Os profissionais de maior performance são normalmente aqueles que encontram, sozinhos, uma motivação no trabalho. Quem afirma é a coach corporativa Caroline Calaça, diretora da Development. “Essas pessoas conseguem criar seus próprios desafios e não dependem do ambiente externo para se sentirem reconhecidas ou recompensadas”, explica.
Ao contrário da maioria, esses profissionais “automotivados” não pautam sua atuação nos feedbacks que recebem e nem na percepção dos outros. “Eles aprendem a reconhecer seus próprios feitos e criam seus mecanismos de recompensa”, diz ela. E quer mais? Segundo a coach, todo mundo pode aprender a fazer isso. “É uma maneira de treinar o cérebro”, diz ela. Duvida?
Neste artigo você verá:
Como aumentar a motivação no trabalho
1. Crie metas formais e indicadores de resultado para o seu trabalho
Por exemplo, se cumprir prazos é um transtorno para você, estipule a meta de entregar tudo sem atrasos por uma semana. “Cada profissional deve definir o tamanho dos seus desafios”, diz Caroline. Apenas tome cuidado em estipular metas desafiadoras que sejam possíveis de alcançar. “Você pode, sim, começar pelas mais simples porque é uma forma de aprender a se monitorar e se educar.”
2. Acompanhe sua performance para saber exatamente quando o alvo foi alcançado
“Quem está em busca de automotivação sabe quando atingiu a meta e não precisa esperar um elogio”, diz a coach. “Quem pauta seu reconhecimento em indicadores externos pode ficar muito frustrado porque às vezes eles são distorcidos”, explica. “O chefe pode até achar que você fez um excelente trabalho, mas pode fazer um elogio da forma que você espera.”
3. Invente mecanismos de premiação para você mesmo
Cada meta alcançada deve ser comemorada de alguma forma. “Quando estipular as metas você já pode também determinar qual será o prêmio para cada uma que for alcançada”, explica. O prêmio, novamente, é você quem escolhe. Pode ser um jantar, uma viagem, um presente etc. “São mecanismos internos de autocompensação”, diz Caroline.
4. Saia da zona de conforto
“Claro que todo mundo gosta e busca voltar para ela, mas as pessoas que se motivam sozinhas são as que se permitem entrar na zona de crise, que é desconfortável, sim, mas é também a zona de aprendizado”, afirma. A recomendação da coach é não esperar que circunstâncias externas façam isso por você. “Sair da zona de conforto significa fazer pequenas mudanças todos os dias, aprender e adquirir novas competências e realizar coisas que são desafiadoras para você”, explica.
5. Procure em um propósito
Descobrir um propósito maior para realizar suas tarefas diárias é uma forma muito eficiente de conseguir automotivação, sabia? Tente entender por que você tem de fazer o que você faz, que impacto isso pode gerar na empresa e de que forma você pode contribuir para um resultado ainda melhor. Esse pensamento inclui desde as tarefas mais estratégicas até aquele sorriso de bom dia que melhora o clima geral.
Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.