Este conteúdo é um publieditorial em parceria com o Senac
Saiba como a profissão de secretariado evolui com as transformações digitais e do ambiente de trabalho
Você lê uma série de informações sobre o mercado de trabalho, sabe que ele se transformou recentemente com as novas tecnologias e comportamentos sociais recentes, mas não sabe exatamente que carreira seguir? Não se preocupe, esse post foi pensando em você. Nele, vamos abordar como a tecnologia em secretariado pode ser uma estrada segura para dar os primeiros passos rumo ao sucesso profissional.
Antes de te explicar a área de atuação deste profissional e as oportunidades do mercado de trabalho, que tal darmos uma olhadinha em quais foram as recentes mudanças do ambiente de trabalho que contribuíram para o fortalecimento do secretariado digital?
- crescimento do trabalho remoto, também conhecido como home office, esse formato de trabalho já aumentava constantemente antes do covid-19, de acordo com um levantamento feito nos EUA, de 2010 a 2020, o número de pessoas que trabalhavam em casa pelo menos uma vez por semana teve um aumento de 400%. Atualmente, no Brasil, cerca de 33% das empresas têm esse modelo de trabalho;
- o mercado de trabalho está exigindo mais habilidades digitais dos profissionais. Com o trabalho remoto, as empresas passaram a solicitar que os funcionários trabalhassem de maneira adaptável e estratégica usando diversas ferramentas e plataformas digitais, o que exige certas habilidades digitais para usá-las;
- além do conhecimento digital, também são exigidas dos profissionais habilidades socioemocionais. O que seria isso? Significa que as empresas precisam de funcionários que consigam se comunicar bem, tenham empatia (se colocar no lugar dos outros), se adaptem às novas realidades e sejam bons negociadores dentre outros talentos comportamentais.
Agora que você já conhece o contexto de mercado em que o curso de tecnologia em secretariado está inserido, vamos falar mais sobre ele nos próximos tópicos.
O que é o curso de tecnologia em secretariado?
Como já vimos na introdução deste post, o curso de tecnologia em secretariado está estruturado de acordo com as novas tendências do mercado. O curso de graduação EAD do Senac ensinará técnicas do secretariado para atender múltiplas demandas no ambiente de trabalho, tais como lidar com pessoas, processos e atividades tecnológicas.
Como o curso oferecerá essa visão geral de pessoas e negócios no mundo digital?
A grade do curso no Senac EAD, como veremos mais adiante, fortalecerá não só as habilidades técnicas do profissional que se inscrever nele, como também vai aprimorar as competências sociais do aluno. Assim, ele poderá ser um profissional mais estratégico, se antecipando às demandas das empresas e das pessoas que lá trabalham.
A pessoa que cursar a graduação em tecnologia em secretariado EAD no Senac, portanto, aprenderá a exercer o secretariado, combinando habilidades inerentes ao perfil da profissão articuladas às necessidades globais das organizações.
O que faz uma pessoa graduada em tecnologia em secretariado?
O tecnólogo em secretariado é uma espécie de gestor de demandas corporativas. Ele vai compreender as necessidades de projetos e dos trabalhadores que atuam naquela empresa e traduzi-las em ação para a melhor fluidez dos trabalhos.
Ainda não ficou claro? Vamos estabelecer então uma visão de passado e de futuro da profissão para a melhor compreensão desse cenário.
Com a evolução digital, as empresas passaram a exigir mais qualificações dos profissionais.
Ficou no passado aquela imagem de que a profissão do secretariado se resumia a anotar recados, servir café, atender ligações e datilografar/digitar documentos.
Hoje, este profissional precisa ampliar seus conhecimentos e atuação. O tecnólogo em secretariado deve ter uma visão ampla do negócio e uma perspectiva sistêmica dos vários setores da empresa, compreendendo o seu papel como um mediador entre demandas para um melhor desempenho organizacional.
Neste sentido, a atuação desse profissional é muito mais estratégica que a profissão que ficou lá no passado. O tecnólogo em secretariado de hoje deve assumir responsabilidades não apenas por tarefas, mas também por processos, o que invariavelmente implica em lidar com pessoas, atividades e tecnologias para atender a múltiplas demandas.
Qual é o mercado de trabalho para uma pessoa com a formação de tecnologia em secretariado?
Há uma série de oportunidades para este profissional. Ele pode atuar em empresas multinacionais, em startups, em pequenas e médias empresas e até em organizações não-governamentais. Mas porque essas companhias precisam de pessoas com formação em tecnologia em secretariado?
Simples, não há hoje como diretores, executivos e gestores de projetos ou profissionais de recursos humanos pararem seus processos produtivos para lidar com demandas organizacionais e de pessoas. Isso pode atrasar a entrega de projetos, a contratação de pessoas e até diminuir os lucros da empresa. Essa é uma tarefa que o tecnólogo em secretariado deve assumir.
Portanto, hoje, essa profissão é ainda mais estratégica e fundamental para todas as empresas, independentemente do setor. No dia a dia, esses profissionais atuam em parceria com os gestores de cada uma das áreas. O papel deles é imprescindível no mercado, já que atuam como uma engrenagem que une todos os departamentos da organização.
Para deixar isso mais claro, as pessoas que estudam tecnologia em secretariado podem atuar em todos os segmentos da empresa. Por quê?
Bem, um diretor de inovação precisará de profissionais com as habilidades de um tecnólogo em secretariado. Um gestor da área de finanças também. O mesmo é válido para um líder de marketing. Por consequência, há inúmeras oportunidades para esse profissional no mercado de trabalho.
O que se estuda em tecnologia em secretariado?
Como já observamos neste post, a metodologia do curso de tecnologia em secretariado do Senac EAD contribui para que o aluno aprenda habilidades técnicas e comportamentais exigidas no mercado de trabalho.
Competências técnicas
Na Graduação em Tecnologia em Secretariado a distância do Senac, o aluno tem uma grade curricular voltada às competências técnicas que são subdivididas em matérias que conversam com temas atuais da sociedade como:
- comunicação institucional;
- ética, cidadania e sustentabilidade;
- introdução à tecnologia;
- liderança e desenvolvimento de equipe;
- empreendedorismo, inovação e economia criativa;
- marketing digital.
E as matérias inerentes à profissão, tais como:
- evolução e perspectivas do secretariado;
- técnicas secretariais: práticas e ferramentas;
- administração financeira;
- gestão e modelos secretarias emergentes.
Os professores do Senac EAD são estimulados sempre a trazerem exemplos reais de como os temas estão presentes nos desafios da profissão.
Competências socioemocionais
No Senac EAD, o estudo é estimulado e orientado constantemente para a construção do próprio conhecimento, exercitando o questionamento e o diálogo com os demais colegas, tutores e professores do curso.
A intenção é que o estudante conheça seus pontos fortes e fracos e saiba como trabalhar a seu favor cada um deles.
Qual é a duração do curso?
A formação em tecnologia em secretariado tem a duração de dois anos, ou 1.620 horas letivas.
Se você ainda não tem ideia de qual é a profissão que você quer seguir, cursar tecnologia em secretariado é um bom primeiro passo, pois como vimos o curso oferece uma visão ampla de diversas áreas além de trabalhar as habilidades digitais e socioemocionais, tais exigidas pelo mercado de trabalho.
Gostou da ideia de trabalhar na área? Então não perca tempo e inscreva-se ainda hoje no curso de tecnologia em secretariado do Senac EAD, uma instituição que há anos te prepara para o mercado de trabalho.