Home > Carreira > Evolução profissional > Seja você mesmo no trabalho: esconder seu verdadeiro “eu” prejudica a carreira

Seja você mesmo no trabalho: esconder seu verdadeiro “eu” prejudica a carreira

Entenda por que não vale a pena representar um personagem no ambiente corporativo

homem feliz no trabalho

Seja você mesmo no trabalho. É essa a nossa recomendação para profissionais que querem ter um desenvolvimento profissional consistente. Isso não significa que você possa passar dos limites – em uma discussão, por exemplo – apenas porque você é assim. Não mesmo. Estamos falando sobre você não esconder suas características essenciais. 

Sabe por quê? O profissional que pode ser ele mesmo no trabalho tem mais senso de pertencimento, ou seja, ele se sente parte da equipe. Consequentemente, tem mais motivação para trabalhar e se engajar nos objetivos da empresa. 

3 motivos para que você seja você mesmo no trabalho

Há muitas razões para um profissional ser ele mesmo no trabalho e não esconder características essenciais que formam sua personalidade e sua origem. Listamos os três principais abaixo. Confira. 

1. Representar um personagem é cansativo

Imagine o quanto é cansativo e estressante ter de parecer alguém que você não é durante todo o tempo em que você está na empresa. Essa “função” pode acabar com a sua energia e desviar o foco do que realmente interessa, que é a atividade que você deve realizar no trabalho. 

2. Autenticidade cria conexões reais

Apenas profissionais autênticos, que não assumem um personagem, podem criar conexões reais e inspirar confiança, tanto dentro da empresa quanto com clientes e fornecedores. Tente se lembrar de alguém que não inspire confiança na empresa. Por que isso acontece? Possivelmente você não saiba quem é aquela pessoa, o que ela pensa, o que ela faz de fato. Certo? Ser autêntico ajuda a desenvolver relacionamentos profissionais indispensáveis para crescer de forma consistente na carreira. 

3. Todos se sentem mais seguros e acolhidos

Quando as pessoas podem ser elas mesmas na empresa, o trabalho em equipe flui melhor em grupo e o ambiente é mais leve e amigável para todos. Se você começar a ser você mesmo, possivelmente irá influenciar as outras pessoas a fazer o mesmo. E, quando todos puderem ser o que de fato são, sem julgamentos, a equipe será mais produtiva e entrosada. 

Seja você mesmo no trabalho: como começar

Se há tempos você representa algum tipo de personagem quando está com o chefe ou os colegas de trabalho e percebe que essa estratégia está atrapalhando seu desenvolvimento, este é o momento de começar a ser mais autêntico no ambiente profissional. 

O ideal é que você comece pouco a pouco, dando pequenos passos. É importante fazer essa transição de forma suave para que as pessoas não percam a confiança que têm em você. Uma forma de adquirir coragem é começar a se mostrar primeiramente para aqueles em quem você confia. 

Em situações desse tipo, é natural que você tenha medo de ser rejeitado. Uma boa forma de lutar contra esse medo é perceber que as pessoas mais próximas podem aceitá-lo(a) exatamente como você é. Desejamos coragem e sorte nessa jornada. 🙂