Procurar emprego nem sempre é fácil. A boa notícia é que você pode aprender como ser efetivado no trabalho temporário para transformar uma vaga desse tipo em um emprego de longo prazo.
Sabemos que conseguir trabalho permanente é desafiador e, muitas vezes, frustrante. Todo o processo de candidatura exige esforço e dedicação e nem sempre recebemos feedbacks adequados para entender como podemos nos aprimorar.
Mas o que poucos sabem é que existem outras formas de conquistar a tão sonhada vaga efetiva, e o trabalho temporário abre uma porta. Explicaremos como usar isso a seu favor.
Vamos lá?
Por que se candidatar para uma vaga temporária?
Você está procurando emprego e não tem tido muito sucesso? Uma alternativa pode ser buscar um trabalho temporário. Se nunca considerou a ideia, temos aqui alguns bons motivos para fazer isso agora mesmo.
Se você nunca trabalhou e por isso está com dificuldade de conseguir o primeiro emprego, uma vaga temporária de fim de ano pode ser seu passaporte para o mercado de trabalho. Muitas delas não exigem experiência e nem formação específica.
Além de ser a porta de entrada para o mercado, o trabalho temporário rende uma experiência profissional que você pode (e deve) incluir no currículo.
Outra vantagem importante é que você terá a oportunidade de conhecer pessoas e criar um networking, ou seja, uma rede de contatos profissionais que pode gerar indicações e oportunidades no futuro.
Só isso? Claro que não. Uma vaga temporária também é importante para pagar as contas e dar uma acertada na vida financeira de quem ainda não conseguiu um emprego efetivo.
Além disso, você pode ser contratado como temporário e, desde que se saia bem e a empresa esteja em busca de colaboradores fixos, ser efetivado.
Como ser efetivado no trabalho temporário?
Se você chegou até aqui porque quer muito saber como ser efetivado no trabalho temporário, temos algumas dicas importantes. Vamos a elas.
1. Demonstre disponibilidade e proatividade
Claro que essa é a dica número um. Se você quer ser efetivado no trabalho temporário, precisa chegar disposto a mostrar tudo o que consegue fazer.
Não se limite a executar aquilo que as pessoas lembram de pedir. Muitas vezes as empresas contratam temporários porque não dão conta da demanda naquele momento específico.
Se for o caso e, principalmente, se você perceber que a equipe efetiva está sobrecarregada, ofereça-se para ajudar, observe o que pode ser feito para melhorar alguma situação.
2. Faça o seu trabalho aparecer
É muito importante fazer o seu trabalho aparecer de alguma forma. Isto é, mostrar para as pessoas que você tem um bom desempenho e que a empresa pode ganhar muito com sua presença.
Sem ser inconveniente — e sem forçar a barra — tente criar uma pequena rotina para atualizar seu chefe ou a sua equipe sobre o que você anda fazendo.
Essa atualização deve ser uma conversa rápida, bem objetiva, que não tome muito tempo de ninguém. Dependendo da sua função e da proximidade que vocês tiverem, você pode fazer isso diariamente ou uma vez por semana.
Observe como funciona melhor e organize-se para manter a periodicidade que achar mais adequada.
3. Preste atenção nas oportunidades
A empresa tem um quadro de vagas? Fique de olho nele. Pesquise as oportunidades abertas no site e em plataformas de carreira, como o Vagas.com.
Se encontrar alguma vaga com seu perfil, você pode logo se candidatar ou comentar com seu gestor que viu a oportunidade, tem interesse nela e pode cumprir seus requisitos.
Talvez não seja uma vaga para fazer exatamente o que você faz como temporário, mas é possível que ela esteja alinhada ao seu perfil e que seja (ainda mais) interessante para você.
Pode acontecer, por exemplo, de você estar trabalhando como vendedor de loja ou na linha de produção, ao mesmo tempo em que a empresa está buscando um analista de marketing júnior, função que você tem formação e competência para assumir. Faça as pessoas lá dentro saberem disso.
4. Faça contatos e crie relacionamentos
Para que seu trabalho temporário se torne efetivo, você precisa de um pouco de sorte. Isso porque é preciso que a empresa tenha uma vaga efetiva a ser preenchida exatamente naquele momento em que você está lá como temporário.
Como nem sempre o timing é perfeito, uma dica importante é criar relacionamentos dentro da empresa. Aproxime-se das pessoas, troque informações com elas e demonstre seu interesse em fazer parte da organização.
Tudo isso ajuda a criar e alimentar um networking. A vaga efetiva pode existir em breve. E aí, quanto mais as pessoas lembrarem de você e associarem o seu trabalho a uma experiência positiva, maiores são as chances de elas te avisarem ou até te indicarem para a função.
5. Participe dos eventos informais
Uma forma importante de permitir que as pessoas se aproximem de você e também de fazer um movimento em direção a elas é participando dos eventos informais da empresa.
Entenda as situações que você se sente à vontade para fazer isso. Por exemplo, se um colega chamou para almoçar e você se sente bem para isso, vá em frente.
Aproveite o momento para conhecer as pessoas e se apresentar também.
6. Torne-se referência em algum assunto
Você entende tudo de redes sociais e percebeu que a equipe em geral tem dificuldade com isso? Ofereça-se para ajudar.
Ou você fez cursos de Excel avançado e alguém está com dificuldade em uma planilha? Sem ser invasivo, pergunte se a pessoa quer ajuda e explique que você adora planilhas e mostre seu ponto forte.
Tornar-se referência em algum assunto relevante para a empresa ou para a equipe é uma forma de mostrar que você pode ser muito útil ali no longo prazo.
Como pedir para ser efetivado no trabalho?
Se você cumpriu todas as dicas acima e, mesmo assim, o convite para ser efetivado não veio, ainda existe a possibilidade de você fazer esse pedido formalmente.
Como fazer isso?
Primeiramente, defina para quem você deve fazer o pedido. Geralmente, esse pedido pode ser feito para o seu gestor direto.
É importante se preparar para essa conversa. Faça uma lista objetiva do que você conseguiu fazer como temporário, destacando como sua atuação e seu desempenho geraram bons resultados para a equipe e para a empresa.
É mais ou menos como preparar a conversa para pedir aumento para o chefe. Você precisa saber o que entregou e valorizar as suas entregas.
Com o discurso preparado, encontre o melhor momento para fazer o pedido. Uma dica é escolher uma hora mais tranquila em que vocês possam conversar apenas entre vocês. Se for necessário, convide o gestor para um café e diga que gostaria de ter uma conversa rápida com ele.
Cara a cara com a pessoa que pode transformar seu trabalho temporário em efetivo, diga que gostou da experiência, que sente que fez um bom trabalho (citando a pequena lista que você preparou) e declarando seu interesse em permanecer lá.
Está feito o pedido. E mesmo que não exista a oportunidade no momento, o gestor provavelmente vai lembrar de você, da sua proatividade e da sua disponibilidade quando a oportunidade surgir.
Gostou das dicas? Para se destacar ainda mais no mercado de trabalho, seja com oportunidades temporárias ou fixas, entenda como fazer e melhorar ainda mais o seu currículo!