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O que faz um profissional da área de social media?

Produzir conteúdo, postar, planejar, monitorar, mensurar. Confira quais são as atribuições do profissional de social media e entenda se esta é a profissão dos seus sonhos.

mulher, negra, sorrindo enquanto mexe no tablet, ilustrando o que faz um social media que está feliz na profissão

Muita gente sonha em passar os dias cuidando de redes sociais. Mas será que é apenas esse o trabalho desse profissional? Afinal, o que faz um social media?

Confira tudo sobre essa área de atuação e, se gostar da ideia, aproveite para entender o que você precisa fazer para conseguir um emprego atuando com mídias sociais.

O que é social media?

Social media é o nome internacional para o que, no Brasil, chamamos de redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e TikTok.

Ou seja, são plataformas que promovem interação social entre pessoas e permite que as marcas fiquem mais próximas do consumidor. 

É um conceito diferente, por exemplo, do site de uma empresa, que você pode visitar, consumir conteúdo, mas dificilmente poderá interagir com ele, postando um comentário ou seu próprio vídeo. 

O que faz um profissional de social media?

O profissional de social media é a pessoa que cuida dos perfis de marcas e empresas nas redes sociais. Seu dia a dia envolve pensar em estratégias que possam engajar os consumidores daquela determinada marca e gerar resultados. 

Ele pode ser responsável tanto pelo planejamento estratégico do perfil (ou seja, por definir com quem o perfil está falando, qual seu tom de voz, quais seus objetivos) quanto pelo trabalho mais operacional de produção de conteúdo.

Entre as funções operacionais do social media estão: a postagem, o gerenciamento de comentários e o monitoramento do que é dito sobre a marca nas redes sociais em geral.

O social media também tem uma tarefa analítica de acompanhamento e mensuração de resultados. Isso significa que ele monitora a evolução dos perfis, a interação com cada tipo de postagem, o aumento ou a diminuição de engajamento e número de seguidores. 

Essa é uma das consideradas as profissões do futuro, que tende a ser cada vez mais virtual e tecnológico.

Como se tornar um social media?

Não basta ter muitos seguidores e gerar muita interação no seu perfil pessoal. Para ser um social media — ou seja, um profissional de redes sociais — você precisa ter conhecimentos específicos, além da habilidade de se comunicar e envolver pessoas.

Em geral, as empresas pedem que o profissional tenha formação completa em cursos relacionados à comunicação, como: 

  • comunicação social;
  • publicidade e propaganda;
  • marketing;
  • jornalismo;
  • relações públicas, entre outros.

Também é preciso conhecer muito bem as redes sociais e suas especificidades, ou seja, o que cada uma tem de mais característico e diferente das outras. 

Para completar, o profissional de social media precisa ter familiaridade com algumas ferramentas muito utilizadas na área. Aqui estão algumas das principais:

  • Google Analytics
  • Google Ads
  • Google AdWords
  • Instagram Ads
    Linkedin Ads
  • PowerPoint
  • Excel

Outros conhecimentos e experiências bem-vindas são:

  • SEO: sigla para Search Engine Optimization, que significa conhecer técnicas de otimização de conteúdos para os motores de busca, como o Google;
  • criação de textos publicitários;
  • content marketing (marketing de conteúdo): que é a criação de estratégias de conteúdo para uma empresa ou uma marca. 

Além do conhecimento técnico, o profissional de social media precisa ter algumas competências comportamentais (ou soft skills). Entre elas, estão:

  • capacidade de organização;
  • boa comunicação;
  • facilidade para entender diferentes perfis de consumidores;
  • bom relacionamento com outras áreas;
  • capacidade de trabalhar em equipe.

Quais são as áreas de atuação de um Social Media?

Em algumas organizações, o social media pode ser um profissional com atuação generalista, que faz um pouco de tudo em relação ao perfil da empresa ou da marca nas redes sociais. 

Em outras, porém, ele pode ser mais especializado e cuidar de apenas uma parte desse universo. A seguir, detalhamos um pouco algumas das principais áreas de atuação. 

