Nem todo profissional que se forma sabe como tirar Crea para começar a atuar na sua área. Se for o seu caso, sinceramente, este não precisa ser o maior desafio que você vai enfrentar este ano. Quer ver?
Para quem não sabe, Crea-SP é a sigla do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, que registra os profissionais formados nos cursos das áreas da Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica, Ambiental, Química, entre outros), Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além dos formados em cursos de Tecnologia e Técnicos de Nível Médio, ligados às áreas fiscalizadas pelo sistema Confea/Crea.
O registro no Crea-SP é assegurado a todo profissional que tenha concluído o curso de nível médio ou tenha colado grau de nível superior em Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC na área tecnológica.
Neste artigo você verá:
Siga estes passos para saber como tirar Crea
#1 Separe e digitalize seus documentos
Você vai precisar de:
- Diploma frente.pdf (só para registros definitivos)
- Diploma verso.pdf (só para registros definitivos)
- Atestado.pdf (só para registros provisórios)
- Histórico escolar.pdf
- Carteira de identidade.jpg
- CPF.png
- Título de eleitor.gif (só para brasileiros)
- Comprovante de quitação eleitoral.pdf (só para brasileiros)
- Comprovante de quitação militar.pdf (só para brasileiro do sexo masculino)
- Comprovante de endereço.pdf
- Comprovante sanguíneo.gif
#2 Faça seu cadastro no sistema de atendimento
- Acesse o site www.creasp.org.br, e clique no link CREANET
- Clique em “Acesso ou registro de profissionais” e depois em “Cadastrar”
- Preencha os campos para seu cadastro, inclusive sua senha. Seu login, inicialmente, será o CPF (por não estar registrado ainda), e a senha será aquela que informou quando se cadastrou. Após a concessão de seu registro, seu login será o número de registro no Crea-SP.
- Depois de concluir o preenchimento, clique no ícone “salvar”, no canto superior esquerdo da tela.
- Em seguida, aparecerá um Menu e você deve clicar em Registro de Profissional para iniciar seu requerimento.
#3 Preencha o requerimento
- Preencha todos os campos do requerimento, de acordo com os dados de seu documento de identidade, e informe um endereço no Estado de São Paulo.
- Caso não possua endereço neste Estado, você poderá requerer o registro desde que preencha o campo de autorização de envio de correspondência.
- Após preencher todos os campos obrigatórios do formulário, clique em Confirmar. Em seguida, será gerado o boleto da taxa de serviço.
#4 Pague a taxa
Depois de finalizar seu requerimento, o sistema gerará um boleto de taxa para pagamento no banco. Quando houver o pagamento bancário, seu requerimento será enviado eletronicamente ao Crea-SP, que analisará seu pedido e informará quando o registro for efetuado.
Detalhe importante: seu registro pode ser concedido imediatamente se você fizer uma solicitação de registro provisório (com atestado e sem diploma) e seu nome estiver na lista de concluintes enviada pela Instituição de Ensino em que se formou. Para isso, os dados de seu requerimento (nome, CPF e data de colação de grau ou conclusão de curso) devem conferir com a lista de concluintes enviada pela escola.
Pronto! Viu como não é um bicho de sete cabeças?
Agora, para aproveitar as oportunidades da sua área, cadastre seu currículo no VAGAS.com.br. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.