Home > Busca de emprego > Processos seletivos > 7 motivos explicam por que você ainda não foi contratado

7 motivos explicam por que você ainda não foi contratado

Veja como resolver alguns erros muito comuns

Você está empenhado em procurar emprego, acompanha os anúncios de vagas, faz inscrição nos processos seletivos com todo cuidado, mas até agora nada de conseguir um emprego. Se esta é a sua situação, é bem possível que esteja se perguntando por que você ainda não foi contratado. A boa notícia é que temos algumas respostas. Vamos a elas? 

Por que você ainda não foi contratado 

Se você está buscando trabalho há algum tempo, mas ainda não teve sucesso, este é o momento de fazer uma pausa para entender por que isso está acontecendo. 

A seguir nós apresentaremos alguns motivos que podem emperrar a busca por emprego nas mais variadas áreas. Nossa dica é que você leia atentamente cada item para entender se seu caso se encaixa em algum deles. 

1. Você está procurando emprego no lugar errado

Procurar emprego apenas nas redes sociais pode ser não a estratégia mais eficiente do mundo. Além das redes, você deve focar esforços em sites especializados, como o VAGAS.com.br, nas páginas de Carreiras ou Trabalhe Conosco das empresas em que quer trabalhar e em plataformas específicas da sua área de atuação. Além disso, é preciso manter seu currículo sempre atualizado nos sites de emprego – novamente o VAGAS.com.br está entre eles – para que as empresas possam encontrá-lo quando buscarem um profissional como você – ainda que elas não anunciem a vaga abertamente. 

2. Você não está se candidatando a muitas vagas

Procurar emprego é um trabalho e deve ser encarado como trabalho. Isso significa que não adianta enviar currículo uma vez por semana e esperar que o emprego chegue até você. É preciso criar uma rotina e dedicar algumas horas todos os dias à sua busca, o que inclui a procura por vagas, o entendimento dos requisitos, a busca por qualificação (se necessária) e a preparação para uma possível entrevista de emprego, conhecendo técnicas e preparando suas respostas. Para saber como criar essa rotina confira nosso post 6 estratégias para procurar emprego da melhor forma

3. Você não justificou alguma pausa na carreira

Se você tem uma grande lacuna em seu currículo e não explicou objetivamente por que fez essa pausa na carreira, este pode ser o maior obstáculo para você conseguir um novo emprego. Não é um grande problema ter parado de trabalhar para estudar, viajar, recuperar-se de uma doença ou auxiliar algum familiar que precisava dos seus cuidados. O problema é tentar fingir que não aconteceu e deixar o recrutador cheio de dúvidas. Para saber como lidar com essa situação e superar a questão, confira 5 dicas para retornar ao trabalho após pausa na carreira

4. Você é superqualificado ou subqualificado para as vagas 

Quando o mercado de trabalho está desfavorável, é comum que profissionais mais qualificados e experientes aceitem trabalhar em funções abaixo do que tinham anteriormente, inclusive para ganhar menos do que costumavam ganhar em outros momentos. No mercado de trabalho, em geral esses profissionais são considerados “superqualificados para a vaga” e, muitas vezes, não são escolhidos pelas empresas porque passam a ideia de que deixarão o emprego assim que a economia voltar a aquecer ou que uma oportunidade melhor apareça. Contratar uma pessoa custa caro para as empresas. Se este for o seu caso, é preciso construir sua argumentação para convencer a empresa de que você de fato quer o trabalho e pretende se desenvolver ali. Para saber como fazer isso, temos este post completo Superqualificado para a vaga? Veja como conquistá-la.

O contrário de ser superqualificado para a vaga, porém, é ser subqualificado, ou seja, não ter a qualificação necessária para ocupar a função. Se for esse o problema, existem dois caminhos: candidatar-se apenas às oportunidades que você pode preencher as exigências ou buscar mais qualificação enquanto procura emprego. 

5. Você não está acompanhando as mensagens

Quando você se candidata a um emprego, precisa ficar atento a toda comunicação que recebe. Cheque frequentemente seu spam e todas as abas da sua caixa de entrada. É preciso ter certeza de que você não deixou passar nada. E, se realmente não tiver recebido nada, ainda vale a pena enviar um email de vez em quando para perguntar do processo, principalmente se você foi chamado para uma entrevista de emprego. 

6. Você não está se preparando para entrevistas

Você precisa estar sempre preparado para uma entrevista de emprego porque, se o convite vier de um dia para outro, você tem de estar com todas as respostas prontas para mostrar seu potencial e impactar positivamente o entrevistador. Lição de casa: pesquise a empresa, seus concorrentes, a indústria e, é claro, deixe frescos na memória seu histórico profissional e suas principais realizações. Também é importante conhecer as principais perguntas que podem ser feitas e o que o recrutador quer saber com cada uma. Quer ajuda? Aqui: 25 perguntas da entrevista de emprego e suas melhores respostas

7. Você não preencheu o currículo com as palavras certas

Para fazer seu currículo ser encontrado pelas ferramentas de busca e visualizado pelo recrutador, você precisa utilizar algumas palavras-chave específicas, que serão utilizadas pelas empresas que buscam um profissional com as suas características. Esse cuidado deve começar pelo título do cargo que você quer ocupar, que precisa ser descrito com as mesmas palavras e os mesmos termos buscados pelo mercado. Veja como fazer isso utilizando algumas estratégias de SEO (Search Engine Optimization), técnica que ajuda a melhorar o posicionamento das páginas de um site no resultado das ferramentas de busca como o Google, neste post 7 dicas essenciais para seu currículo ser visualizado nos sites de emprego.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.