Planejamento 

O profissional de social media que atua no planejamento é aquele que conhece muito bem as características de cada rede social, que sabe em detalhes que tipo de consumidor pode ser impactado por cada rede e cada tipo de publicação. 

Em geral, é alguém que estuda o mercado, analisa dados para observar tendências e cria um planejamento para a atuação da marca no digital em geral. 

Produção de conteúdo

Este é o profissional mais “mão na massa”, que vai criar o conteúdo (em blog posts, vídeos, lives ou outros formatos) que deve ser postado nos perfis da marca nas diferentes redes sociais.

Aqui, especialmente, é muito importante que o profissional tenha excelente conhecimento do idioma e capacidade de adaptar a linguagem e o formato para cada público em cada plataforma. 

Monitoramento e acompanhamento de resultados

Este é o profissional de social media mais técnico, que integra dados e cria relatórios para indicar se o trabalho está (ou não) alcançando os resultados esperados.

Este tipo de profissional deve ter familiaridade com números, planilhas e ferramentas de monitoramento de resultados. 

Como é o mercado de trabalho do Social Media?

O mercado de trabalho do profissional em mídias sociais é relativamente novo: não existia há dez ou 15 anos. 

A importância que as redes sociais tomaram no relacionamento entre marcas e consumidores foi o que impulsionou a especialização desse profissional, hoje visto como fundamental para boa parte das empresas, especialmente aquelas que investem em imagem e reputação digital.

Inicialmente, o social media trabalhava em empresas ligadas à comunicação, como agências de publicidade e propaganda, de marketing digital e grandes editoras ou emissoras de rádio e TV.

Hoje, diferentemente, esse profissional é demandado por empresas de todos os segmentos e praticamente de todos os portes, tornando seu mercado de trabalho bastante abrangente. 

A grande questão é que nem sempre as empresas contratam alguém apenas para essa função. É comum, por exemplo, que elas contratem profissionais de marketing com conhecimento em mídias sociais. 

Esse é o principal fator que limita as oportunidades de trabalho para quem é focado apenas em redes sociais. 

Há, ainda, muitos profissionais que preferem empreender e trabalhar no modelo freelancer, até mesmo fazendo serviços correlatos, como o de designer, para agregar ao portfólio.

Quanto ganha em média um Social Media?  

Segundo dados do Vagas, de setembro de 2022, o Social Media começa com salário de R$ 1.003 e pode ganhar até R$ 2.014. 

A média salarial para o cargo no Brasil é de R$ 1.404. 

Quais as principais ferramentas e softwares utilizados pelo social media?

Como dissemos, o social media é um profissional especializado que precisa ter conhecimento de algumas ferramentas e softwares bem específicos. 

Para criação de conteúdo, por exemplo, alguns dos principais são Canvas, Powtoon, Photoshop e Illustrator.

Para monitorar as ações e dados, bem como para criação de relatórios, é importante conhecer Google Analytics, Google Alerts, Excel e PowerPoint. 

Para o gerenciamento de redes, a ferramenta mais utilizada é a mLabs, que ajuda na criação, agendamento e impulsionamento de posts. Mas o próprio Facebook oferece uma plataforma de agendamento de publicações tanto na própria rede, quanto no Instagram.

E, para o planejamento de palavras-chave, é interessante ter noções de ferramentas como Keyword Planner (do Google Ads) e Keyword Tool. 

Quais as vantagens da carreira?

A parte mais interessante de trabalhar como social media é que você se torna praticamente a “voz” de uma marca no relacionamento com seus consumidores.

Se você gosta de gerar interações, entender o que interessa (ou não) para determinados públicos e tem facilidade em acompanhar as novidades de cada rede social, esta pode ser uma carreira muito interessante. 


Muita gente, segundo o mapa de carreiras do Vagas, começa a carreira como auxiliar administrativo, vendedor ou assistente de marketing para depois assumir um cargo de social media. 

A evolução natural, também segundo nossa plataforma, é para os cargos de analista de marketing e analista de mídias sociais. 
Gostou da informação e acha que é a carreira certa para você? Então aproveite para treinar sua habilidade como social media usando seu perfil nas redes sociais para conseguir emprego. É um treino e tanto, não?