Todos os anos, milhares de jovens enfrentam o desafio de escolher um curso de graduação e uma profissão para seguir carreira. Esta, que é uma das primeiras grandes escolhas da nossa vida, é uma decisão bastante complexa que tem impacto direto sobre nosso futuro profissional e também sobre a rotina de trabalho que teremos possivelmente nas próximas décadas.
Por tudo isso, é bastante comum que essa decisão gere insegurança e ansiedade. E é justamente para clarear essa escolha e aliviar esses sentimentos negativos que profissionais especializados oferecem serviços de orientação vocacional.
Neste artigo você verá:
O que é orientação profissional
Orientação profissional ou orientação vocacional é uma ferramenta que identifica características e preferências de uma pessoa para indicar áreas de trabalho para as quais ela tem aptidão e em quais ela poderia se sentir mais realizada.
Para quem a orientação vocacional é recomendada
A orientação profissional é recomendada para toda pessoa que precisa decidir qual carreira quer seguir profissionalmente. Isso vale para quem vai prestar vestibular, independentemente da idade, e para quem não está satisfeito com a vida profissional que tem e percebe que precisa mudar o rumo da carreira.
Como é feita a orientação vocacional?
A orientação vocacional geralmente combina sessões de aconselhamento com um profissional especializado com algum tipo de “teste” ou “questionário”, que costuma ser chamado de “teste vocacional”.
Sessões de aconselhamento
As sessões de aconselhamento normalmente focam no autoconhecimento e no mercado de trabalho. É durante essas sessões que o profissional ajuda o jovem a identificar o que ele gosta de fazer, o que sabe fazer, o que faz e aprende com mais facilidade, quais são suas motivações e o que ele imagina para o seu futuro.
Pesquisa sobre mercado de trabalho
A etapa de aconselhamento também pode incluir pesquisas sobre mercado de trabalho e indicações de conversa com profissionais das áreas de interesse do jovem. Nesta fase da vida, é natural que os jovens conheçam um número restrito de profissões e ainda de forma superficial.
A função do aconselhamento é ajudar a abrir esse horizonte e aprofundar o conhecimento em carreiras que estejam no radar de interesses desses jovens.
Teste vocacional
O chamado teste vocacional é um instrumento que identifica os interesses profissionais de uma pessoa. Existem vários deles no mercado e a escolha do mais adequado para cada tipo de orientação profissional é feita pelo especialista que conduz o processo. Alguns desses testes são focados no levantamento de interesses profissionais, outros focam no seu perfil profissional. Estes últimos são também chamados de questionários ou testes de personalidade.
Qual profissional pode fazê-la?
A orientação profissional normalmente é feita por profissionais de psicologia especializados no assunto.
Onde fazer orientação vocacional?
A orientação vocacional muitas vezes é oferecida nas escolas, em feiras de profissões e também por profissionais especializados em seus próprios consultórios ou empresas.
É possível conseguir atendimento gratuito?
Algumas universidades oferecem atendimento gratuito para orientação profissional. O Instituto de Psicologia da USP é um deles e oferece o serviço para maiores de 14 anos desde a década de 70. No momento, porém, as inscrições estão suspensas em decorrência da pandemia. Para acompanhar as informações, faça contato pelos telefones/WhatsApp +55 11-3091-4174 e [email protected].
A Universidade de Passo Fundo também oferece o serviço Psicorienta para a comunidade em geral e, em especial, para estudantes do segundo ou terceiro ano do ensino médio que buscam conhecer e ampliar as suas perspectivas de futuro e possíveis profissões existentes no mercado de trabalho. Os contatos para informações são [email protected] ou (54) 3316-8330.
A Universidade de Taubaté também oferece orientação profissional gratuita e online. O formulário para inscrição está disponível neste link.
O Senac também lançou uma plataforma gratuita de orientação profissional chamada Bússola das Profissões Senac. Por meio de perguntas sobre personalidade e comportamento, a ferramenta traça o perfil profissional que mais se aproxima das habilidades e temperamento do usuário. Vale ressaltar que este não é um serviço personalizado de orientação, mas uma ferramenta online.