A segurança psicológica no trabalho está relacionada à sensação de pertencimento e tranquilidade para expor ideias, opiniões e forma de ser no ambiente profissional.
Quando você se sente à vontade para discordar de um colega ou propor uma solução fora do comum, por exemplo, você possivelmente esteja vivenciando um ambiente de segurança psicológica no trabalho.
Por outro lado, se você percebe que assume um personagem enquanto está no ambiente profissional porque não se sente à vontade para mostrar quem você realmente é, o mais provável é que seu ambiente de trabalho não ofereça esse tipo de segurança.
Por que a segurança psicológica no trabalho é importante para sua carreira
Profissionais que atuam em ambientes com segurança psicológica em geral tendem a ser mais inovadores e produtivos. Isso porque, em um ambiente seguro, as pessoas não têm medo de expor suas ideias – por mais esquisitas que possam parecer. E, claro, muitas das inovações mais rentáveis para as empresas surgem exatamente de ideias assim, inicialmente estranhas, mas que se comprovam viáveis como negócio, produto ou serviço.
Tanto é verdade que as empresas, quando estão em busca de inovação, começam por tentar estabelecer esse tipo de ambiente de segurança psicológica, abertura a novas ideias e tolerância a erros. Dessa forma, começam a desenvolver algumas oportunidades de mercado apontadas pelos seu profissionais.
O outro fator – a produtividade – está diretamente relacionado à felicidade e tranquilidade que as pessoas têm no trabalho. Um ambiente seguro psicologicamente permite que os profissionais empenhem energia no que de fato precisam fazer. Quando se sente seguro em relação ao ambiente de trabalho, o profissional não precisa, por exemplo, pensar como pode se defender de um colega ou qual é a melhor forma de disfarçar determinadas características da sua vida pessoal.
Como saber se você tem segurança psicológica
Para saber se você está em um ambiente de trabalho em que se sente seguro psicologicamente, você pode se fazer algumas perguntas como estas abaixo.
1. As pessoas perguntam a sua opinião sobre determinados assuntos?
2. Você se sente à vontade para dizer que não concorda com o seu chefe?
3. Você conversa tranquilamente com colegas sobre assuntos variados sem ter de pensar muito antes de falar qualquer coisa?
4. Você costuma pensar em formas de melhorar alguma coisa na empresa e leva essas ideias para seu chefe ou um grupo?
5. Como se sente tranquilo quando encontra alguém do trabalho fora do ambiente da empresa?
Se você respondeu “sim” para a maioria das perguntas, é bem provável que tenha segurança psicológica no trabalho. Se a maioria das respostas for negativa, porém, pode ser o caso de aprofundar o questionamento e descobrir se existe de fato algum problema sério no seu ambiente de trabalho. Vale ressaltar que este não é um teste científico, ok? São apenas perguntas simples que podem indicar alguns sinais de segurança ou insegurança psicológica.