Home > Carreira > Evolução profissional > O que é planejamento de carreira (e por onde você deve começar)

O que é planejamento de carreira (e por onde você deve começar)

O plano de carreira é a organização do caminho profissional que deve ser seguido para atingir os patamares que um trabalhador deseja.

Planejamento de carreira é um processo que inclui você conhecer seus pontos fortes e fracos, pesquisar o mercado de trabalho, saber onde você quer chegar e quando que passos precisa seguir para fazer isso acontecer. Neste post, vamos falar sobre a importância de planejar a sua carreira e como fazer esse planejamento da melhor forma. 

Por que fazer um planejamento de carreira

O planejamento de carreira é importante porque ajuda a enxergar quais passos você precisa dar na sua carreira para alcançar seu principal objetivo profissional no prazo que você determinou. 

Por exemplo, se hoje você for um analista de dados, mas seu grande objetivo for se tornar diretor de BI, você deve estruturar seu planejamento de carreira com um passo a passo do que precisa fazer e aprender para chegar lá. 

Como começar seu planejamento de carreira

Para fazer um planejamento de carreira eficiente você precisa encarar essa tarefa com seriedade, como se fosse um job que está fazendo por você mesmo. Esse planejamento deve seguir 6 passos principais que detalhamos logo abaixo. 

1. Autoconhecimento

Fazer uma avaliação detalhada de seus pontos fortes, suas preferências de estilo de vida e de trabalho, paixões e necessidades financeiras é um passo vital – embora muitas vezes esquecido – no planejamento das várias trajetórias de carreira em potencial que você tem para desenvolver.

Para entender o tipo de trabalho que mais combina com você, é importante saber quem você é como pessoa e que tipo de profissional você quer ser. 

Para ajudar, se necessário, você pode buscar algum serviço de aconselhamento individualizado ou algum instrumento de diagnóstico de personalidade ou interesse que, mais conhecido como “teste de personalidade”, é um tipo de questionário online em que você passa de 20 a 30 minutos apontando alternativas de sua preferência. Esse tipo de aconselhamento é normalmente fornecido por orientadores de Ensino Médio, centros de carreira universitária e centros de emprego ou programas de treinamento profissional.

2. Pesquisa

Depois de entender o que você quer fazer no trabalho e quais habilidades tem a oferecer aos empregadores, o próximo é começar sua pesquisa.

Faça uma avaliação minuciosa das descrições das vagas que interessam a você e verifique quais são os requisitos para essas posições. Avalie, por exemplo, que tipo de experiência é exigida e por onde um profissional precisa passar até chegar ali. Essa coleta preliminar de informações pode ser feita online – nos anúncios da VAGAS.com.br, por exemplo.

Em seguida, tente conversar com o maior número de pessoas envolvidas em trabalhos que sejam do seu interesse. Nessas conversas é que você vai conseguir entender melhor a realidade de cada função e da forma como deve se preparar para ela, incluindo requisitos de educação continuada ou estudos de pós-graduação.

3. Qualificação

Este é um passo recorrente no planejamento profissional. Você sempre deve acompanhar as necessidades e as tendências da área em que atua (ou quer atuar) e investir em cursos, formação e qualificação para continuar progredindo profissionalmente. 

4. Experimentação

Estágios e empregos de meio período são uma excelente maneira de experimentar algumas funções, observar o trabalho de outras pessoas, entender quais seriam suas responsabilidades no lugar delas e avaliar o ambiente profissional no mundo real.

5. Tomada de decisão

Neste ponto do processo de planejamento de carreira, você precisa tomar decisões sobre questões como mudança de cidade (você estaria disposto a mudar para conseguir o emprego dos seus sonhos?) e análise de custos (você pode se dar ao luxo de fazer um trabalho mal remunerado ou será necessário encontrar trabalho não tão satisfatório pessoalmente mas que ofereça um bom salário e benefícios de saúde?).

6. Busca de vaga

O quinto passo é começar sua busca de emprego.  É importante fazer contato com outros profissionais, identificar empresas em que você quer trabalhar, criar uma carta de apresentação, atualizar o currículo e se preparar para entrevistas de emprego.

7. Emprego

Finalmente, após todo esse processo de autoavaliação, pesquisa, inscrição e entrevista, você deve receber e aceitar uma proposta de emprego. Este ponto marca o início da sua carreira. O planejamento, no entanto, não acaba aqui. É preciso atualizar e melhorar o plano continuamente até chegar onde você quer estar. 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.