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Como tirar carteira de trabalho? Aprenda!

Para dar os primeiros passos no mercado ou buscar nova oportunidade com carteira assinada, é essencial saber como tirar carteira de trabalho. O documento é fundamental para garantir os seus direitos como profissional no Brasil, e a boa notícia é que o processo ficou muito mais simples e acessível.

Mãos de uma pessoa sob um notebook e uma carteira de trabalho física.

Desde setembro de 2019, a carteira de trabalho digital passou a substituir a antiga CTPS física para facilitar o acesso às informações de trabalho dos brasileiros. Esse documento é essencial para quem deseja atuar com registro formal, garantindo acesso a direitos trabalhistas como férias, 13º salário, FGTS e aposentadoria.

Mas afinal, como tirar carteira de trabalho? Essa dúvida é muito comum, especialmente entre quem está entrando no mercado agora. A boa notícia é que o processo, que antes envolvia filas e papelada, hoje pode ser feito de forma digital, com agilidade e praticidade.

Neste artigo, vamos te guiar pelo passo a passo para tirar sua carteira de trabalho. Entenda quem pode solicitá-la, quais documentos são necessários e como utilizar o app da CTPS Digital. Continue a leitura e confira!

O que é a carteira de trabalho digital

A Carteira de Trabalho Digital é a versão eletrônica da tradicional Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), um dos documentos mais importantes para quem trabalha com registro formal no Brasil.

Ela foi criada para modernizar e facilitar o acesso às informações trabalhistas dos cidadãos. Reúne, em um único ambiente digital, diversos dados importantes, como por exemplo:

  1. Dados de contratos de trabalho;
  2. Vínculos empregatícios;
  3. Salários;
  4. Férias;
  5. Contribuições ao INSS.

Desde 2019, a carteira digital substitui a versão física para a maioria das situações. Ou seja, não é mais necessário apresentar o documento em papel para ser contratado. O empregador faz o registro diretamente no sistema do governo, e o trabalhador pode acompanhar tudo pelo aplicativo ou site.

A CTPS digital tem algumas vantagens em relação à física. As principais delas são:

  1. Todo o processo de solicitação é feito pela internet;
  2. O documento fica pronto mais rápido;
  3. Não paga nada para fazer a sua;
  4. Pode acessar todas as informações sobre seus contratos de trabalho quando quiser; 
  5. Não corre o risco de perder o documento (ou de ele ficar amassado ou molhar, por exemplo).

Disponível gratuitamente para Android e iOS, a CTPS Digital é integrada ao CPF do trabalhador e pode ser acessada com uma conta gov.br. É uma solução prática, segura e alinhada com o novo momento do mercado de trabalho, que valoriza agilidade e conectividade.

Quem pode tirar a carteira de trabalho

Qualquer pessoa a partir de 14 anos de idade pode tirar o documento no Brasil. Veja com mais detalhes quem pode solicitar:

  1. Brasileiros natos ou naturalizados: basta ter um CPF ativo e criar uma conta no portal gov.br;
  2. Estrangeiros com autorização para trabalhar no Brasil: também podem solicitar a carteira, desde que tenham os documentos exigidos pela legislação, como o RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) ou o RNM (Registro Nacional Migratório);
  3. Adolescentes a partir dos 14 anos: podem trabalhar como aprendizes e precisam da carteira digital para firmar o contrato.

Vale lembrar que, atualmente, ela é emitida de forma totalmente digital, o que facilita o processo para qualquer pessoa com acesso à internet e um celular ou computador.

Documentos necessários para tirar a carteira de trabalho

O processo é online e, por isso, os documentos físicos não precisam ser entregues presencialmente. No entanto, é importante ter em mãos alguns deles para realizar o cadastro corretamente.

Os documentos e informações necessárias são:

  1. CPF ativo (Cadastro de Pessoa Física): é o principal identificador da carteira digital;
  2. Número do RG ou outro documento de identificação com foto (como CNH ou passaporte);
  3. Data de nascimento;
  4. Nome completo da mãe (como consta nos documentos oficiais);
  5. Endereço de e-mail válido e número de celular, que serão usados para criar e validar sua conta no portal gov.br.

Importante: se houver divergência de dados ou dificuldades no acesso, pode ser necessário comparecer a uma unidade de atendimento do Ministério do Trabalho para regularização.

Passo a passo para tirar carteira de trabalho digital

A Carteira de Trabalho Digital pode ser feita e acessada via aplicativo no celular, ou pelo site do Governo Federal no computador. Para fazer a sua identificação, basta utilizar o número do CPF do trabalhador.

