por Aline Lima*
Olá! Sou Aline Lima, Supervisora de Carreiras do Ibmec RJ. Trabalho apoiando alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação a terem sucesso e conquistar o seu espaço profissional por meio de um plano de carreira.
Uma grande lição entre os jovens que têm sucesso e se destacam é que eles são protagonistas da sua história.
Quando eu tinha 24 anos, me formei em Veterinária, mas me dei conta de que eu não seria uma profissional comum. Não foi fácil, mas uma certeza me dava força para mudar: eu sabia que não estava feliz com minhas escolhas! De forma intuitiva, virei todo o foco para me conhecer melhor e, assim, alcancei o tão falado autoconhecimento. Levou um tempo para reconhecer meus valores, os talentos que havia desenvolvido, meus sonhos e a minha missão.
Como cheguei até aqui? Estudando, me conhecendo, e planejando a minha trajetória profissional. Hoje vivo um grande momento!
Agora quero compartilhar com vocês algumas dicas de orientação profissional que me ajudaram a conquistar meus objetivos profissionais.
Neste artigo você verá:
4 passos para começar a fazer seu plano de carreira
1. Descubra quem você é
A primeira grande dica para tomar as rédeas da sua carreira é saber quem você é, o que já viveu e o que desenvolveu de valioso em suas experiências.
Esse foi o meu primeiro passo. Em seguida, tive que viver plenamente a transição. Eu já sabia o que não desejava e o que me fazia feliz, então era hora de me encontrar no novo mundo profissional.
Meus questionamentos mudaram: será que desejo mudar totalmente de profissão? Será que devo fazer outra faculdade? O que me fortalecia era saber os meus pontos fortes. Para trabalhar os meus pontos de desenvolvimento comecei uma etapa de pesquisa: Quem eu admirava? Que livros essas pessoas liam? Em que elas se graduaram? Quais cursos elas faziam?
2. Conheça seus pontos fortes
A segunda grande dica é entender que consciência gera liberdade para enxergarmos os próximos passos. Identificar nossas fortalezas e pontos de desenvolvimento ajuda na visão do caminho de transição.
No meu caso, pesquisei, estudei e agi! Quando fiz o meu primeiro curso de Liderança com ferramentas de coaching, olhei o palestrante e pensei: é isso! É assim que desejo viver o meu propósito!
Entrei na tão sonhada estratégia para o sucesso e mudei. Fiz a minha primeira formação de Coaching e comecei a ter a certeza de onde desejava estar.
3. Reconheça o seu propósito
A terceira grande dica é que, quando nosso propósito é vivido e reconhecido, ninguém mais é capaz de segurar nosso crescimento profissional e pessoal!
Sabe qual é o meu propósito? É apoiar você a viver o seu!
Foi assim que tomei as rédeas da minha vida e da minha carreira (e olha que foram 12 anos até chegar aonde estou). Hoje sou Supervisora de Carreiras Ibmec, pois uni os recursos e as competências adquiridas, fortalecendo meus talentos. Hoje vivo o que planejei e sonhei: levar às pessoas, por meio de palavras faladas ou escritas, a vontade de viver com o coração vibrante uma profissão em equilíbrio com a vida!
4. Tente novamente (sempre)
A última grande dica é realinhar e persistir! Não deu certo? Tente novamente! Reveja sempre seus pontos fortes e o aprendizado. Deu certo? Uhul! Mais uma meta, um objetivo traçado e alcançado.
Realizar uma gestão de carreira com sucesso é um planejamento contínuo e deve fluir como toda relação com a vida!
Autoconhecimento gera ação, que gera liberdade e conquistas. Isso é sorte? Não! É você sendo protagonista da sua história!
Veja mais dicas de gestão de carreiras na live feita em parceira com o Ibmec em nosso Facebook.
*Aline Lima é supervisora de carreiras Ibmec e Coach. Este texto é um publieditorial.
Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.