — seja para você mesmo ou em nome de outra pessoa que possa solicitá-la. Confira!
Neste artigo você verá:
O que é e para que serve uma carta de recomendação?
A carta de recomendação, também chamada de carta de referência, é um documento formal de demonstração pessoal de confiança em um colega de trabalho, amigo ou aluno.
O conteúdo de uma carta de recomendação geralmente inclui uma avaliação das habilidades e qualidades relevantes de quem está sendo recomendado, bem como exemplos específicos de realizações e uma conclusão que resume a recomendação.
Uma carta de recomendação bem redigida pode destacar as qualidades da pessoa que está sendo recomendada, proporcionando ao recrutador ou ao acadêmico responsável pela admissão de novos alunos uma visão mais abrangente do indivíduo para além do que poderia ser visto em um currículo.
Quando devo usar a carta recomendação?
O uso de uma carta de referência é recomendável em várias situações, especialmente quando se deseja fornecer informações adicionais sobre as habilidades, qualidades e realizações de um indivíduo para influenciar uma decisão de admissão, contratação ou participação em determinado programa.
No entanto, existem quatro situações em que essas letras são mais comuns:
- candidatos a empregos que desejam que sua candidatura se destaque;
- candidatos a cargos de liderança, como a posição de gestão;
- alunos que se inscrevem em programas de mestrado, doutorado, pós-graduação e estágios;
- pessoas que participam de atividades extracurriculares.
Veja também: 5 dicas para receber indicação para vaga de emprego
Como solicitar uma carta de recomendação adequadamente?
Sugerir a escrita de uma carta de recomendação pode ser uma tarefa delicada. Para algumas pessoas, especialmente para aquelas com um perfil mais reservado, é difícil fazer esse tipo de solicitação. Na visão delas, é como se elas estivessem atrapalhando a vida de outras pessoas ao fazer esse tipo de pedido.
Se você tem esse perfil, a primeira coisa é você se livrar desse tipo de culpa antecipada. Saiba que, dependendo do tipo de contato que você teve ou tem com a pessoa que vai te recomendar, será um prazer para ela redigir sobre suas habilidades e pontos fortes.
Um segundo passo, para fazer esse tipo de pedido, é ter uma abordagem respeitosa e clara. Certifique-se de que a pessoa que você vai pedir a carta de referência saiba que pode recusar se não se sentir confortável ou se não tiver tempo disponível.
Além das recomendações citadas, indicamos também as seguintes precauções:
Escolha cuidadosamente para quem fazer o pedido
Escolha pessoas que conheçam você bem e que possam falar sobre suas habilidades, conquistas e caráter de maneira positiva. Isso pode incluir professores, orientadores acadêmicos, supervisores de trabalho ou outros profissionais que tenham uma visão valiosa sobre suas qualidades.
Peça com antecedência
Não adianta pedir de um dia para o outro a carta de recomendação. As pessoas precisam de um tempo hábil para prepará-la. Por isso, recomenda-se solicitar a carta com pelo menos algumas semanas de antecedência, especialmente se o recomendante for ocupado.
Explique o propósito
Ao solicitar a carta, explique claramente o propósito para o qual você precisa dela. Seja específico sobre o programa de estudo, a posição de trabalho ou a bolsa de estudo para a qual está se candidatando. Isso ajudará a pessoa que vai te recomendar a personalizar a carta de acordo com os requisitos específicos.
Forneça informações relevantes
Pergunte a pessoa que vai redigir se ela precisa de algum texto prévio que narre suas realizações, experiências relevantes e quaisquer pontos importantes para serem destacados na carta. Se a pessoa responder positivamente à pergunta, forneça todas essas informações de forma clara e, se possível, com dados que confirmam a história.
Forneça prazos claros
Se houver uma data limite para a apresentação da carta, comunique isso claramente ao recomendante. Dê tempo suficiente para revisão e edição antes do prazo final.
Importante: se a pessoa está dentro do prazo previamente acordado, não fique toda hora perguntando a ela quando ela vai enviar a carta de referência. Isso é muito chato e deselegante.
Veja também: Currículo em inglês: como fazer para se destacar no mercado
O que precisa ter em uma carta de recomendação?
Agora que você já sabe como pedir uma carta de referência, que tal saber qual o conteúdo dela? Saiba que uma carta de recomendação eficaz deve ser bem estruturada, positiva e fornecer informações específicas e relevantes sobre o recomendado, para tanto ela deve ter a seguinte estrutura:
1. Introdução
- remetente: nome/cargo/empresa e setor de quem receberá a carta;
- informações sobre quem está escrevendo a carta: nome, cargo e relação dele com o recomendado.
2. Contextualização
Uma breve descrição de como que a pessoa que vai recomendar você, te conheceu (por exemplo, em uma sala de aula, no ambiente de trabalho, em atividades extracurriculares).
