Recentemente, a Vagas.com encomendou uma pesquisa à Mira Consultoria e Pesquisa, para compreender como é a jornada de busca por emprego de milhares de profissionais. Quais são seus principais desafios, sentimentos e expectativas. Foram dois meses de muito trabalho, com a participação de quase 3 mil pessoas, em duas etapas, uma pesquisa quantitativa e outra qualitativa.
A fase quantitativa coletou dados online entre 23 de abril e 5 de maio de 2025, via redes sociais da Vagas.com e na própria plataforma e contou com a valiosa participação de 2.827 respondentes. Já a fase qualitativa, realizada por meio de grupos focais em Minas Gerais, São Paulo e na Região Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina), onde os participantes não sabia quem havia contratado a entrevista, mergulhamos nas percepções, emoções e experiências de 27 profissionais, com idades entre 18 e 44 anos, abrangendo desde iniciantes até cargos de liderança.
Acreditamos que todos esses dados, a partir da experiência concreta de milhares de profissionais é a chave para aprimorar nossos serviços e entender, de fato, o que acontece no mercado de trabalho. E agora, temos o prazer de compartilhar os resultados!
Quem participou da pesquisa quantitativa? Segundo dados coletados na pesquisa quantitativa temos muito a comemorar: a experiência de uso da nossa plataforma Vagas.com foi bem avaliada, com 61% dos usuários que a consideram “Fácil” ou “Muito fácil e intuitiva” para preencher o currículo, buscar vagas e se candidatar. Os pontos fortes mais citados foram a qualidade e diversidade das vagas (822 menções) e a facilidade de uso (349 menções).
A pesquisa revela que a maioria dos respondentes está desempregada e em busca de uma nova oportunidade de trabalho, correspondendo a 60% do total. Adicionalmente, um número expressivo de 29% dos participantes já se encontra empregado, mas continua buscando ativamente por novas posições, o que demonstra a relevância da plataforma também para o monitoramento de carreira.
O perfil demográfico desta amostra é diverso, composto majoritariamente por mulheres (58%), com a maior concentração de idade nas faixas de 35 a 44 anos (30%) e de 45 a 54 anos (29%). Sobre o nível de escolaridade, 41% dos participantes possuem pós-graduação. No que tange à cor ou raça, 41% dos entrevistados se declaram brancos, 40% pardos e 17% pretos.
Angústia: falta de feedback das empresas – A pesquisa quantitativa revelou que 31% dos respondentes consideram a “Falta de feedback das empresas” como sua maior dificuldade nos processos seletivos.
A Vagas.com foi pioneira ao criar em seu ATS um sistema de automação de mensagens para que as empresas possam se comunicar com todos os participantes de seus processos seletivos, informando fase a fase quem passou a cada etapa, inclusive se a vaga já foi fechada. É importante ressaltar que a responsabilidade de informar os motivos pelos quais um candidato não foi contratado é somente das empresas. E trata-se de uma boa prática de employer branding no universo corporativo.
Conteúdo e Comunicação: A maioria dos usuários (59,4%) disse atualizar o currículo sempre que há uma novidade em sua carreira. Também gostariam de receber mais apoio na busca por emprego, principalmente com informações sobre o mercado de trabalho (33%), cursos (25%) e e-book, com 20%. O e-mail (46%) e o WhatsApp (36%) são os canais preferidos para receber comunicados sobre vagas e outras informações relacionadas à busca de emprego.
Inteligência Artificial: Há uma boa receptividade ao uso de IA nos processos seletivos, com 47% (32% positivo e 15% muito positivo) dos entrevistados tendo uma visão favorável. No entanto, 32% se mostraram neutros, o que sugere um espaço para maior comunicação sobre o tema. A maioria dos usuários (61%) gostaria de receber ajuda de inteligência artificial para elaborar seu currículo.
Resultados da pesquisa qualitativa – Diferente da pesquisa quantitativa, os participantes dos grupos focais foram recrutados pela Mira Pesquisa e participaram sem saber que uma encomenda da Vagas.com. O objetivo foi extrair informações com o máximo de isenção.
Quando solicitados a definir sua jornada profissional em uma única palavra, os sentimentos variaram de acordo com a senioridade. Profissionais em início de carreira tendem a usar palavras que refletem o peso emocional do momento, como “ansiedade”, “desafio” e “exaustão”. Por outro lado, profissionais de nível sênior e de liderança focam em termos ligados à atitude e competências, como “comprometimento”, “determinação”, “foco” e “superação”. Isso sugere que, com a experiência, a perspectiva se volta mais para a ação e a resiliência.
Frustração com feedback dos processos seletivos – Assim como a pesquisa quantitativa, a falta de retornos das empresas sobre os processos seletivos foi destaque por praticamente todos os participantes.
Sobre a Inteligência Artificial, a tecnologia é vista com receio, porque, segundo suas perspectivas, elas dificultam a chegada até a avaliação humana. No entanto, a IA no recrutamento é bem avaliada quando combinada com a ação humana. Alguns profissionais disseram utilizar IA para adaptar seus currículos às vagas. A maioria dos participantes também disseram utilizar palavras-chaves para potencializar seus CVs nos processos de triagem.
Profissionais de nível médio e lideranças reclamaram da distância entre o que as empresas solicitam em suas descrições de vagas e o valor oferecido, que em suas opiniões, não são compatíveis com seus níveis de experiência e senioridade e os salários oferecidos.
Equipe Vagas.com