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Como as empresas buscam seu currículo no VAGAS

Entenda como é feita a triagem e prepare seu cv para aparecer no resultado das buscas

mulher negra sentada em frente ao computador

Quem quer ser encontrado pelos recrutadores, precisa saber como as empresas buscam currículo no VAGAS para preencher todos os campos da melhor forma.

Afinal de contas, o recrutamento online tem feito cada dia mais parte de nossa rotina.

Para compreender esse caminho, conversamos com Renan Batistela, especialista de treinamento da VAGAS ajudando as empresas que utilizam a ferramenta. Confira abaixo:

Passo a passo: como as empresas buscam currículo

As empresas clientes da VAGAS definem critérios específicos para selecionar currículos de profissionais que se candidataram às suas vagas.

Renan explica que, de forma geral, elas procuram pessoas que tenham match com os critérios especificados. Entenda como elas fazem isso e prepare seu currículo para aparecer no resultado das triagens. 

1. Definição de critérios

Para começar essa seleção, a empresa define critérios que são filtros para a primeira triagem. Entre eles estão objetivo profissional, idioma, formação e palavras-chaves, por exemplo. “A ferramenta da VAGAS oferece mais de cem critérios de seleção, mas nem todos são utilizados pelas empresas, pois depende de cada vaga”, afirma Renan.

2. Definição de relevância

As empresas também definem a relevância para cada critério de seleção. São três opções: 

  • necessário, que funciona como filtro e exclui os candidatos que não dão match nesse campo;
  • importante, desejável e interessante, que não exclui candidatos, mas pode dar mais relevância aos que atendem ao critério;
  • indiferente: que desconsidera o critério no resultado da busca.

Por exemplo, se a vaga que você quer conseguir tem o critério “inglês fluente” como necessário e você tem apenas “inglês intermediário”, seu currículo poderá ser desclassificado do processo seletivo.

Por outro lado, se esse critério foi apenas “importante, desejável e interessante”, no resultado da busca o seu currículo aparecerá depois dos currículos dos candidatos que falam fluentemente o idioma e antes daqueles que têm nível básico.

Se o critério for indiferente, ele não terá impacto algum sobre o resultado da busca feita pelo recrutador.

3. Utilização de palavras-chave

Os textos-chaves utilizados nessa triagem são as palavras que o recrutador inclui para encontrar o candidato que está procurando. Ou seja, são palavras-chave que precisam aparecer no currículo. O conhecimento de uma ferramenta específica ou uma competência dispensável, por exemplo.

O próprio anúncio da vaga costuma dar dicas sobre as palavras essenciais que devem estar nos campos do seu formulário. “Procura-se profissional com capacidade de liderança, boa comunicação, inglês avançado e experiência de 1 a 3 anos no cargo de analista de marketing”. Entende? 😉

4. Termos técnicos

Renan explica ainda que, entre as palavras-chave indicadas pelo recrutador, estão alguns termos técnicos específicos de cada função. Como ele trabalha na área de treinamento, no seu caso é importante que os termos “plataforma de ensino a distância” e “LMS” (abreviação de learning management system) apareçam no currículo.

“Pense quais são essas palavras específicas e indispensáveis para a sua função e certifique-se de que elas estão escritas da forma correta nos campos do currículo”, recomenda.

É importante entender que existe uma grande diferença entre o currículo impresso e o online. Enquanto o primeiro precisa ser resumido, o segundo deve ser preenchido da forma mais completa possível. “Não omita informações, preencha tudo o que for importante, mesmo que pareça muito óbvio ou básico”, recomenda Renan. 

Aproveite as dicas e revise seu currículo agora mesmo para checar se ele está pronto para ser encontrado pelo recrutador. Boa sorte! ☺

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