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Como colocar freelancer no currículo? Saiba a forma correta de adicionar essa informação

Para destacar experiências autônomas, é necessário entender a forma correta de como colocar freelancer no currículo. Inclua a função, descrições claras das tarefas realizadas, habilidades adquiridas e resultados alcançados. É importante mostrar sua capacidade de gestão, flexibilidade e autossuficiência nesses projetos.

Mulher fazendo um currículo online.

No decorrer da vida profissional, é comum ter diversas atuações. Com as crescentes oportunidades de trabalhos autônomos e temporários, muita gente tem dúvidas sobre como colocar freelancer no currículo e destacar essas experiências. 

Por conta dessa incerteza, muitos acabam optando por não incluir essas informações, achando que não serão do interesse dos recrutadores das empresas. Saiba que isso não é verdade. 

Incluir experiências profissionais como freelancer é uma ótima oportunidade para destacar habilidades e a capacidade de trabalhar de maneira independente. Continue a leitura e saiba a forma correta de incluir essa bagagem importante!

Como colocar freelancer no currículo? 

Na hora de fazer um currículo profissional, sempre aparecem muitas dúvidas do que deve ser adicionado e de que maneira os dados devem ser incluídos. E, claro, como colocar freelancer no currículo pode ser uma delas. 

É importante sempre organizar as informações ao descrever suas atividades. Para isso, é preciso incluir os seguintes pontos:

  • Seção específica: coloque uma área como “experiência como freelancer” ou “trabalho autônomo” 
  • Descreva sua função: especifique o que você faz, como, por exemplo: “tradutor”, “design freelancer” ou “desenvolvedor independente”.
  • Destaque projetos e clientes relevantes: selecione os projetos e clientes mais importantes para reforçar sua credibilidade.
  • Utilize palavras relevantes: inclua termos da sua área e palavras-chave da vaga para facilitar a busca e compreensão pelos recrutadores.
  • Mostre versatilidade: não há problema em descrever uma variedade de trabalhos em áreas diferentes; isso poderá demonstrar adaptabilidade. Mas é interessante citar experiências que têm maior relação com o cargo ao qual está se candidatando.

Qual a importância de incluir o freelancer no currículo? 

Destacar o trabalho de freelancer é importante porque demonstra proatividade e capacidade de gerenciar suas demandas, pontos muito valorizados no mercado atual. 

Além disso, pode demonstrar outras habilidades relevantes, como uma boa comunicação com clientes, cumprimento de prazos e, muitas vezes, capacidades multidisciplinares para a resolução de problemas que podem surgir. 

Tudo isso demonstra adaptabilidade e responsabilidade, pontos positivos valorizados por qualquer empresa.

Veja mais: 15 habilidades e competências para deixar o seu currículo perfeito

Como estruturar a seção para adicionar o freelancer?

Para incluir a experiência de freelancer no currículo da maneira correta, é preciso estruturá-la de forma clara e organizada, como já destacamos um pouco mais acima. Confira como fazer isso:

  1. Intitule a seção: crie uma seção específica “experiência de trabalho freelancer” e  inclua uma breve descrição das atividades
  2. Mencione o tempo de atuação: informe o período que você atuou. Se foi por projeto, mencione a data de conclusão. Se for um trabalho contínuo, destaque o ano de início. 
  3. Organize por relevância: mencione primeiro os clientes ou projetos mais relevantes e inclua os que mais se relacionam com a vaga a que você está se candidatando.

Exemplos de como colocar freelancer no currículo

Todas essas informações dependem da quantidade e tempo de suas experiências. Como nos destaques abaixo:

Pouca experiência com trabalho freelancer

Se suas passagens profissionais forem poucas nessa modalidade, é importante criar e incluir uma seção como “trabalhos freelancer”, destacando nome do projeto, data e descrição. Como no exemplo a seguir:

Trabalhos freelancer

Tradução de legendas do filme X da empresa Y.
Período: Janeiro de 2023

  • Legendei todo o material de Inglês para Português.
  • Desenvolvi o manual de expressões usadas na campanha publicitária.
  • Utilizei as ferramentas X, Y, Z. 

Diversas experiências com trabalho autônomo

Caso você possua muitos freelas relevantes e com uma vasta atuação, escolha incluí-los na seção normal de “experiências profissionais”. Insira as datas, as funções e destaque as habilidades e produções mais relevantes. Exemplo:

Experiência profissional:

Tradutor freelancer
Período: Janeiro de 2023 até o presente

  • Faço legendagem de mídias audiovisuais em assuntos variados.
  • Traduzi artigos e vídeos para sites de diversos veículos de informação.
  • Produzi materiais de campanha publicitária e documentação para empresa X, que ganhou destaque de Y% nas vendas — concluído em 2024 
  • Desenvolvi postagens sobre o uso da ferramenta Z na tradução.
  • Colaborei com áreas A, B, C na criação de material didático.

Prestar atenção nesses detalhes fará toda diferença na hora de se destacar. Além disso, é importante manter registrado o detalhe de todas as funções que você participou. Ter um portfólio, por exemplo, e manter-se engajado nas redes sociais também é uma maneira de reforçar suas competências e atuações profissionais.

Veja mais: Como destacar meu currículo: 6 dicas essenciais para atrair a atenção dos empregadores

Dicas para um currículo de sucesso 

Confira nossas dicas para ter um currículo de sucesso, organizado e bem produzido, que gere resultados nas suas candidaturas:

  1. Personalização: adapte seu currículo para cada vaga, destacando as competências e habilidades mais relevantes para o que você está buscando.
  2. Seja objetivo: use descrições diretas e claras sobre suas experiências, formações e habilidades.
  3. Utilize palavras-chave: não esqueça de incluir palavras relacionadas à vaga e à área de atuação para que os filtros de recrutamento te encontrem.
  4. Destaque resultados: sempre que possível, inclua dados quantitativos de resultados que demonstram seu impacto e influência nos projetos realizados.
  5. Revisão e formatação: certifique que o documento está bem formatado (mesma fonte, texto justificado, por exemplo) e livre de erros gramaticais.

Viu só? Colocar o freelancer no currículo pode ser uma excelente maneira de destacar suas habilidades e transformar essas experiências em um diferencial no mercado de trabalho. 

Seguindo nossas dicas, fica fácil saber como fazer isso de forma correta para garantir um perfil mais profissional na hora de se candidatar para uma vaga de emprego. 

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