3. Avaliação das habilidades e qualidades
Avaliações positivas de suas habilidades e qualidades para o propósito da carta (por exemplo, habilidades acadêmicas, habilidades no local de trabalho, habilidades interpessoais).
Vale também destacar exemplos específicos de conquistas ou comportamentos que sustentam a avaliação.
4. Conclusão
Um resumo que reafirma a sua recomendação e destaca a sua adequação para a posição, programa ou oportunidade específica.
5. Informações de Contato
Informações de contato de quem está recomendado, incluindo e-mail e telefone, para quem receba a carta possa entrar em contato e verificar a autenticidade da recomendação ou buscar mais referências
6. Assinatura
Assinatura física ou eletrônica de quem redigiu a carta de referência.
Dicas para escrever uma carta de recomendação impactante
Escrever uma carta de recomendação impactante pode aumentar significativamente as chances de sucesso de você ser aprovado em um processo seletivo ou de uma bolsa de estudos. Mas como você pode ajudar a pessoa que vai te recomendar a criar esse texto sem invadir o espaço dela? Recomendamos você a dar uma olhadinha nas seguintes dicas:
Conheça a pessoa que está te recomendando
Certifique-se de conhecer bem a pessoa que vai redigir essa carta. Ela precisa ter uma certa proximidade contigo e sentir prazer em te recomendar para alguém. Caso contrário, sua recomendação já começará com o pé esquerdo.
Seja Específico
Peça para a pessoa incluir exemplos específicos que ilustrem as suas qualidades e habilidades. Isso torna a recomendação mais concreta e convincente.
Destaque conquistas relevantes
Se possível, solicite para a pessoa que está te recomendado focar em conquistas específicas suas que são relevantes para o propósito da carta, tais como projetos concluídos com sucesso, prêmios recebidos, contribuições notáveis, etc.
Use uma linguagem positiva
Peça para a pessoa que vai te recomendar escolher palavras positivas e afirmativas para descrever a sua atuação. Solicite que ela evite termos vagos ou negativos que possam enfraquecer a recomendação.
Mencione desenvolvimento e crescimento
Se aplicável, veja se a pessoa que está escrevendo suas referências, posso abordar na carta o seu desenvolvimento e crescimento. Isso mostra um entendimento mais profundo da pessoa que está te recomendando com as suas capacidades.
Veja também: Entenda como o site Vagas funciona e potencialize suas chances de encontrar o emprego ideal
Modelos de carta de recomendação
A seguir vamos apresentar uma estrutura geral que você pode usar como base ao solicitar uma carta de recomendação. Lembre-se de pedir para quem está recomendando você para personalizar o conteúdo de acordo com as circunstâncias específicas!
[Nome de quem receberá a carta/cargo/nome da empresa]
Exemplo: Ao Samuel Wagner Oliveira, gerente de R&S da SAP
[Local/Data]
Exemplo: São Paulo, dia 17 de março de 2023
Prezado [Nome do remetente],
Exemplo: Prezado Samuel Wagner Oliveira
[Introdução]
Exemplo: É um prazer para mim recomendar Carlos Alberto Peroe para trabalhar na SAP. Como coordenador pedagógico da organização não governamental (ONG) Cidadão Pró-Mundo, de 2012 a 2015, acompanhei de perto a atuação do profissional como professor voluntário.
[Contextualização]
Exemplo: Durante seu trabalho como professor na ONG, foi marcante ver como os alunos, de 10 a 18 anos, gostaram de interagir com ele e participaram das atividades propostas por ele.
[Avaliação das Habilidades e Qualidades]
Exemplo: Nesse período pude comprovar que Carlos Alberto Peroe é um profissional dedicado, trabalhador e na hora de defender seus valores, como a honestidade e a franqueza no trabalho, é uma pessoa muito persistente.
Devo também salientar que ele é extremamente organizado e gosta de se comunicar com diferentes públicos. Tenho certeza de que ele servirá com devoção em sua organização.
[Conclusão]
Agradeço muito pela sua consideração e tempo dedicado a esta solicitação. Ficarei feliz em fornecer informações adicionais, se necessário.
[Informações de Contato]
Fique à vontade para entrar em contato comigo por e-mail ([email protected]) ou telefone/WhatsApp +55 11 98125-5987 se desejar discutir as habilidades de Carlos Alberto Peroe.
Atenciosamente,
Maria Bernardes
Como podemos ver ao longo desse post, uma carta de referência é uma ferramenta valiosa que pode aumentar a confiança do empregador no candidato e influenciar positivamente a decisão de contratação. Por isso, é recomendável cultivar relacionamentos profissionais ao longo da carreira, pois essas conexões podem se transformar em cartas de referência valiosas quando necessário.Gostou do conteúdo? Convidamos você a dar uma olhadinha no nosso post com dicas de como escrever uma carta de apresentação.