Você já parou para pensar que passamos grande parte do nosso tempo no trabalho? Talvez a gente conviva mais com os colegas de profissão do que com outros amigos ou familiares que acabamos não vendo sempre. Então, nada melhor do que tornar o ambiente corporativo o mais agradável possível com atitudes positivas no trabalho, não é mesmo?
Ninguém gosta de estar em um ambiente tóxico, com clima pesado, que faz mal às pessoas. Mas tornar nosso dia a dia no trabalho mais agradável para todos está ao nosso alcance também.
É isso mesmo, talvez você pense que não tem o poder de mudar todo o ambiente da empresa sozinho, é verdade, mas aquela famosa frase “seja a mudança que você quer ver no mundo” faça total sentido quando o assunto são atitudes positivas no trabalho. Quer ver só?
Nesse post, você vai descobrir os benefícios da positividade no ambiente de trabalho e na sua carreira, bem como dicas de como manter uma rotina de atitudes positivas. Confira!
Neste artigo você verá:
O que são atitudes positivas no trabalho?
Podemos considerar atitudes positivas no trabalho, gestos bem simples tais como chegar para trabalhar com sorriso no rosto, cumprimentar a todos com bom dia e ter bom relacionamento com a equipe.
Mas podemos ir além! Pessoas positivas são motivadas e ajudam a motivar os demais, têm empatia, proatividade e podem ser consideradas resilientes, pois enxergam sempre o lado bom das situações, por mais desafiadoras que sejam.
Nem sempre é fácil manter o comportamento otimista no trabalho, afinal, sempre surgem adversidades no caminho. Mas pense na lei da atração, quanto mais negativo você for, mais as coisas tendem a dar errado. Por outro lado, se você tentar ser mais positivo, as chances de atrair atitudes positivas de volta são grandes, e tudo tende a melhorar. Afinal, felicidade e sucesso profissional tendem a andar lado a lado.
Os benefícios das atitudes positivas no ambiente corporativo
Às vezes parece que algumas coisas acontecem só para tirar nosso foco dos objetivos e metas, não parece? Mas ficar reclamando só nos leva a ficar ainda mais para baixo.
Pensemos juntos: se conseguirmos manter uma visão positiva mesmo ao enfrentar desafios ou contratempos, a chance de nos mantermos motivados é maior. A motivação leva a maior produtividade, o que melhora os resultados e torna tudo melhor. Veja alguns benefícios de um ambiente de trabalho positivo:
Melhora o clima organizacional
Manter atitudes positivas no ambiente corporativo é uma questão de saúde mental individual e também de clima organizacional. Pessoas positivas têm o “dom” de contagiar quem está ao seu redor, levando mais otimismo para toda a equipe de trabalho e tornando o clima organizacional muito melhor para todos.
Ajuda a ter sucesso financeiro
Pesquisas indicam que manter a atitude positiva ajuda a superar desafios, melhorar nossas habilidades e, consequentemente, aumenta nosso sucesso financeiro. Segundo artigo da Forbes, um estudo histórico do Dr. Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, apontou que profissionais de vendas otimistas superam seus colegas pessimistas em 56% nos resultados.
Contribui para a reputação profissional
Assim como diversos soft skills que são cada vez mais valorizados no mercado corporativo, incluindo liderança e comportamento crítico, por exemplo, ter uma atitude positiva pode ajudar a impulsionar sua carreira.
Como já dissemos anteriormente, comportamentos positivos têm o poder de influenciar todo o ambiente ao nosso redor, e pode ter certeza que seus colegas e gestores irão notar esta habilidade comportamental, melhorando a maneira como você é visto profissionalmente.
Como a atitude positiva pode influenciar no trabalho em equipe
Talvez o trabalho em equipe seja o fator mais impactado pelas atitudes positivas (ou negativas) de cada profissional. Um time que trabalha em sintonia é diretamente influenciado pelas atitudes de cada um.
Quando estamos felizes, batendo metas comerciais, por exemplo, ou conquistando novos clientes, tudo melhora, não é verdade? Por que não tentar manter as atitudes positivas por mais tempo, garantindo que o trabalho em equipe funcione melhor o tempo todo?
