Home > Notícias > Cursos gratuitos de TI para mulheres: 20 mil vagas em SP

Cursos gratuitos de TI para mulheres: 20 mil vagas em SP

Aulas serão online e inscrições devem ser feitas até 4 de setembro

Mulher aprende online pelo computador

Na segunda-feira, dia 31 de agosto, o governador João Dória anunciou a abertura de 20 mil vagas para mulheres em cursos gratuitos de TI (Tecnologia da Informação). 

Quais são os cursos gratuitos de TI com vagas abertas

A iniciativa oferece quatro opções de cursos gratuitos de TI introdutórios: Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile. Cada curso tem duração de 80 horas e pode ser feito em até três meses. As aulas serão online para que as participantes não precisem sair de casa.

Se você é mulher, tem mais de 16 anos, é alfabetizada e mora em algum dos 645 municípios do estado de São Paulo, aproveite a oportunidade para entrar nesse mercado, que continua aquecido, mesmo neste momento de pandemia. 

O objetivo da iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico , aliás, é mesmo criar oportunidades para que mais mulheres tenham formação na área de TI. Segundo dados da própria Secretaria, entre os 30 mil inscritos desde o ano passado nos cursos de tecnologia do SP Tech, apenas 10 mil são do sexo feminino.

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 4 de setembro pelo www.cursosviarapida.sp.gov.br. Se o número de inscritas for maior que o número de vagas, terão preferência pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

As candidatas selecionadas receberão um e-mail. As aulas devem começar em 14 de setembro. Para receber o certificado, é preciso assistir a todas as aulas do curso e ter nota 7,5 de média nas avaliações.

Como são oferecidos os cursos gratuitos de TI

Os cursos são oferecidos na plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Todos oferecem um módulo de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, o que possibilita que as mulheres tenham acesso a crédito em condições especiais no Banco do Povo.

Quem terminar os módulos introdutórios pode cursar matérias mais avançadas, como Ciência de Dados, Desenvolvimento Web/Front-End, Desenvolvimento Web/Back-End e Desenvolvimento Web/Full-Stack. Esses cursos serão oferecidos voluntariamente pelas empresas Alura e Digital Innovation One.

Mais cursos gratuitos em parceria com o Senac

Além das 20 mil vagas do SP Tech, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico fechou uma parceria com o Senac para oferecer outras 500 vagas em cursos avançados, também preferencialmente para mulheres. 

Esses cursos também são em TI e têm duração de 40 e 200 horas. As aulas virtuais serão ao vivo, com material didático e vinculados a uma unidade fixa do Senac. A preferência é para mulheres que tenham feito os cursos virtuais introdutórios do SP Tech.

Os cursos serão oferecidos em 16 municípios: São Paulo (5 unidades), Araraquara, Bebedouro, Guarulhos, Rio Claro, Itu, Sorocaba, Presidente Prudente, São Vicente, Jundiaí, Osasco, Santos, São José dos Campos, São João da Boa Vista, Sorocaba e São Carlos. As inscrições também devem ser feitas pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br até dia 4 de setembro.