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Quais devem ser as informações adicionais no currículo para melhorar suas chances?

O campo de informações adicionais no currículo, também chamado de informações complementares, deve ser preenchido de forma estratégica para trazer bons resultados. Veja como.

por Thayane Fernandes*

O campo de informações adicionais do currículo, também chamado de informações complementares, existe para que você possa inserir realizações profissionais que não cabem em outras partes do currículo, como cursos de curta duração, intercâmbio, voluntariado etc. Veja neste artigo como preenchê-lo de forma correta e atrativa.

O que inserir no campo de informações adicionais do currículo?

  • Certificações técnicas ou de proficiência em outro idioma que estejam dentro da validade (Google Analytics, TOEFL…);
  • Registro no Conselho Regional de sua classe (OAB, CREA, COREN…);
  • Reconhecimentos / Prêmios;
  • Experiências com trabalho voluntário*;
  • Palestras ou cursos de curta duração (menos que 40 horas)*;
  • Habilitação / Carro Próprio (apenas se sua profissão exigir e se você possuir);
  • Suas “disponibilidades” de horário, de viagens, de mudança etc.

*não esqueça de incluir nome da instituição, data de início e término e suas atividades.

Exemplos de inserção de informações complementares no currículo

Cargo do anúncio de emprego: Jovem Aprendiz

Incorreto:

O único problema é que eu ainda estou estudando. 

Correto:

  • Conhecimento nível intermediário do pacote office (Excel, PowerPoint e Word).
  • Curso “A Arte de Encantar o Cliente” (8 horas, SENAC) – jul/2018
  • Disponibilidade à partir das 13h, pois estudo pela manhã

Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo

Incorreto:

Conhecimento intermediário em softwares da minha área

Correto:

  • Conhecimento intermediário no sistema de ERP da TOTVS
  • Conhecimento intermediário no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word)
  • Curso “Apresentação do Sistema Tributário” (5 horas, FGV) – mai/2018

Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno

Incorreto:

Estou estudando inglês

Correto:

  • Inglês nível intermediário – cursando na Wise Up aos sábados
  • Conhecimento avançado com softwares de ERP (TOTVS e SAP)
  • Conhecimento avançado em Excel

Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos

Incorreto:

Falo inglês muito bem e já viajei

Correto:

  • Conhecimento avançado em PowerPoint e Excel
  • Inglês fluente (TOEFL)

O campo de informações adicionais do currículo é onde você adiciona aquilo que for relevante sobre você, para a vaga buscada, e que não coube nas demais partes já preenchidas. É uma boa área para falar de interesses pessoais e hobbies que façam sentido, ou para adicionar alguma soft skill que atenda a demandas da vaga.

Você pode até colocar informações como a disponibilidade em se mudar e viajar a trabalho, explicar experiências pessoais que complementam as profissionais e mais.

Atente-se apenas para garantir que as informações complementares adicionadas sejam sucintas, diretas, e tenham relação com os requisitos da vaga. E se quiser melhorar ainda mais seu CV, veja como atualizar seus idiomas no currículo

*Thayane Fernandes, autora do post, começou sua carreira como recrutadora e se especializou em Marketing e Mídias Digitais. Ela escreve artigos sobre carreira e trabalhou na VAGAS.com entre 2013-2019.