Por Lucia Helena Corrêa
Fotos de Alexis Flores Perez
Advogado pela Universidade de São Paulo, com especialização em Direito Empresarial, o coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, é um exemplo clássico de superação. Há seis anos, no auge da carreira, executivo respeitadíssimo no mercado brasileiro de tecnologia da informação e comunicação (TIC), estava participando de evento da ONU na Croácia, quando quebrou a coluna num mergulho. Tetraplégico, prova que o imobilismo nada tem a ver com braços e pernas, mas com a falta de vontade de viver, de realizar coisas.
Em 2008, seis meses após o acidente, a convite da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato assumiria o cargo que hoje ocupa na secretaria encarregada de articular, com as 645 prefeituras, ações capazes de promover a inclusão social e melhorar as condições de vida, pessoais e profissionais, das pessoas com deficiência.
Sua trajetória na área de TI facilitou parcerias com empresas do segmento, tais como IBM, Microsoft e Intel. Participa diretamente do desenvolvimento de soluções que descomplicam a vida de pessoas com problemas de locomoção e mobilidade, cegas e surdas.
Ainda na secretaria, coordena a edição regular de cartilhas de educação e formação, dirigida aos diversos setores da sociedade para eventos itinerantes por todo o Estado de São Paulo para promover a inclusão, sobretudo, das populações mais pobres e carentes.
Esse trabalho tem conquistado o respeito da comunidade internacional que discute e promove a inclusão social de pessoas com deficiência, a ponto de ser recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) a outros países.
“Um trabalho que me dá grande satisfação, pois alio a experiência passada à realidade atual em prol de uma causa mais que justa”, orgulha-se o executivo.