Para tornar o nosso portal mais acessível às pessoas surdas, o VAGAS.com.br e o VAGAS Profissões agora têm o recurso de tradutor para Libras. Talvez você não saiba, mas existem no mundo 466 milhões de deficientes auditivos. E 80% deles são analfabetos ou semi-analfabetos e dependem da Libras para se comunicar.
Isso acontece porque os surdos aprendem a se comunicar em línguas de sinais – e não na língua falada no país. Por isso, a grande maioria não compreende bem as línguas faladas em seus países. Consequentemente, também não compreende os textos escritos em português que estão presentes por quase todos os sites do Brasil.
Neste artigo você verá:
O que é um tradutor para libras?
Um tradutor para Libras pode ser uma pessoa que “traduz” o que é dito em português para Libras. Na TV, por exemplo, o tradutor para libras costuma estar no cantinho da tela.
Na internet e, mais especificamente no VAGAS.com.br e no app da VAGAS, o tradutor para Libras é uma ferramenta que conta com o apoio de uma ajudante virtual, a Maya, que automaticamente traduz os textos para a língua de sinais.
Como usar o tradutor de Libras da VAGAS?
Para ver o tradutor no site ou no app, você precisa tocar no ícone das duas mãozinhas.
Este aqui:
Você pode ver o ícone ali do lado direito da tela em todos os posts do VAGAS Profissões e em todas as páginas do VAGAS.com.br.
Tocando nele, você ativa o tradutor virtual e pode pedir que a Maya traduza qualquer parte do texto. Basta clicar no que quer traduzir o cursor que passará a ter o formato do ícone do tradutor.
Como a VAGAS está ampliando a acessibilidade dos usuários
Com essa iniciativa, a VAGAS pretende ampliar a acessibilidade ao site para milhões de brasileiros que se sentiam “estrangeiros” lendo textos apenas em português.
Importância de ter um tradutor de Libras
Ter um tradutor de Libras é muito importante para incluir a comunidade surda no meio digital, que infelizmente ainda é concentrado em textos escritos e vídeos sem intérpretes. Vale dizer que, como a língua portuguesa não é a língua nativa dos surdos, mesmo os vídeos legendados podem ser incompreensíveis para eles.