Ao fazer a transição da universidade para a vida corporativa, há muitas habilidades que você precisa aprender: comunicação, negociar com clientes, visão estratégica, liderar processos e pessoas, dentre outros. Programas de trainee são excelentes para ajudar a desenvolver cada uma dessas skills.
Aprender isso no início de sua experiência de trabalho pode ajudar muito a aumentar seu potencial de carreira. Veja essas e outras vantagens de um programa de trainee ao longo deste post.
Neste artigo você verá:
O que é um programa de trainee?
Um programa de trainee visa preparar estudantes que estão cursando os últimos anos da graduação ou profissionais recém-graduados para os desafios do mercado de trabalho.
Mas esse não é o papel do estágio?
Na verdade, os programas de trainee vão além de ensinar, na prática, os princípios básicos de uma profissão (proposta do programa de estágio). Eles também colocam o estudante ou recém-formado em situações de um novo desafio e de tomada de decisão para treinar não só as chamadas habilidades técnicas, como também as competências comportamentais.
É comum ver os mentores desses jovens talentos instigando competências como liderança, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, capacidade de solucionar um problema, entre outras habilidades sociais.
Também vale a pena destacar que diferentemente dos estágios, para os jovens que estão dando os primeiros passos na carreira, os programas de trainee já exigem estudantes ou profissionais recém-formados que tenham se desenvolvido um pouco, seja em trabalhos formais ou voluntários.
O que esperar de um programa de trainee?
As organizações esperam do profissional que ele tenha crença e valores alinhados com a empresa e consiga lidar com as atividades e tomadas de decisões do dia a dia do trabalho.
Já o trainee, por sua vez, deseja aprimorar as habilidades técnicas e comportamentais e, claro, conseguir um emprego na companhia após a finalização do programa, certo?
Vantagens de participar de um programa de trainee
Agora que você já tem um conhecimento do assunto, que tal conhecer os principais benefícios de ingressar em um programa de trainee? Confira!
Você aprende com a prática
Ler, observar e estudar sobre uma profissão é bem diferente de vivenciá-la. Quem já estagiou ou participou de um programa de trainee sabe do que estamos falando.
Na sala de aula, não se aprende a negociar prazos de entrega de tarefas; o professor tampouco te ensina a lidar com pessoas de distintos perfis nem a se comunicar bem com pessoas de outras culturas. Isso é a prática do trabalho que vai te ensinar!
Bons programas de trainee são projetados especificamente para fornecer um suporte, emocional e técnico, nessa transição, muitas vezes brusca, entre a sala de aula e a prática.
Ajudam na escolha da carreira
É comum não ter certeza sobre qual carreira você gostaria de seguir. O que parece promissor após quatro ou cinco anos de faculdade pode não parecer mais. E os programas de trainee podem ajudar a descobrir se, na prática, você gosta de atuar na área que escolheu estudar. Como?
Ao te expor a situações reais da profissão, você entenderá quais são os desafios naturais da área e como lidar com eles. Caso eles fujam muito do escopo inicial que você imaginava, é hora de repensar e ver se você prefere persistir na carreira ou fazer uma transição para outra profissão.
Em algumas áreas de atuação que são amplas, como administração, o programa de trainee rotativo, em que o profissional passa por algumas áreas da corporação, também é um ótimo divisor de águas. Ele permite ao profissional entender em qual segmento atua melhor. Em outras palavras, em que área ele “manja” bem.
Permitem o desenvolvimento profissional contínuo
Os programas geralmente oferecem novas oportunidades de estudar e aprender novas habilidades para além dos muros universitários.
Isso significa que o trainee não apenas tem a chance de colocar em prática as habilidades que já aprendeu em sua graduação, mas também pode desenvolvê-las, bem como adquirir qualificações extras ao currículo, bom não?
Oferecem mais oportunidades de networking
Outro benefício de ser um trainee é conseguir expandir seu networking. Ter uma extensa rede de contatos pode ter um impacto considerável a longo prazo em sua carreira, especialmente se você começar a construí-la desde cedo.
Oferecem plano de desenvolvimento de carreira
Um bom programa de trainee fornecerá oportunidades claras de progressão de carreira por meio de treinamento contínuo e a chance de se envolver com uma variedade de projetos diferentes – tirando a mesmice e a burocracia que caracterizavam as carreiras de antigamente.
