Home > Busca de emprego > Guia para refugiados: como conseguir um emprego e recomeçar no Brasil?

Guia para refugiados: como conseguir um emprego e recomeçar no Brasil?

Para você, refugiado, encontrar um emprego e recomeçar sua vida no Brasil, um passo importante para a sua estabilidade e independência, produzimos um guia prático para você com todas as informações, passo a passo. 

Sabemos que recomeçar em um novo país é um desafio imenso. Você deixou tudo para trás em busca de segurança e agora enfrenta uma nova jornada: a de construir um futuro. Neste 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, queremos oferecer mais do que solidariedade. Sua força, resiliência e experiência de vida são valiosas. Este guia foi feito para te ajudar a mostrar todo o seu potencial para o mercado de trabalho brasileiro.

Por que o emprego é tão importante para o seu recomeço?

Conquistar um emprego vai muito além do salário. É o caminho para:

  • Ter estabilidade financeira: Pagar suas contas, cuidar da sua família e ter mais segurança.
  • Integrar-se à comunidade: Conhecer novas pessoas, praticar o português e entender a cultura local.
  • Recuperar a autonomia: Sentir-se produtivo(a) e no controle da sua própria vida.
  • Voltar a sonhar: Planejar seu futuro, seus objetivos e os da sua família no Brasil.

Quais são os principais desafios e como começar a superá-los?

Reconhecer as barreiras é o primeiro passo para vencê-las. As mais comuns para profissionais como você são o idioma e a validação de diplomas. Mas para cada desafio, existe uma solução.

1. Como posso superar a barreira do idioma para conseguir um emprego?

O português pode parecer difícil no início, mas a comunicação é essencial.

  • Dica prática: Use a tecnologia a seu favor! Ferramentas como o Google Tradutor podem ser um grande aliado durante a busca por vagas e até mesmo nas primeiras entrevistas.
  • Facilitando sua busca: Para te ajudar, a plataforma Vagas.com.br está disponível em português, inglês e espanhol. Você pode cadastrar seu currículo no idioma que se sentir mais confortável para começar.

2. Meu diploma não é válido no Brasil. O que eu faço?

Muitos profissionais qualificados, como médicos, engenheiros e psicólogos, enfrentam o desafio de revalidar seus diplomas, um processo que pode ser caro e demorado. Se essa é a sua situação, não desanime!

  • Pense em rotas alternativas: Enquanto você não pode exercer sua profissão original, foque nas suas habilidades transferíveis. Você tem experiência com gestão, atendimento ao cliente, organização, planejamento? Muitas vagas valorizam essas competências!
  • Procure vagas em áreas relacionadas: Uma psicóloga, por exemplo, pode procurar vagas em recursos humanos, atendimento ou em áreas de apoio social em ONGs. A sua experiência continua sendo um grande diferencial.

Como posso me preparar e encontrar oportunidades de emprego?

Agora, vamos às dicas práticas para você entrar no mercado de trabalho.

1. Onde posso encontrar ajuda para fazer meu currículo?

O formato do currículo brasileiro pode ser diferente do que você conhece. Mas existem organizações prontas para te ajudar a montar um currículo atrativo e que chame a atenção das empresas.

A Vagas.com, em parceria com o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e outras ONGs, oferece workshops de empregabilidade gratuitos. Nesses encontros, você aprende na prática a construir seu currículo e se preparar para entrevistas.

Procure por organizações como:

  • ACNUR (Agência da ONU para Refugiados)
  • Ven, Tú Puedes
  • Círculos de Hospitalidade
  • Casa Dom Luciano
  • Cáritas

Elas são suas aliadas e podem te conectar a essas oportunidades de capacitação.

2. Como usar a Vagas.com para aumentar minhas chances?

A plataforma Vagas.com é uma das maiores do Brasil e pode ser sua principal ferramenta. Aqui está o segredo para ser encontrado(a) por empresas que querem contratar pessoas refugiadas:

Dica de Ouro: Na Vagas.com, você pode se autodeclarar como pessoa refugiada.

  • O que é isso? Ao preencher seu currículo na plataforma, você encontrará um campo específico de autodeclaração.
  • Por que isso é tão importante? Muitas empresas buscam ativamente por profissionais refugiados para enriquecer suas equipes. Ao marcar essa opção, seu currículo aparece para recrutadores que usam esse filtro. Você transforma a boa intenção de uma empresa em uma oportunidade real para você!

Sua jornada é a sua força

Cada passo da sua trajetória te trouxe até aqui e te deu uma capacidade de superação que poucas pessoas têm. As empresas estão começando a entender que essa resiliência, junto com sua bagagem cultural e profissional, é um diferencial enorme.

Nós acreditamos que o trabalho dignifica e transforma. Seu talento está apenas esperando uma oportunidade para ser descoberto.

Comece hoje a construir seu futuro. Cadastre ou atualize seu currículo na Vagas.com, não se esqueça de usar o campo de autodeclaração e busque o apoio das organizações parceiras. O seu recomeço profissional no Brasil pode estar mais perto do que você imagina.