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Descubra o que a empresa espera de você

Comprometimento com o negócio está no topo da lista de qualificações

por Heloisa Valente

Quando buscamos uma oportunidade no mercado de trabalho sabemos, ou pelo menos temos ideia, daquilo que queremos da nova empresa onde vamos atuar. Isso vale para o ambiente corporativo, salários, benefícios, plano de carreira e o desenvolvimento profissional. Mas e o contrário? Como saber o que a empresa espera de você?

Jaqueline Weigel, diretora executiva da Weigel Coaching, diz que no topo da lista de qualificações que o profissional precisa ter está o comprometimento. “Empresas de todos os portes e em qualquer área querem que seus colaboradores sejam comprometidos com o negócio da companhia. Só há espaço para quem esteja disposto a contribuir junto”, afirma.

Mas o que acontece, muitas vezes, é que já na entrevista de trabalho o RH da empresa não é claro sobre o que espera daquele profissional para a vaga aberta. Nesse caso, vale o questionamento de detalhes do cargo como tarefas cotidianas, formação da equipe, objetivos da função e entendimento do negócio corporativo. “Com essas informações fica mais fácil descobrir seus talentos e limitações para tal oportunidade e até projetar cenários para o qual você possa estar disposto ou não.”

Já dentro da companhia, o direcionamento do trabalho pode vir de muita conversa com o chefe, o gestor e os outros colaboradores. “O feedback é a ferramenta mais importante para o alinhamento das tarefas rumo a um objetivo comum”, diz. Essa avaliação permanente, mesmo que informal, serve de base para a estratégia global da equipe. “Pró-atividade é sempre bem-vinda e desejada”, completa.

Pilares fundamentais
Jaqueline avalia que nenhuma empresa mantém em seu quadro de colaboradores profissionais que ligam o piloto automático para desempenhar suas tarefas e explica que a coragem para perguntar e até questionar são características cada vez mais valorizadas. Aliado a isso, ela ressalta três habilidades que devem fazer parte do perfil profissional: velocidade, qualidade e inovação.

Combinando todas essas questões, diz ela, descobrir se estamos indo ao encontro do que a empresa espera da gente é um processo mais fácil. “Vale lembrar que cada profissional é responsável por suas escolhas e tem o poder de trilhar a rota de sua carreira. Essa é uma característica pessoal e que deve ser sempre avaliada”, comenta.

A persistência em busca do aprimoramento do trabalho é outro ponto importante. Segundo a coach, refletir sobre o andamento das coisas é atitude que ajuda na direção da carreira. “Saber o que se quer e aonde quer chegar são objetivos que muitas vezes não estão claros para o profissional. Então, é hora de repensar a realidade na qual estamos inseridos para perceber se o que oferecemos vai ao encontro do que a empresa quer e, mais ainda, se está alinhado ao que queremos para a carreira.”