por Thayane Fernandes*
O campo de informações adicionais do currículo, também chamado de informações complementares, existe para que você possa inserir realizações profissionais que não cabem em outras partes do currículo, como cursos de curta duração, intercâmbio, voluntariado etc. Veja neste artigo como preenchê-lo de forma correta e atrativa.
O que inserir no campo de informações adicionais do currículo?
- Certificações técnicas ou de proficiência em outro idioma que estejam dentro da validade (Google Analytics, TOEFL…);
- Registro no Conselho Regional de sua classe (OAB, CREA, COREN…);
- Reconhecimentos / Prêmios;
- Experiências com trabalho voluntário*;
- Palestras ou cursos de curta duração (menos que 40 horas)*;
- Habilitação / Carro Próprio (apenas se sua profissão exigir e se você possuir);
- Suas “disponibilidades” de horário, de viagens, de mudança etc.
*não esqueça de incluir nome da instituição, data de início e término e suas atividades.
Exemplos de inserção de informações complementares no currículo
Cargo do anúncio de emprego: Jovem Aprendiz
Incorreto:
O único problema é que eu ainda estou estudando.
Correto:
- Conhecimento nível intermediário do pacote office (Excel, PowerPoint e Word).
- Curso “A Arte de Encantar o Cliente” (8 horas, SENAC) – jul/2018
- Disponibilidade à partir das 13h, pois estudo pela manhã
Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo
Incorreto:
Conhecimento intermediário em softwares da minha área
Correto:
- Conhecimento intermediário no sistema de ERP da TOTVS
- Conhecimento intermediário no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word)
- Curso “Apresentação do Sistema Tributário” (5 horas, FGV) – mai/2018
Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno
Incorreto:
Estou estudando inglês
Correto:
- Inglês nível intermediário – cursando na Wise Up aos sábados
- Conhecimento avançado com softwares de ERP (TOTVS e SAP)
- Conhecimento avançado em Excel
Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos
Incorreto:
Falo inglês muito bem e já viajei
Correto:
- Conhecimento avançado em PowerPoint e Excel
- Inglês fluente (TOEFL)
O campo de informações adicionais do currículo é onde você adiciona aquilo que for relevante sobre você, para a vaga buscada, e que não coube nas demais partes já preenchidas. É uma boa área para falar de interesses pessoais e hobbies que façam sentido, ou para adicionar alguma soft skill que atenda a demandas da vaga.
Você pode até colocar informações como a disponibilidade em se mudar e viajar a trabalho, explicar experiências pessoais que complementam as profissionais e mais.
Atente-se apenas para garantir que as informações complementares adicionadas sejam sucintas, diretas, e tenham relação com os requisitos da vaga. E se quiser melhorar ainda mais seu CV, veja como atualizar seus idiomas no currículo
*Thayane Fernandes, autora do post, começou sua carreira como recrutadora e se especializou em Marketing e Mídias Digitais. Ela escreve artigos sobre carreira e trabalhou na VAGAS.com entre 2013-2019.