Quem quer atuar em profissões na área de saúde tem muitas alternativas para avaliar. Neste post, fizemos uma lista das 13 carreiras que estão entre as mais buscadas nessa área.
Confira cada uma e avalie se alguma combina com o que você quer fazer profissionalmente.
Veja também: Tipos de Profissões: Lista com mais de 40 opções de carreiras para conhecer!
13 profissões na área de saúde mais em alta no mercado
Nem só de medicina vive a saúde! Confira alternativas para atuar nessa área — com uma infinidade de opções de especialização.
1. Biomedicina
Biomédico é um profissional de saúde que atua basicamente em laboratório e pesquisa. Sua função é estudar microrganismos que causam doenças e substâncias que possam tratar ou evitar essas doenças.
Seu mercado de trabalho é basicamente formado por hospitais, clínicas e laboratórios de análises. Para quem prefere o mundo corporativo, também há oportunidades na indústria farmacêutica.
2. Educação física
Seu sonho é viver na academia e ainda ganhar para isso? Talvez seja o caso de seguir carreira como profissional de educação física!
O maior mercado para pessoas desta área está mesmo nas academias, mas também há muita oportunidade em escolas, clubes, condomínios, clínicas e spas.
3. Enfermagem
A graduação em enfermagem permite que você atue em muitas áreas, desde estética até geriátrica e obstétrica.
O mercado de trabalho se concentra em clínicas e hospitais, mas também há enfermeiros que prestam serviços nas casas dos pacientes.
4. Esporte
O profissional de esporte estuda para se tornar técnico ou preparador físico de atletas e equipe. Ele pode atuar também na busca de patrocínio ou na gestão da carreira de atletas, por exemplo.
5. Farmácia
A indústria farmacêutica, principal empregador dos profissionais de farmácia, é um mercado forte no Brasil.
Além de trabalhar nessas grandes empresas, o farmacêutico pode atuar em farmácias e UBS, além de pesquisa científica.
6. Fisioterapia
O fisioterapeuta atua na recuperação de movimentos por meio de exercícios e massagens. Ele também trabalha na prevenção de doenças e lesões.
Um fisioterapeuta pode se especializar em uma grande variedade de áreas, que vão desde acupuntura até fisioterapia esportiva e do trabalho, obstetrícia e neurologia.
Seu principal mercado de trabalho está concentrado em hospitais e clínicas de reabilitação.
7. Fonoaudiologia
O fonoaudiólogo trabalha com a comunicação, mais especificamente fala, voz e audição.
Ele pode atuar tanto no setor público quanto privado, em hospitais, clínicas e consultórios. Também existe mercado para ele em escolas e berçários.
8. Gestão em saúde
Esta área fica entre humanas e biológicas porque forma um administrador especializado em serviços e sistemas da área de saúde.
Ele pode atuar principalmente nos serviços de saúde pública e privada, empresas de plano de saúde, laboratórios farmacêuticos e fabricantes de equipamentos médicos.
Em geral, divide o mercado de trabalho com médicos que acabam seguindo uma carreira mais administrativa.
9. Medicina
A profissão de saúde mais tradicional (e concorrida, claro!) é Medicina. Mercado de trabalho não falta para esse profissional, que pode atuar em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e também em consultórios próprios.
A profissão é tradicionalmente bem remunerada, mas também é preciso lembrar que médicos costumam trabalhar intensamente, em longas jornadas e com disponibilidade para emergência.
10. Nutrição
O nutricionista é aquele profissional que trabalha para equilibrar a alimentação das pessoas, seja em hospitais, escolas, hotéis, restaurantes ou consultórios próprios.
Além de atender pacientes que buscam uma vida mais saudável, ele também é fundamental na vida de pessoas que sofrem com diabetes, hipertensão, obesidade e outras doenças que exigem esse tipo de acompanhamento específico.
11. Odontologia
O dentista também é um profissional tradicional da área de saúde, que atua basicamente na saúde da boca, dos dentes e dos ossos da face.
Para ele, também existem inúmeras possibilidades de especialização, como implantodontia (para cirurgias e próteses), odontopediatria, periodontia (que cuida de gengivas e ossos) e até traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial.
Eles podem atuar tanto no setor público quanto em consultórios próprios.
12. Psicologia
Psicólogo é um profissional que atua na saúde mental. Ele pode atuar em diversos mercados, em especial em hospitais, clínicas de recuperação, empresas, escolas e consultórios particulares.
13. Tecnológo em sistemas biomédicos
Este profissional é quem cuida daqueles equipamentos e aparelhos super complexos que fazem parte do dia a dia dos hospitais.
Além de garantir que tudo esteja funcionando, este profissional também trata da compra e instalação desses produtos e do treinamento das pessoas que vão utilizá-los.
Agora que você já conhece várias profissões de saúde, confira as oportunidades para cada uma no VAGAS.com.br. Cadastre seu currículo ou, você já tem um cadastro, atualize-o aqui.