Home > Carreira > Evolução profissional > O que é teste vocacional e como ele pode te ajudar a procurar emprego?

O que é teste vocacional e como ele pode te ajudar a procurar emprego?

Entenda como funciona o processo a avaliação vocacional e como ela pode te ajudar a escolher uma carreira

Conciliar um trabalho que você goste de fazer com algo que seja financeiramente rentável pode ser um desafio. Mas que tal dar o primeiro passo e fazer um teste vocacional? Ele pode ser muito útil na hora de escolher uma profissão para seguir.

Se você ainda não sabe muito bem para que serve essa avaliação, neste post, vamos explicar o que é esse teste, como funciona e de que forma ele pode orientar a sua decisão. Está pronto?

O que é um teste vocacional?

O teste vocacional é uma ferramenta usada na orientação profissional. O instrumento ajuda as pessoas, especialmente quem está finalizando o ensino médio, a entender qual rumo profissional seguir. 

Você deve estar se perguntando: como o teste vocacional vai te ajudar a chegar nessa conclusão tão importante para a sua vida?

A partir de perguntas objetivas, a avaliação vai delinear suas habilidades e características mais fortes. Com base neles, ela define possíveis áreas de conhecimento em que você pode atuar. 

Só para te dar um spoiler, eis alguns exemplos de perguntas que podem aparecer em um teste vocacional: 

  • Gosto de analisar as situações por meio de números, estatísticas e fatos concretos?
  • As pessoas me acham um bom ouvinte? 
  • Eu prefiro abrir mão da minha opinião a criar um conflito entre as pessoas? 
  • Eu valorizo as críticas, sugestões e opiniões dos outros quando são ditas de maneira amigável? 

Como você pode ver, os questionamentos levantados na avaliação mesclam 8 áreas de conhecimento: 

  • Linguística: aborda a habilidade de comunicação oral, escrita e gestual;
  • Lógico-Matemática: destaca se a pessoa tem facilidade para solucionar problemas matemáticos e raciocínio lógico;
  • Espacial: verifica se a pessoa é detalhista e tem uma boa interpretação visual de situações e objetos ao redor;
  • Musical: interpreta se a pessoa tem interesse e habilidades musicais;
  • Corporal-Cinestésica: se a pessoa tem habilidade motora para expressar ideias e sentimentos;
  • Intrapessoal: se a pessoa avaliada tem ou busca o autoconhecimento;
  • Interpessoal: avalia a capacidade de interação com outras pessoas e se as habilidades interpessoais, como a empatia;
  • Naturalista: verifica se a pessoa gosta de temas que envolve ciências naturais tais como geografia e animais

Existe diferença entre teste vocacional e orientação profissional? 

Sabe aquele ditado: o que vem antes, o ovo ou a galinha? Pois é, são dois objetos diferentes, porém relacionados: um não vive sem o outro. 

Em linhas gerais, o teste vocacional é uma ferramenta que vai apontar para possíveis carreiras que podem combinar com as habilidades do avaliado. Trata-se de uma prova simples, sem um aprofundamento muito técnico. Você faz a prova e tem possíveis resultados para serem interpretados. 

Já a orientação profissional é um trabalho mais aprofundado, que necessita de psicólogos especialistas no tema. Esse expert vai te ajudar a desenvolver autoconhecimento. 

Durante o processo de orientação poderá ser utilizado o teste vocacional. . O bom é que você interpretará o resultado da avaliação com a ajuda desse profissional. 

A orientação profissional também vai te ajudar a entender melhor sobre tendências do mercado de trabalho e qual seria a melhor opção de carreira dentro de suas habilidades e necessidades. 

Como funciona o teste vocacional?

O teste vocacional em si é bem simples: você responde a algumas questões (veja os exemplos trazidos no começo desse post) que podem ser de múltipla escolha ou de escala, de zero a cinco, mensurando quanto determinada situação combina com você.

Após o computador processar suas respostas, ele trará o resultado. O teste determinará se você é uma pessoa que gostaria de lidar com dados, ou se prefere trabalhar liderando outras pessoas, por exemplo. 

A diferença deste teste para uma “prova” é que nele não existem respostas certas ou erradas. Existe, sim, a necessidade de você se conhecer para saber qual das respostas é mais adequada para o seu momento, independentemente de você julgar que aquilo seja “certo” ou “errado”. O mais importante é responder com o máximo de sinceridade.

O teste vocacional, em geral, é feito por psicólogos nas escolas, em feiras de profissões e também em seus consultórios ou empresas especializadas. 

Há também muitas opções de testes vocacionais online gratuitos. Nesse caso, tome as seguintes precauções antes: 

  • Faça o teste em um lugar silencioso, onde você não será interrompido;
  • Como já dissemos aqui antes, responda às perguntas com sinceridade, afinal não existe resposta certa ou errada;
  • Após obter os resultados, veja qual é a inteligência (das 8 aqui listadas) que tem mais a ver com você;
  • Pesquise a lista de cursos relacionados ao tipo de inteligência com o qual você mais combina

Quais as vantagens de fazer um teste vocacional?

Você já deve ter visto casos de pessoas que ingressam em um curso universitário e abandonam em poucos meses, certo? A principal vantagem de fazer um teste vocacional é diminuir as chances desse tipo de frustração acontecer.

Além disso, podemos apontar três outros bons motivos para você fazer essa avaliação:

1. Ajuda a determinar pontos fortes, interesses e aspirações

O teste vocacional vai te dar um panorama geral dos seus pontos fortes, seus interesses e aspirações.

A avaliação também vai te ajudar a saber quais são as carreiras que você tem mais chances de gostar e quais áreas vão potencializar ainda mais suas habilidades. Esse é um ponto bem interessante, uma vez que você foca naquilo que você gosta e já tem mais facilidade em desenvolver, criando ainda mais oportunidades para enriquecer seus pontos fortes. 

2. Permite identificar opções e escolhas e entender o mundo do trabalho

O teste fornece uma compreensão do mundo do trabalho. Ele pode mudar sua perspectiva sobre quais carreiras podem estar disponíveis e/ou adequadas às suas necessidades.

3. Trabalha o autoconhecimento

Ao fazer um teste de carreira, automaticamente você descobrirá seus traços de personalidade e como você reage em determinadas situações.

Naturalmente, esse autoconhecimento vai te ajudar a trabalhar algumas situações de alerta, fortalecendo sua inteligência emocional (capacidade de lidar com suas e as emoções dos outros), aumentando assim sua empregabilidade.

Já entendeu a importância do teste vocacional, certo? Não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre suas possíveis habilidades no mercado de trabalho! Após fazer o teste, confira uma lista com os tipos de profissões em alta no Brasil!

Cadastre seu currículo no Vagas.com e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui