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7 competências mais procuradas pelas empresas

Confira quais competências comportamentais podem fazer a diferença durante o processo de seleção

Ao se candidatar a um emprego, muitas pessoas tendem a enfatizar suas competências técnicas, que geralmente podem ser definidas e medidas de forma objetiva. No entanto, para mostrar que você é o candidato ideal para a vaga é preciso mostrar que você também possui as competências comportamentais mais procuradas – chamadas soft skills – mais valorizadas pelas empresas. Essas competências são mais difíceis de definir e medir, mas são elas que ajudam o profissional a interagir com outras pessoas no local de trabalho. Confira quais são elas segundo Mike Steinerd, diretor de recrutamento da Indeed, e avalie como você está em cada uma.

Quais são as competências mais procuradas pelas empresas

1. Trabalho em equipe

Saber atuar como o jogador de um time é uma das principais competências procuradas pelas empresas. E isso significa não apenas ser cooperativo, mas também demonstrar habilidades de liderança quando necessário.

2. Flexibilidade

As empresas veem pessoas com essa competência como um bem extremamente valioso. Isso porque, como elas conseguem se adaptar a qualquer situação, são confiáveis para entregar o que deve ser entregue, mesmo nas condições mais adversas.

3. Comunicação eficaz

Saber se comunicar é primordial para praticamente todo tipo de trabalho. E essa competência inclui saber se expressar, saber ouvir e usar até mesmo a linguagem corporal apropriada.

4. Desenvoltura para resolver problemas

Não importa qual seja a sua profissão, a capacidade de resolver problemas com desenvoltura é crítica sempre que situações inesperadas aparecem.

5. Aceitar feedback

Quem consegue não apenas aceitar um feedback, mas também aplicar o que ouviu para promover seu desenvolvimento profissional tende a evoluir na carreira e, claro, também ajudar a empresa a atingir seus objetivos.

6. Autoconfiança

Para ter autoconfiança, claro, é preciso ter também conhecimento técnico e habilidades para desenvolver sua função. Profissionais que têm autoconfiança e capacidade reconhecida inspiram confiança de colegas, chefes e subordinados.

7. Pensamento criativo

A capacidade de encontrar soluções ou alternativas para tudo é imensamente valorizada pelas empresas porque impulsiona a inovação e aumenta a eficiência.
Uma dica, para fazer o recrutador saber que você tem as competências comportamentais que ele busca, é mencioná-las no currículo ou na carta de apresentação. Use exatamente os mesmos termos descritos no anúncio da vaga para que seu currículo seja encontrado pelas ferramentas de busca. Quando for selecionado para a entrevista, prepare alguns exemplos práticos que demonstrem de que forma você já utilizou essas competências comportamentais.