Conhecimento técnico não é tudo. Cada dia mais o ambiente corporativo tem buscado em profissionais com soft skills específicas que podem fazer toda a diferença em uma equipe de trabalho para alcançar resultados de forma colaborativa.
Você já fez um teste comportamental ou uma entrevista situacional em que pareciam analisar sua habilidade de se portar em situações e não só o seu conhecimento técnico? Essa análise muitas vezes é feita para identificar habilidades comportamentais dos candidatos.
Se o termo soft skills ainda é estranho para você, saiba que você está no lugar certo. Neste artigo, você terá acesso a um abrangente manual sobre o tópico em questão.
Neste artigo você verá:
O que são Soft Skills?
Soft skills são competências comportamentais. São habilidades interpessoais ou comportamentais que você tem. Elas podem envolver a capacidade de se relacionar com outros sem criar conflitos, trabalhar sob pressão, atuar em equipe, entre outras.
São habilidades que não são necessariamente ensinadas: você não faz uma faculdade para aprender a se relacionar com outras pessoas, ou um curso para trabalhar em equipes. Por isso são tão valorizadas no mercado de trabalho: enquanto habilidades técnicas (hard skills) podem ser ensinadas a um profissional júnior, as soft skills estão relacionadas a traços de personalidade das pessoas e já precisam existir no profissional.
Alguns exemplos de soft skills:
- facilidade de interagir com as pessoas;
- empatia;
- liderança;
- boa capacidade de comunicação.
Qual a diferença entre hard skills e soft skills?
Ao contrário das soft skills, as hard skills são as competências técnicas, tais como:
- graduação em Administração;
- inglês avançado;
- conhecimento de Pacote Office;
- domínio de mídias sociais.
Esse tipo de competência é mais simples de avaliar com um teste, por exemplo. Entende a diferença?
Quais as soft skills mais valorizadas?
Confira a seguir algumas das soft skills mais buscadas e valorizadas pelos empregadores.
1. Comunicação
A capacidade de se comunicar é importante em quase todo tipo de emprego. Ela é extremamente útil para falar com clientes, colegas, chefes ou fornecedores, seja pessoalmente, por telefone ou email.
Quer trabalhar essa soft skill? Veja dicas para melhorar sua comunicação no trabalho.
2. Liderança
A maioria das empresas quer saber se você consegue gerenciar situações e pessoas.
A habilidade de liderança ganha mais relevância quando você está de olho em um cargo com potencial de promoção. Naturalmente, o empregador vai querer saber se você tem o que é preciso para se tornar um líder no futuro.
A capacidade de liderança inclui a capacidade de resolver problemas e conflitos entre pessoas e de inspirar colegas a se engajar em um objetivo maior.
3. Flexibilidade
Tudo muda o tempo todo e empresas com pessoas que se adaptam facilmente têm mais chances de acompanharem essas mudanças. É por isso que ter essa soft skill bem desenvolvida pode ser um diferencial e tanto na sua carreira.
4. Trabalho em equipe
As empresas também procuram pessoas que possam trabalhar bem em equipe.
Algumas habilidades e competências relacionadas ao trabalho em equipe incluem a capacidade de negociar com os outros e aceitar a diversidade. Outra competência relacionada é a capacidade de aceitar e dar feedback.
5. Empatia
Empatia é a capacidade que algumas pessoas têm de se colocar no lugar do outro para entender o que ele está tentando comunicar (mesmo quando ele não encontra palavras adequadas para se expressar).
Essa é uma soft skill importante para crescer na carreira e muito valorizada pelas empresas. Isso porque profissionais empáticos melhoram o ambiente de trabalho e, consequentemente, acabam aumentando o engajamento geral do time.
6. Proatividade
Empresas valorizam a automotivação porque querem pessoas que não dependem de terceiros para encontrar motivos ou estímulos para alcançar seus objetivos. Elas literalmente se automotivam a seguir em frente, independentemente das dificuldades ou do momento econômico.
7. Ética no trabalho
Os empregadores também querem candidatos que trabalhem com ética. Eles entendem que pessoas com essa característica costumam concluir tarefas no prazo, manter o foco e a organização. Além disso, conseguem tanto trabalhar de forma independente quanto seguindo instruções.