Com ele em mãos, acesse o site do Governo Federal ou baixe o aplicativo no seu celular. 

Depois, siga o passo a passo:

1. Cadastre-se no portal do Governo 

Antes de obter a sua carteira de trabalho digital, você precisa se cadastrar no portal do Governo. Caso já tenha um cadastro, pule esta etapa e apenas insira CPF e senha cadastrados para ter acesso.

2. Baixe o app da CTPS digital 

Você pode baixar o app da carteira de trabalho digital na Google Play e Apple Store, caso você resolva fazer o procedimento pelo celular.

Caso não possua um celular para baixar o aplicativo, a Carteira de Trabalho Digital pode ser feita através do Portal Emprega Brasil, também utilizando o login e senha cadastrados no gov.br.

3. Insira seus dados pessoais

Preencha suas informações como CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento.

Se você nasceu no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.

4. Aguarde a validação das informações

As informações serão validadas na base de dados do Governo Federal. Em seguida, você responde a cinco perguntas sobre sua vida profissional e previdenciária.

5. Responda o questionário

Depois de responder o questionário, você receberá uma senha temporária que precisará ser trocada no primeiro acesso ao Portal Emprega Brasil ou ao aplicativo.

Como acessar e usar a carteira digital

Para consultar a sua Carteira de Trabalho Digital, siga as etapas abaixo:

  1. Acesse o aplicativo;
  2. Entre na sua conta usando o seu CPF e a senha do site Gov.br;
  3. Na página de Início, aparecem as últimas anotações do documento;
  4. Ao clicar em Contratos, é possível localizar as empresas onde já trabalhou.

Preciso da carteira física?

Atualmente, apenas trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem utilizar a CTPS física.

Por outro lado, recomendamos que, caso você tenha o modelo físico com anotações de empregos passados, guarde-o em algum lugar. O documento se mantém como uma forma de comprovar o seu tempo de trabalho antes de você ter adquirido a versão digital da CTPS.

Dicas importantes

Algumas boas práticas ajudam a garantir um uso mais seguro e eficiente da sua carteira de trabalho digital. Conheça as principais:

Use um e-mail pessoal e atualizado

Ao criar sua conta no portal gov.br, utilize um e-mail que você realmente acesse com frequência. Ele será essencial para recuperação de senha e recebimento de notificações.

Guarde bem sua senha do gov.br

A senha de acesso ao portal gov.br dá acesso não só à Carteira de Trabalho, mas também a diversos serviços públicos digitais. Mantenha-a em local seguro e não compartilhe com ninguém.

Baixe o app oficial

Instale o aplicativo Carteira de Trabalho Digital diretamente da Google Play (Android) ou App Store (iOS). Evite apps de terceiros ou com nomes parecidos, que podem representar riscos.

Verifique se seus dados estão corretos

Assim que acessar sua carteira digital, confira se as informações sobre vínculos empregatícios, datas e salários estão corretas. Caso algo esteja errado, o ideal é procurar o RH da empresa ou abrir uma solicitação no portal gov.br.

Acompanhe atualizações do contrato de trabalho

A cada nova admissão, demissão ou alteração contratual, as informações são atualizadas. É um jeito prático de acompanhar sua vida profissional em tempo real.

A versão física só é necessária em casos específicos

A maioria dos trabalhadores não precisa mais da versão em papel. Mas, em situações como concursos públicos ou registros em órgãos que ainda exigem documentação física, ela pode ser útil como comprovante adicional.

Mantenha seu CPF regularizado

A carteira digital é vinculada ao seu CPF. Se houver alguma pendência com a Receita Federal, pode haver dificuldades no acesso ou no registro de vínculos.

Tenha atenção ao primeiro acesso

No primeiro login no gov.br, você passará por uma etapa de verificação de identidade. Responda com atenção para garantir que seu cadastro seja validado com sucesso.

Fique de olho em golpes e mensagens falsas

O governo não envia links de acesso por SMS ou WhatsApp. Se receber algo suspeito, ignore e sempre acesse diretamente pelos canais oficiais.

Use a carteira como uma aliada na sua carreira

Além de registrar empregos, a CTPS Digital é uma ferramenta de consulta rápida e segura para comprovar experiências, acompanhar direitos e se organizar profissionalmente.

Como vimos, com poucos cliques é possível garantir esse documento essencial para dar início à sua jornada profissional com segurança, direitos e formalização. Ao entender como tirar carteira de trabalho, você se prepara melhor e abre portas para oportunidades com registro em carteira, benefícios garantidos e mais estabilidade.

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