Se você quer ser disputado no mercado e tem familiaridade com algumas áreas, como marketing digital, produção de conteúdo e criação de sites, pode começar a pensar em ser um profissional de SEO (“search engine optimization” ou, em bom português, “otimização do mecanismo de pesquisa”) . Como o próprio nome sugere, esse profissional sabe o que fazer para um conteúdo ou um site conseguir lugar de destaque nos resultados orgânicos dos buscadores.
Para saber como está esse mercado e por que investir nessa especialização pode ser uma boa para sua carreira, confira o que diz o especialista no assunto Fábio Rowinski, diretor-geral da empresa de marketing digital iProspect Brasil e professor de mídias sociais na Madia marketing school, em São Paulo.
Como está o mercado para o profissional de SEO
- Ainda não existe uma formação (em graduação ou pós) específica em SEO. Por isso, o mercado pena para encontrar profissionais especializados e essa disputa acaba inflacionando salários e acelerando a carreira dos especialistas. “Eles vão muito longe muito cedo sem que isso signifique que estejam crescendo como profissionais ou adquirindo muita experiência”, explica. “Ocorre simplesmente que a demanda é muito maior do que a oferta.”
- De certa maneira, o profissional de SEO é alguém que se interessou pelo assunto e foi se especializando. “Na maior parte das vezes, ele teve contato com isso trabalhando em comunicação ou publicidade, por isso a maioria dos profissionais dessa área tem essa formação”, diz ele.
- Isso não significa que alguém com formação totalmente diferente não possa se dar bem em SEO. “Até alguém formado em biologia, por exemplo, pode ser autodidata o suficiente para estudar o assunto e se aprofundar nele”, diz Rowinski.
- Autodidatismo, aliás, é outra característica dos profissionais que trabalham com SEO. “Normalmente, o profissional se interessa pelo assunto e vai atrás do conhecimento sozinho. Ou começa a aprender sobre ele enquanto é estagiário de uma agência, por exemplo.”
O que faz um profissional de SEO
- Em grandes agências que têm departamentos específicos para analistas e coordenadores de SEO.
- Em agências menores, que não têm áreas específicas de SEO, mas possuem profissionais especializados nessas técnicas para produzir um conteúdo “rastreável” pelo mecanismos de busca.
- Em agências ou empresas que produzem sites já estruturados com técnicas de SEO.
Para entrar nessa área, uma dica é começar pelos próprios tutoriais do Google e também pelo material disponível na internet. “É uma boa porta de entrada, especialmente para quem é autodidata, mas isso apenas não faz de ninguém um profissional qualificado em SEO”, diz Rowinski.
Como é um assunto extremamente técnico, sua dica para quem quer se tornar um entendedor é buscar um curso específico. “A ESPM e o Senac, por exemplo, têm opções excelentes”, diz ele. E o curso, vale ressaltar, é o mesmo tanto para quem vai trabalhar apenas com SEO, quanto para quem vai produzir conteúdo ou sites utilizando as suas técnicas.