Ensinar como manter a ética de trabalho é complicado, então as empresas costumam dar preferência para quem consegue demonstrar essa competência logo no processo seletivo.
8. Pensamento crítico
Não importa qual seja o emprego, as empresas querem pessoas que possam analisar uma situação e tomar a melhor decisão.
Quer você esteja trabalhando com dados, ensinando alunos ou consertando um sistema de aquecimento doméstico, você precisa entender os problemas, pensar criticamente e encontrar soluções.
9. Positividade
Os empregadores estão sempre procurando alguém que leve uma atitude positiva para o escritório. Isso significa que eles buscam funcionários que sejam amigáveis uns com os outros, queiram trabalhar bastante e, geralmente, sejam pessoas agradáveis de se ter por perto.
10. Escuta ativa
A boa comunicação engloba tanto a capacidade de se expressar quanto a de ouvir o que as pessoas dizem. Os empregadores querem funcionários que possam não apenas comunicar suas ideias, mas também saibam ouvir os outros com empatia. Isso é a escuta ativa.
Em trabalhos de atendimento ao cliente, por exemplo, ouvir é uma habilidade particularmente importante.
Importância de desenvolver soft skills
Muitos empregadores consideram ser mais difícil treinar uma pessoa em uma competência comportamental do que em uma competência técnica. Por isso é tão importante desenvolver soft skills.
Muitas vezes, por exemplo, uma empresa pode decidir contratar o(a) profissional com boa capacidade de se relacionar com outras pessoas em vez daquele que tem um nível mais alto de inglês. A regra também vale na hora de considerar um ou outro profissional para uma promoção de cargo.
Como desenvolver soft skills?
Como as soft skills não são técnicas, elas dificilmente serão aprendidas apenas em sala de aula. Para desenvolvê-las, você precisa primeiramente se conhecer bem, saber quais são seus pontos fortes e também os pontos que precisa melhorar para evoluir na carreira.
Confira a seguir os principais passos para desenvolver competências comportamentais.
Busque autoconhecimento
Busque autoconhecimento para identificar quais soft skills você tem e quais precisa desenvolver. Você se relaciona bem com as pessoas no trabalho? Sabe como colocar suas ideias nas reuniões? As pessoas ouvem quando você fala?
Se tiver dificuldade para identificar esses pontos fortes e fracos, peça ajuda de pessoas que trabalham com você. Elas podem ajudar a entender o que você faz bem e o que ainda precisa melhorar.
Faça pequenos treinos
Saia da sua zona de conforto. Você precisa trabalhar melhor em equipe? Participe de projetos em que você será desafiado a fazer isso. É como fazer uma imersão em um idioma. Quanto mais você treinar, melhor.
Participe dos treinamentos da empresa
Se a sua empresa oferecer treinamento em alguma competência que você precisa desenvolver, ela está sinalizando que essa competência é importante para ela.
A dica? Participe sempre que possível. Muitas empresas investem em treinamentos que simulam jogos. São divertidos e eficientes.
Identifique referências
No seu trabalho — ou mesmo fora dele — procure pessoas que sejam muito boas nas competências que você quer desenvolver. Um líder incrível, alguém que se dá bem com todo mundo, aquela pessoa que tem sempre algo positivo (e sensato) para falar mesmo nos momentos mais complicados.
Observe como elas fazem e aprenda com o comportamento delas. Também vale a pena buscar vídeos no Youtube, livros e cursos que ajudem a desenvolver suas competências comportamentais.
Peça feedback
Sempre que estiver se esforçando para melhorar uma competência comportamental, peça feedback para aquelas pessoas que ajudaram a identificar seus pontos fortes e fracos. Pergunte se elas notaram alguma evolução e se podem indicar mais pontos que você possa desenvolver.
Por isso, é importante aprender como pedir feedback e desenvolver seus pontos fracos.
Quer elaborar seu currículo com mais soft skills e outras habilidades? Veja nosso guia sobre habilidades interpessoais!