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CFO, CMO, CEO… você conhece esses cargos executivos?

CEO, CFO, CMO… Veja quais são os principais cargos executivos, as siglas e respectivas funções de cada um

homem que pertence a um cargo de chefia, capa do conteúdo sobre cargos executivos

 por Heloisa Valente

O mundo corporativo tem uma linguagem própria, principalmente em cargos executivos altos. As grandes organizações, independente de serem multinacionais ou não, adotam a família C-level para designar o primeiro escalão de chefia das empresas ou delimitar o nível hierárquico. É o topo dos cargos empresariais de muitos profissionais.

Se você colocou um cargo executivo como meta em seu plano de carreira, ou simplesmente quer entender quais as possíveis promoções próximas de cargos C-Level, continue conosco e entenda mais sobre cada um deles.

Quais são os cargos executivos de uma empresa?

1. O que é um CEO (Chief Executive Officer)

É uma das siglas mais conhecidas. O CEO pode ser considerado o principal chefe da empresa. É responsável pelas decisões estratégicas e pelo andamento do negócio como um todo.

2. O que é um CFO (Chief Financial Officer)

É o responsável pelas finanças da empresa e informações aos investidores. O CFO responde por todo o controle dos recursos financeiros, seus fluxos e resultados, além de dirigir os investimentos.

3. O que é um CMO (Chief Marketing Officer)

CMO significa Chief Marketing Officer, ou seja, é o cargo de maior hierarquia responsável pelo setor de Marketing. O CMO desenvolve projetos de branding, comunicação e estratégias de canais. O CMO responde diretamente ao CEO da empresa.

4. O que é um CIO (Chief Information Officer)

É responsabilidade do CIO implantar e dirigir a manutenção dos sistemas de informação utilizados pela empresa. Ele é quem faz escolhas estratégicas sobre tecnologias e armazenamento de dados.

Por que estas nomenclaturas?

Maria Candida Baumer de Azevedo, da People & Results, especialista em carreiras e clima organizacional, explica que o chamado C-level pode ser interpretado de duas maneiras no mercado de trabalho brasileiro: como convenção e modismo.

“A primeira delas é a necessidade mundial que as empresas têm em colocar estes cargos executivos em um mesmo patamar hierárquico e de avaliação para que eles conversem e tenham atribuições semelhantes em todos os mercados onde a empresa atua. A segunda é o puro modismo”, explica.

Ela diz que a convenção é importante para que os executivos tenham base de comparação para sua carreira em termos de desenvolvimento de trabalho e salários e também para que organizações lidem com o primeiro nível de seus executivos de maneira uniforme. “Acaba sendo um método de comunicação unificado para trabalhar com a complexidade das organizações e com seus concorrentes.”

Como alcançar um cargo executivo?

Graduação, pós-graduação, MBA, especializações no exterior, línguas e outros atributos não são suficientes para que o profissional figure nestes cargos executivos dentro das organizações. Maria Candida afirma que um conjunto de características precisa estar aliado ao conhecimento. “Ser um visionário, ter capacidade para alianças e manter a inteligência emocional em equilíbrio são ainda mais fundamentais.”

Ela diz ainda que viver sob pressão, lidar com situação de crise, ser otimista, multiplicar essa habilidade aos seus colaboradores e gerenciar conflitos são características indispensáveis a esses líderes. “Nestes cargos executivos só figuram profissionais que são espetaculares naquilo que fazem”, resume.

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