por Kety Shapazian
A VAGAS.com está entre as 66 empresas mais admiradas no Brasil, ao lado de Google, Apple, Coca-Cola, Sony, Disney, Samsung e outras marcas reconhecidas mundialmente, segundo a 17ª edição da pesquisa “As Empresas Mais Admiradas no Brasil”, promovida pela revista Carta Capital. A premiação, divulgada esta semana, é dividida em três modalidades: as 10 empresas mais admiradas, os líderes mais admirados e as companhias mais admiradas em 48 segmentos. Entre as empresas nacionais que aparecem também na lista estão Itaú Unibanco, São Paulo Alpargatas, TAM, Votorantim, Livraria Cultura e Coteminas, entre outras.
Para Mario Kaphan, um dos fundadores da VAGAS, a notícia é motivo de muito orgulho. “É mais um reconhecimento para a empresa, que efetivamente vivencia seus valores, inova em produtos e até no modelo de gestão.” Além disso, foi uma surpresa aparecer como uma das poucas pequenas e médias empresas da lista, declarou o empresário. Este ano, o case de gestão horizontal da VAGAS foi reconhecido com prêmio concedido pelo Management Innovation eXchange (MIX) e a empresa aparece pela sexta vez consecutiva entre as PMEs que mais crescem no Brasil, segundo a revista Exame.
Segundo Paulo Secches, presidente do instituto Officina Sophia Conhecimento Aplicado, que realiza o estudo, nos últimos cinco anos a inovação e a demanda pelo novo vêm impactando a trajetória das Empresas Mais Admiradas e mudando o ranking. “Mas a transformação dos padrões de relacionamento com os clientes, nos serviços prestados representaria uma verdadeira inovação que, com certeza, constrói inovação.” Além disso, a demanda pela ética também impacta fortemente a inclusão de empresas no ranking, de acordo com Secches.
Como foi feito o estudo
Mais de 1,2 mil executivos das principais corporações em atividade no País e de todos os setores da economia responderam a um questionário aplicado para avaliar 13 fatores-chaves, considerados importantes para a construção da admiração em cada segmento de negócio:
1. Ser responsável com a comunidade e o meio ambiente
2. Ter produtos e serviços de qualidade
3. Qualidade de gestão
4. Financeiramente sólida
5. Ser inovadora
6. Ser vista como uma marca forte e desejada pelo mercado
7. Comprometida com o desenvolvimento do País
8. Melhor ambiente de trabalho/mais preocupada com o desenvolvimento do profissional
9. Ética
10. Respeita seus consumidores
11. Com capacidade para competir globalmente
12. Comprometida com o desenvolvimento sustentável
13. Mais ativa/presente nas mídias sociais
*foto por Andrea Amaral, tirada em 8 de agosto, quando a VAGAS comemorou 15 anos de empresa.