por Ana Lisboa*
Diz a sabedoria popular que errar é humano, mas cometer erros no trabalho pode atrapalhar sensivelmente seus planos de maiores vôos na carreira. Equívocos são oportunidades de alerta e é bom lembrarmos que só erra quem toma ação sobre algo. Alguns erros, no entanto, são constrangedores e muitas vezes danosos a um círculo grande de envolvidos. Veja como é possível superá-los.
Neste artigo você verá:
5 perguntas e respostas sobre erros no trabalho
1. O que foi possível aprender com o erro?
O importante é aprender com o erro, de forma que não haja repetição da falha. Se é possível colher algum aprendizado faça isso e contribua para um processo de melhoria contínua.
2. Errei. E agora?
Em primeiro lugar, é importantíssimo analisar friamente o erro e suas consequências. Depois, o interessante seria criar um plano de ação para contenção de danos, avisar os envolvidos para minimizar consequências e consertar o que for possível.
3. Para quem devo contar sobre meu erro?
Sempre busque reservada e diretamente a pessoa envolvida no processo – seu gestor, por exemplo. Procure ter com ele uma conversa particular que a equipe não seja contaminada com burburinhos e fofocas.
4. O que fazer com o sentimento de culpa por ter errado?
Ninguém erra porque gostaria de errar. A culpa existe, mas mais importante do que cultivar esse sentimento é entender os motivos que levaram ao erro e descobrir o que pode ser feito para que a situação não se repita. Prestar atenção, rever decisões e até cumprir protocolos e diretrizes são atitudes que podem ajudar.
5. O que fazer diante das brincadeiras ou julgamentos dos colegas?
Quanto mais informal o ambiente corporativo, maior a possibilidade de brincadeiras de mau gosto acontecerem. O melhor é encarar a situação com naturalidade, o que provavelmente faça com que o assunto caia mais rápido no esquecimento.
Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.
*Ana Lisboa é coach de Vida e Carreira.