por Heloisa Valente
fotos por Rogerio Montenegro, arquivo pessoal
Um mercado novo e em constante mudança. Assim pode ser definida a carreira de marketing digital, umas das mais promissoras em termos de contratação e remuneração. Mas afinal, o que faz o segmento ser tão atrativo? Especialistas dizem que as plataformas digitais, além de abrir novos campos de atuação, se tornaram prioridades nas empresas para alavancar vendas, destacar marcas e aprimorar a comunicação com públicos-alvo.
A combinação entre maior demanda e especialização fez crescer os salários e os ganhos em áreas como analista de SEO e mídias sociais, consultor de e-commerce, especialista em mobile marketing, entre outras. Para Anderson de Andrade, presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi), os salários estão acompanhando o avanço das novas carreiras da economia digital. “É um mercado intensivo em conhecimento e cada vez mais os especialistas com visão sistêmica estão sendo requisitados e bem remunerados.”
Pesquisa salarial da entidade, concluída em agosto de 2013, mostra que um analista de SEO ou mídias sociais tem salários médios que variam entre R$ 1,4 mil (júnior) e R$ 3 mil (sênior). No entanto, a remuneração pode ficar bem acima deste patamar quando se agregam cursos de especialização ao currículo. “Ainda existe carência de formação nessas áreas, mas começamos a ver instituições de credibilidade investir em programas atualizados para formação de talentos. Além do mercado privado, o poder público começa a requisitar profissionais experientes em plataformas, mídia, tecnologias móveis e serviços digitais”, diz Andrade (foto ao lado).
Mercado e remuneração em alta
Renato Hideki, gestor de SEO da Goomark, conta que o trabalho da agência é focado em projetos para PMEs. “As organizações perceberam que não dá para ficar fora das redes sociais e que olhar para esse cenário é um investimento”. Ele comenta que monitorar essas mídias deixou de ser opção e virou obrigação. “Há cinco anos, quando ingressei no setor era necessário prospectar clientes. Hoje são eles que nos procuram para desenvolver estratégias porque sabem que o resultado é 100% mensurável”, conta Hideki (foto abaixo).
Ao mesmo tempo em que o mercado reconhece que as carreiras digitais agregam valor ao seu negócio também exige maior qualificação. E nesse quesito, áreas como jornalismo, publicidade e propaganda, marketing e relações públicas ganham novos viés de atuação. “Na Goomark, 90% dos profissionais que trabalham em SEO são desses segmentos. É comum contratarmos pessoas que nunca atuaram em mídias sociais e treiná-las para atuar internamente”, ressalta.
Hideki diz que o salário de um analista de SEO dentro da companhia varia entre R$ 1,6 mil (júnior) e R$ 4 mil (sênior). Mas destaca que os ganhos podem ser bem maiores. “Adotamos o sistema da meritocracia, que remunera os colaboradores de acordo com superação de metas. Assim apostamos na motivação e valorizamos o resultado final com pagamentos extras.”
A estratégia é igualmente usada no departamento de Social Media, sob gestão de Rafael Brito. Ele comenta que a metodologia motiva dois tipos de profissionais: aqueles que pensam em dinheiro imediato e os que são movidos por desafios. “Nos dois casos, o que importa é a superação de metas individuais porque são elas que se transformam em remuneração.”
Na área de mídia social, o salário de um analista varia entre R$ 1,3 mil (júnior) e R$ 4 mil (sênior). “Fluência em idiomas, pós-graduação, MBA e outras especializações são qualificações que agregam valor à atividade e possibilitam maiores ganhos”, destaca Brito (foto ao lado).
E a satisfação do cliente?
Há uma infinidade de itens que podem ser incorporados aos pacotes de gestão de mídia sociais. Otimização de sites, gerenciamento e exposição da marca, canais de vídeos, e-commerce e mobile marketing são alguns deles. E como definir quais métricas devem ser utilizadas em cada caso? A resposta pode ser dada por um consultor em marketing digital, profissional cada vez mais valorizado nas organizações.
Renan Caixeiro, consultor da E-dialog, diz que o trabalho deve ser definido de acordo com as prioridades do cliente. “Produzir conteúdo para web é um campo promissor para os profissionais de comunicação e uma realidade a ser trabalhada pela área de inteligência estratégica das empresas.”