Não é fácil, a gente sabe, é um exercício diário. Mas quanto mais praticarmos, mais ficaremos habilidosos em ser pessoas otimistas e a envolver todo o nosso time no mesmo clima positivo.
Como a proatividade e a resiliência estão relacionadas com as atitudes positivas no trabalho
Proatividade e resiliência precisam andar lado a lado no nosso dia a dia corporativo. Talvez por terem se tornado “jargões” cada vez mais utilizados em processos seletivos, nos habituamos a utilizar os conceitos sem pensar no significado prático desses termos em nosso dia a dia.
A proatividade no trabalho é a habilidade de se antecipar a eventos e problemas, ou seja, agir por conta própria e tomar a iniciativa de realizar ações que beneficiem toda a equipe mesmo antes que isso seja solicitado. Pessoas positivas estão sempre em sintonia com seu time, são comprometidas e responsáveis, e conseguem se antecipar, ajudando o trabalho a fluir muito mais facilmente.
Por outro lado, imprevistos acontecem, e quando surgir alguma mudança ou algo inesperado, é preciso ser resiliente, ou seja, conseguir se adaptar (sem sofrer), e seguir em frente, realizando seu trabalho da melhor forma que você puder. Para isso, é preciso uma dose extra de otimismo, para enxergar o lado positivo das mudanças ou contratempos.
O mesmo pode ser observado em pessoas que conseguem receber críticas ou feedbacks negativos como uma oportunidade de melhorar algum aspecto profissional ou comportamental, isso também é considerado uma atitude positiva no trabalho.
Como ter uma atitude positiva no trabalho?
Se você não se considera uma pessoa otimista, mas quer mudar e começar a ter uma atitude positiva no trabalho, saiba que é possível! Assim como fazemos quando queremos atingir uma meta pessoal como, por exemplo, melhorar o condicionamento físico, é preciso muito treino.
Não nos tornamos pessoas positivas do dia para a noite. Pode ser que algumas pessoas já nasçam com essa habilidade, mas se não é o seu caso, temos algumas dicas de como iniciar um processo de mudança rumo ao otimismo no dia a dia profissional.
7 dicas para colocar em prática
1. Gentileza gera gentileza
Vamos começar pelo básico? Educação e simpatia nunca são demais quando o assunto é relacionamento interpessoal. Seja cordial, coloque um sorriso no rosto, dê bom dia, boa tarde, boa noite, use as “palavrinhas mágicas” por favor e obrigado.
Só com isso você já irá perceber a mudança na reação das pessoas. É exatamente assim que funciona, ação e reação. Pessoas gostam de ser bem tratadas e, quando isso acontece, certamente retribuem. O ambiente já ficou bem mais leve, né?
Você também pode, sempre que puder, se dispor a ajudar algum colega em alguma atividade ao ver que ele está sobrecarregado, por exemplo. Gentileza é também uma questão de olhar melhor ao nosso redor e enxergar a necessidade dos outros.
2. Bom relacionamento faz toda diferença
Aqui vamos um pouco além de ser educado com as pessoas com quem você trabalha. Lá no início do artigo, comentamos que passamos muito mais tempo no trabalho que em outros lugares, não é mesmo? E você tem amigos no trabalho?
Algumas pessoas têm receio de misturar vida pessoal e trabalho, e acabam mantendo certa distância, o que é compreensível. Mas uma pessoa positiva enxerga seus colegas como pessoas, e não só como integrantes de uma equipe.
Quem eles são? Tem família, esposa, filhos? O que gostam de fazer nas horas vagas? Encontrar afinidades, interesses ou hobbies em comum pode ser um ótimo gancho para se integrar ainda mais com seu time, e o entrosamento certamente só trará benefícios para a empresa como um todo.
3. Experimente sentir mais gratidão
Temos a péssima mania de reclamar da vida. É um hábito tão comum no nosso dia a dia que, muitas vezes, não paramos para pensar em como é tóxico. Que tal começar a pensar nos motivos pelos quais você é grato?
