Home > Notícias > VAGAS Redes: case de sucesso na seleção de pessoas

VAGAS Redes: case de sucesso na seleção de pessoas

VAGAS.com e Magazine Luíza falam sobre a nova solução de seleção de pessoas

por Alan Barros

Um novo dia no CONARH 2015 e a VAGAS.com marcou novamente presença no auditório A do Transamerica Expo Center. Hoje, 19/08, Fernanda Novak, da VAGAS.com se uniu a Elizabeth Silveira, do Magazine Luíza, para juntas contarem o caso da solução VAGAS Redes, voltada a atender as necessidades específicas de negócios em rede de lojas próprias ou franquias.

Fernanda iniciou agradecendo a lotação máxima do auditório e se mostrou satisfeita pelo número elevado de pessoas interessadas no tema da palestra. Logo em seguida, a especialista em produtos expôs rapidamente a dinâmica da VAGAS.com, que possui uma equipe de aproximadamente 160 pessoas voltadas a um proposito comum: ajudar as empresas a recrutar e selecionar as pessoas certas.

Para ilustrar os motivos da existência do VAGAS Redes, Fernanda criou uma história bastante didática, relatando a experiência de uma empresa fictícia:

“Em 2014, a  Fictícia Alimentos Orgânicos,  encontrava-se em expansão. O gerente da loja de Minas Gerais, localizada no Minas Shopping, precisava de um novo vendedor com urgência, já que o melhor funcionário da loja havia pedido demissão. E tudo isso aconteceu na semana do Natal.

Após muitas tentativas de divulgação da vaga o gerente se deparou com uma infinidade de currículos. Como ele faria para selecionar a pessoa certa? O processo seletivo precisaria ser rápido porque enquanto o tempo corre, perde-se vendas. Além disso, gerentes não são especialistas em RH para selecionar pessoas no tempo e forma corretos.

Imaginem então, em uma rede de lojas, quantas vezes isso acontece…

Em 2015, o mesmo gerente da Fictícia Alimentos Orgânicos, enfrentou a situação novamente. A loja necessitava contratar mais um vendedor. Mas, desta vez, esse gerente tinha à sua disposição um sistema tecnológico para o recrutamento. A Fictícia Alimentos Orgânico passou a utilizar o VAGAS Redes e com um único botão, o novo vendedor foi encontrado. O gerente recebeu uma lista – já ordenada – pessoas aderentes aos critérios que ele buscava para o cargo.  E os candidatos ainda moravam perto da unidade. Como isso aconteceu?

Fernanda completou dizendo, que no caso de redes é a matriz ou a franqueadora quem define os critérios para construir o ranking de candidatos de todas as vagas abertas. Quando o lojista da loja fictícia apertou o botão, automaticamente uma vaga foi aberta com a descrição e todo o detalhamento necessário para o vendedor. A própria matriz “desenha” o cargo. Então, a vaga foi disponibilizada em um portal da empresa, construído em conjunto com a VAGAS.com. Assim que essa vaga foi publicada, candidatos já interessados neste perfil foram avisados da abertura.

Para a matriz, é também muito fácil definir tudo o que é relevante para que os melhores candidatos apareçam no topo da lista. E o uso do VAGAS Redes confere:

  • Mais agilidade para as unidades;
  • Qualidade e assertividade nas contratações;
  • Padronização de processos em toda a rede;
  • Comunicação adequada da marca;
  • Aderência à cultura e valores da matriz.

Logo após Fernanda terminar seu exemplo, foi a vez de Elizabeth compartilhar com a plateia o outro lado da história: a perspectiva do cliente. Dessa vez, um caso real. O Magazine Luíza fazendo uso do VAGAS Redes.

O Magazine Luíza nasceu em Franca. Hoje possui 750 lojas, 4 centros de distribuição e 3 escritórios no Brasil, desde Porto Alegre até o Maranhão. Segundo Elizabeth, com o crescimento da rede, cada gerente de loja fazia seu processo de seleção à sua maneira. A matriz do Magazine Luíza sentia a necessidade de mais controle e padronização. A equipe então, começou a conhecer o que o mercado teria a oferecer para essa padronização. Chegou-se então ao VAGAS Redes.

Existiram conversas com os RHs regionais e gerentes de lojas, para definir todos os perfis de cargos-padrão para as lojas. Foi um trabalho longo para que hoje não seja necessário que os lojistas se preocupem em realizar configurações. Só a matriz consegue mudar requisitos dos perfis de vagas.

Um diferencial para Elizabeth, foi a dificuldade relacionada à segurança. Havia uma senha única para todos os gerentes no sistema antigo usado pela rede. Hoje, com o portal Luíza desenvolvido pela VAGAS.com, existem senhas únicas apenas para cada gestor de loja. A representante do Magazine Luíza ainda destacou que houve depoimentos de gerentes satisfeitos com a solução. Um deles disse ter recebido 30 candidaturas em apenas um dia. Algo inédito. Elizabeth finalizou citando os pontos positivos de toda essa experiência:

  • Triagem inteligente que considera critérios de ranking e aderência ao perfil comportamental buscado;
  • Divulgação de vaga em dois cliques;
  • Visualização intuitiva e de fácil navegação;
  • Sistema também utilizado para recrutamento interno;
  • Resultados avançados obtidos com apenas dois meses de utilização do VAGAS Redes: 87% de crescimento nas contratações.

Veja como foi a primeira palestra da VAGAS.com no CONARH 2015.