Um profissional com proatividade – ou profissional proativo – é aquele que toma a iniciativa para evitar ou resolver problemas. É o que pensa por conta própria e consegue tomar pequenas decisões do dia a dia que podem ter um bom impacto sobre os resultados de sua área ou de sua empresa como um todo.
Essa competência é extremamente valorizada no mercado de trabalho e por isso aparece como requisito para preencher inúmeros anúncios de vagas.
Quer uma boa notícia? Você pode desenvolvê-la.
Como desenvolver proatividade
A coach Elisangela Lima acredita que todo possa se tornar mais proativo. Para isso, ela faz estas recomendações:
- Tenha clareza dos seus objetivos para guiar suas decisões;
- Saiba qual é o seu papel na empresa – o que você deve entregar e o que esperam de você;
- Conheça o escopo do seu trabalho e quais as evidências de sucesso no seu papel;
- Elimine distrações e mapeie oportunidades;
- Conheça os seus limites e saiba com clareza até onde você tem autonomia para ir;
- Não pare de buscar novas ideias e soluções;
- Antecipe problemas;
- Coloque ação na sua rotina e tenha atitude.
Mostre que você é proativo no processo seletivo
A forma mais clara de demonstrar essa competência em uma entrevista, por exemplo, é citar situações em que você tomou determinadas ações no cargo em que ocupava. “Com exemplos práticos o entrevistador pode avaliar se o profissional tem essa competência ou não”, afirma a coach. Essa dica vale especialmente se você estiver passando por uma entrevista por competências.
Outra forma de mostrar que você é proativo é aproveitar o momento para fazer perguntas ao recrutador – na hora certa e no tom adequado, é claro.
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