Podemos começar pelo mais simples, agradecer pela casa onde moramos, pelo emprego que temos, por ter saúde para estar ali no trabalho todos os dias. Certamente você encontrará milhares de motivos para ser grato todos os dias, e o que podemos garantir é que o sentimento de gratidão toma conta da gente.
Quanto mais gratos nos tornamos, mais coisas boas atraímos para nossa vida.
E a gratidão também nos leva a reconhecer quem está ao nosso redor. Seja um colega, um profissional subordinado a você, ou a pessoa que cuida do café da empresa.
Reconhecer e agradecer por algo que essa pessoa fez gera motivação e inspiração ao próximo, o que pode gerar um “efeito cascata” dentro da empresa, criando um clima muito mais agradável para todos.
4. Aprenda a ter empatia
Colocar-se no lugar do outro para entender como ele se sente é fundamental em qualquer tipo de relacionamento, e isso inclui as relações profissionais. Só a empatia é capaz de criar relações de confiança e colaboração no trabalho. Para isso, é preciso ouvir (de verdade) as pessoas, com toda atenção e cuidado que elas merecem.
Muitas vezes é difícil nos colocar no lugar do outro, especialmente em situações de conflito. Mas pessoas positivas conseguem ouvir de coração aberto para entender o que a pessoa está querendo comunicar. Mesmo que você não concorde com tudo, com respeito, tolerância e uma comunicação aberta, será muito mais fácil superar obstáculos.
5. Veja o lado positivo das situações
Talvez esse seja o princípio básico de quem quer ter atitudes positivas no trabalho (e na vida). Nem sempre as coisas saem da forma como planejamos, mas isso não quer dizer que seja ruim.
Seja qual for a situação, em vez de insistir na negatividade, concentre-se no que aquilo te trouxe de aprendizado. O que você aprendeu com essa situação? O que pode melhorar para que não ocorra novamente? Manter o foco nas coisas boas, em vez das ruins, certamente vai te trazer mais resiliência para seguir em frente (e ainda mais forte).
6. Trabalhe com organização
Ninguém gosta de trabalhar em meio ao caos. A bagunça gera estresse e consegue acabar com a positividade de qualquer um. Já o contrário também é verdade, um ambiente de trabalho organizado gera a sensação de bem-estar. Além de motivar pelo exemplo, manter seu espaço de trabalho organizado trará mais produtividade ao seu dia a dia.
Que tal se programar para, no fim do dia, antes de ir para casa, dar uma “geral” na sua mesa, organizando documentos e planejando seu dia seguinte? Com isso, ao chegar para trabalhar logo pela manhã, sobrará tempo para realizar suas tarefas com calma, melhorando a qualidade e seus resultados.
7. Valorize o descanso e o bem-estar pessoal
Ser positivo todos os dias também cansa, sabia? Brincadeiras à parte, é preciso ter energia para manter sua positividade no dia a dia de trabalho. Por isso, programe (e respeite) pausas estratégicas no trabalho durante o expediente. Sair para olhar como está o dia lá fora pode ser o respiro necessário para ter ainda mais pique para continuar o trabalho.
Além disso, planeje momentos de relaxamento e para cuidar do seu bem-estar pessoal. Pessoas felizes fora e dentro do trabalho tendem a espalhar o clima de positividade. Mas para isso é preciso pensar na sua saúde física, mental e emocional.
Praticar atividades físicas, meditação, esportes ao ar livre nas horas de folga, cultivar passatempos e ter momentos de lazer com os amigos e a família são fundamentais para que você continue desempenhando seu trabalho com excelência e otimismo.
Gostou das dicas? São só algumas maneiras de tentar ter uma atitude positiva no trabalho, o que trará muitos benefícios para sua equipe, sua empresa e, principalmente, para você mesmo como profissional. Nada melhor do que se sentir confiante e saber que você é uma pessoa agradável, com quem todos gostam de trabalhar.
Trabalhar de bem com a vida trará mais prazer e felicidade para seu dia a dia, resultando em mais satisfação pessoal, o que consequentemente te levará a ter mais sucesso em sua carreira profissional.
Está pensando em adicionar novas habilidades ao seu currículo? Veja nossas dicas sobre cursos para alavancar a sua carreira.