A intuição normalmente está associada àquela voz interior que alerta para levarmos um guarda-chuva ou àquele frio na barriga quando pressentimos que algo de ruim aconteceu com alguém querido. Recentemente, no entanto, muitas pessoas vêm percebendo que utilizar a intuição no trabalho também pode ajudar a tomar decisões melhores e crescer na carreira.
A intuição, afinal, vem ganhando notoriedade entre as competências mais valorizadas no ambiente corporativo desde que pessoas de sucesso reconheceram o seu valor. Um dos mais notáveis a fazer isso foi Steve Jobs, que disse considerar a intuição mais poderosa do que o intelecto. “Isso teve um grande impacto no meu trabalho”, afirmou ele.
Segundo Rampton, empreendedor que recentemente foi nomeado número 2 no Top 50 Online Influencers no mundo pela Entrepreneur Magazine, pessoas bem-sucedidas têm uma forma especial de utilizar a intuição para melhorar sua vida.
Neste artigo você verá:
Como pessoas de sucesso usam a intuição
Elas ouvem a voz interior
Em vez de ignorar, essas pessoas param alguns segundos para ouvir sua intuição. Rampton afirma que muitas vezes tomamos nossas melhores decisões quando equilibramos instintos e pensamentos racionais.
Elas têm empatia
Isso significa que elas se esforçam para compreender a linguagem corporal e o tom de voz de outras pessoas para entender seus pensamentos e sentimentos. “É uma maneira eficaz de desenvolver relacionamentos mais significativos”, diz o especialista.
Elas usam a criatividade
“A criatividade faz o seu melhor trabalho quando funciona intuitivamente”, afirma a pesquisadora e autora Carla Woolf. Isso porque pessoas que usam intuição para criar costumam ter atenção plena no que estão fazendo.
Elas observam os sinais
Pessoas assim confiam na sua intuição. E, de acordo com Rampton, há uma razão pela qual nos referimos à intuição como um “pressentimento”. “Às vezes, nosso corpo está nos dizendo que algo está errado”, afirma. Fique atento aos sinais do seu corpo.
Por fim, vale lembrar que ainda que sua voz interior possa ser muito útil para tomar melhores decisões, há momentos em que ela pode estar enganada. Por isso, o ideal é combinar a intuição com o pensamento prático e racional. Por exemplo, se você tem a impressão de que precisa abrir um negócio, não jogue tudo para o alto antes de estudar mercado, público-alvo, marketing, retorno sobre investimento etc. Considere a intuição, sim, mas não ignore dados e fatos.
Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.