O programa também deve indicar claramente se há uma oportunidade de trabalho permanente no final do processo para aqueles que demonstraram as habilidades e aptidões certas para a empresa.
Caso o trainee não “passe pelo teste” do programa, é obrigação da empresa explicar os motivos e demonstrar o caminho para o profissional se desenvolver.
Preparam os trainees para outras responsabilidades
Os programas de trainee também podem ajudar a preparar os profissionais para assumir funções mais altas na hierarquia da empresa. Como assim?
Vamos pensar na lógica da empresa. Se ela está investindo dinheiro para preparar um profissional com as habilidades necessárias para o mercado de trabalho, certamente vai querer que esse profissional continue trabalhando para ela, certo?
Pois bem, muitos trainees são bem-sucedidos e ao fim do programa são realocados para alguma função dentro da organização. Alguns, inclusive, podem mandar tão bem no programa que ao fim dele assumem postos de liderança.
Melhora as habilidades digitais
Ao lidarem com diferentes plataformas de Tecnologia da Informação (TI) ao longo do programa, os trainees têm suas habilidades digitais aprimoradas.
As empresas podem treinar esses profissionais para criar gráficos e planilhas, editar dados no banco de dados delas, bem como conhecer outros softwares usados por áreas específicas.
Como funciona o programa de trainee?
Cada programa tem suas particularidades que atendem ao segmento onde a empresa atua e a cultura da companhia. Porém, a estrutura básica dos programas é a mesma. Como assim?
O programa de trainee segue os ritos normais da candidatura a uma vaga de emprego: como a publicação do programa (com as regras do jogo), a inscrição dos jovens talentos, a seleção dos profissionais (com diversas etapas) e, aqueles que são aprovados, passam por um processo de desenvolvimento profissional monitorado.
Abaixo, descrevemos esses passos com mais detalhes:
- inscrição: quase 100% dos processos são conduzidos em uma plataforma digital. Nela, além da inscrição do currículo, o candidato descobrirá alguns detalhes do programa e da cultura da empresa;
- testes para os candidatos: após a fase de análise curricular, os recrutadores geralmente enviam avaliações online para testar o domínio de algum conteúdo específico do candidato ou para descobrir o perfil comportamental dele. Ainda na fase de testes, provavelmente os profissionais passarão ainda por dinâmica de grupo, estudo de caso;
- entrevista com gestores da empresa: A fase final de um processo seletivo de trainee, geralmente, é a entrevista com as lideranças da companhia. Nessa fase, são testadas as habilidades comportamentais do candidato;
- desenvolvimento do trainee: os aprovados ao final do processo são incorporados no programa que seguem parâmetros diferentes, tudo depende dos objetivos da empresa.
Por exemplo, alguns são fixos em apenas uma área, outros são rotativos, como já falamos, neste caso, o trainee tem a oportunidade de trabalhar em distintos segmentos da organização.
Na maioria desses programas, os jovens talentos têm um ou mais mentores (uma espécie de líder informal ou professor) para compreender a jornada de crescimento deles.
Como participar de um Programa de Trainee?
Como já citamos, o primeiro passo para você participar de um programa de trainee é se inscrever em um. Alguns são bastante concorridos – um processo seletivo da Ambev já chegou a registrar 3.387 candidatos por vaga.
Antes de se inscrever em um programa destes, é bom você pesquisar na internet dados como:
- Qual é a cultura da empresa?
- O que os atuais empregados acham dela?
- Qual é a concorrência (candidatos/vaga) para aquele programa?
- Como o programa é desenhado?
- Exigências do processo seletivo.
Com inúmeras opções de programas de trainee, alguns candidatos se perdem na hora de fazer escolhas. Eles acabam se inscrevendo em diversos processos seletivos sem foco em nenhum específico, o que pega mal.
Por isso, o ideal é fazer escolhas conforme as pesquisas prévias sugeridas neste post. Além disso, conhecer algumas informações sobre a companhia que deseja ingressar (como ela atua, quais são as concorrentes etc.) pode contar pontos na hora da entrevista com os líderes da companhia, pense nisso!
Gostou do post? Está curioso para conhecer alguns processos seletivos de trainees? Que tal dar uma olhadinha em um conteúdo com os principais programas de estágio e trainee no Brasil?
Cadastre seu currículo no Vagas.com e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.