O que é um talento? Como você sabe se é um?
Vamos começar pelo começo. Você já deve ter ouvido termos como marca empregadora, employer branding, employee experience, jornada do colaborador. Estratégias que o marketing usa para atrair consumidores, o RH está usando para atrair e manter seus talentos. Isso parece bom.
Em tempos de redes sociais, nenhuma empresa pode divulgar o que não é, porque o funcionário (ou o ex funcionário) pode desmentir publicamente. Por isso, algumas empresas já estão criando um ambiente de trabalho mais engajador, desenvolvendo novas ferramentas de trabalho, revendo e simplificando processos, cuidando da infraestrutura física e digital, incorporando o home office, e (ufa!), para alguns segmentos, pensando no officeless.
Muitas dessas mudanças ocorrem para atrair e manter talentos. Com os desafios econômicos deste país e a tecnologia acessível simplificando tudo, parece que só os talentos vão permanecer no mercado de trabalho. E temos vários talentos buscando recolocação.
Neste artigo você verá:
O que é um talento afinal?
Depois dessa introdução, vamos tentar responder o que é um talento. Tirando os sinais mais óbvios, como metas atingidas, feedbacks positivos, promoção, projetos seus implementados etc, a resposta é… depende da empresa.
Recentemente passei um dia em um evento com profissionais de RH para entender o que eles querem, quais são suas dores e expectativas atuais. Como empresária do segmento de idiomas, preciso criar soluções para problemas reais e, acima de tudo, quero compreender profundamente meu cliente. Imagino que você tenha a mesma necessidade: compreender profundamente o que sua empresa espera de você. E ainda ter clareza sobre o que esperar dela. Se no passado o trabalho era apenas uma forma de remuneração, hoje ele assume um pouco as funções da religião, da família e das artes: tem de ter propósito e trazer felicidade.
Com você pode se tornar um talento
Se você quer se tornar um talento – para se manter no emprego ou ter sucesso em sua carreira – e também quer ser feliz na trajetória, deve começar refletindo sobre dois aspectos:
1. Tenha fit cultural com a empresa
O primeiro aspecto, fit cultural, tem a ver com o conhecimento profundo de sua empresa, como mencionei no início deste texto. Você realmente conhece algo tão intangível como a cultura de sua empresa? Veja alguns tipos de cultura de empresas conhecidas:
- Acolhimento (Disney)
- Propósito (Whole Food)
- Aprendizado (Tesla)
- Prazer (Zappo’s)
- Resultado (AB Inbev)
- Autoridade (Huwaei)
- Segurança (Lloyd’s of London)
- Ordem (Securities and Exchange Commission – SEC)
É claro que esta lista está simplificada, pois uma empresa pode ter uma cultura que mistura alguns desses tipos. Mas você consegue pensar na sua empresa e entender sua essência, traduzida na cultura organizacional? Se está buscando uma recolocação, tem pesquisado sobre isso a cada nova oportunidade?
Isso é bem importante, porque não tem sentido a empresa investir em employer branding para atrair um profissional considerado talento em outra empresa, sem que ambos analisem, antes da contratação, se há fit cultural. Quando a contratação ocorre e não há este fit, o profissional não consegue colocar todo o seu potencial a serviço da nova empresa. Ele sente que há algo errado, a empresa se frustra (porque ele era considerado um talento) e o profissional sai – voluntária ou involuntariamente.
2. Desenvolva habilidades do futuro
O segundo aspecto tem a ver com as habilidades do futuro. Há várias listinhas sobre isso por aí, mas esta faz bastante sentido para mim:
- Capacidade de resolver problemas complexos
- Raciocínio crítico
- Criatividade
- Gestão de Pessoas
- Trabalho em time
- Inteligência Emocional
- Capacidade de refletir e tomar decisões acertadas
- Inclinação para Serviços
- Negociação
- Flexibilidade Cognitiva
Aqui você deve compreender:
- quais delas você já tem – e pensar em como potencializá-las
- quais você não tem e não precisa hoje (cuidado com isso, porque você pode precisar delas amanhã. Sim, daqui a 24 horas!) e
- quais você não tem e precisa urgentemente (aqui você precisa colocar ações na agenda semanal – um passo na direção do desenvolvimento de cada uma, incessantemente, até conquistar)
E aí? Sabe avaliar se tem fit com a cultura de uma empresa? Tem pelo menos 80% das habilidades necessárias hoje para contribuir com o futuro de uma empresa? Tem plano de ação pros 20% e disciplina para conquistar o que falta?
Se respondeu SIM, você é um talento. Não perca o foco, cuide do seu emocional e das suas relações, faça uma boa gestão do seu tempo e seja feliz.
Rosangela Souza (ou Rose Souza), autora do post, é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e coautora do Guia para Programas de Idiomas em empresas. Graduada em Letras/Tradução/Interpretação pela Unibero, Especialista em Gestão Empresarial, MBA pela FGV e PÓSMBA pela FIA/FEA/USP, além de cursos livres de Business English nos EUA. Professora na Pós Graduação ADM da FGV. Colunista dos portais Catho, MundoRH, AboutMe e Exame.com.