Muitos jovens profissionais querem começar a carreira como trainee, mas nem todos entendem de fato o que é trainee e o que as empresas esperam de quem ocupa essa função. Vamos entender?
Neste artigo você verá:
O que é ser um trainee?
O programa de Trainee é voltado para jovens universitários em fase final de graduação ou recém-formados, no qual empresas de grande porte oferecem cargos com remuneração acima da média do mercado e capacitam esses profissionais por um período que varia de 6 a 24 meses, visando prepará-los para assumirem posições estratégicas dentro da organização.
O que é preciso para ser um trainee?
O programa de trainee não tem uma regulamentação própria como o de estágio. Por isso, quem decide o perfil que quer contratar é a própria empresa. Em geral, é requisito estar no último ano da graduação ou ter se formado há no máximo três anos.
Como é ser um trainee?
Ser trainee pode ser interessante para a carreira de qualquer jovem recém-formado, mas não é uma tarefa fácil.
Isso porque, como dissemos, as empresas depositam altas expectativas sobre essas pessoas e, de uma forma ou outra, elas têm de corresponder a tudo isso. É muito comum que os trainees trabalhem incansavelmente durante o programa. Também é comum que exista um clima de competitividade entre os participantes. Afinal, todos querem garantir a permanência na empresa ao final do treinamento.
Vantagens de ser trainee
Quem começa a carreira como trainee pode crescer rapidamente e ganhar um bom salário. Confira essas e outras vantagens menos conhecidas de ser um trainee.
Conhecer diversas áreas e funções da empresa
Trainees muitas vezes trabalham em job rotation, isto é, passando por vários departamentos e realizando várias atividades para acelerar o seu desenvolvimento.
Ter contato com a liderança
Como a ideia é treinar intensamente o profissional com alto potencial, a liderança da empresa costuma estar diretamente envolvida nos treinamentos.
Desenvolver projetos ousados e inovadores
Para demonstrar seu potencial os trainees podem ser convidados a desenvolver projetos importantes para a empresa, que geram muito aprendizado e também muita visibilidade para os participantes;
Começar a carreira com um bom cargo
Ao final do programa, trainees normalmente são promovidos a níveis iniciais de gerência. Ou seja, eles não têm necessariamente de passar pelo cargo de “analista”, que costuma ser a porta de entrada para muitas áreas.
Ter uma remuneração acima da média
Considerando sua idade e tempo de experiência, o programa de trainee costuma oferecer remuneração acima da média.
Para quem serve o programa de trainee?
O programa de trainee serve tanto para a empresa quanto para o jovem profissional.
Para a empresa, contratar trainees para um programa estruturado é uma forma de acelerar o desenvolvimento de profissionais de alto potencial. Com isso, ela também pode alcançar melhores resultados.
Para os jovens, o programa também é interessante por oferecer oportunidade de desenvolvimento rápido de carreira, bom salário, e envolvimento em projetos importantes com participação da alta liderança da empresa.
Qual o salário de um trainee?
O salário de um trainee varia bastante entre áreas, empresas e segmentos. De forma geral, ele costuma ficar entre R$ 4 mil e R$ 6 mil reais, mas essa é apenas uma média, há salários menores e também salários mais agressivos.
Qual o nível hierárquico do trainee
O nível hierárquico do trainee também pode variar de empresa para empresa. Em geral, o trainee costuma ser um profissional que está em treinamento para assumir algum cargo de gestão inicial, como coordenação, mas essa não é exatamente uma regra.
Qual a diferença entre júnior e trainee
O trainee é o profissional que chega à empresa para ser treinado de forma intensa. O júnior, por outro lado, é alguém que já tem alguma experiência de trabalho e começa na hierarquia da empresa, quando ela existe, no nível inicial, sem necessariamente ter de passar por um programa de trainee. Para entender melhor os níveis, confira Júnior, pleno ou sênior: em que nível de cargo você está?.
Como funcionam os processos seletivos de trainee?
Os processos seletivos para trainee costumam ser muito intensos e com várias etapas de seleção.
Os maiores programas chegam a receber mais de 40 mil inscritos, por exemplo.
A seleção começa com critérios elevados para triagem de currículos e normalmente envolve testes de conhecimentos específicos, dinâmica de grupo e entrevista com gestor.
Se você quer conquistar uma vaga de trainee, confira nossos conteúdos específicos:
- 5 passos para entrar em um programa de trainee
- O que fazer na dinâmica de grupo para trainee e estágio
- Quer ser trainee? Evite estes 7 erros muito comuns
Algumas vagas abertas em programas de trainee
Agora que você já sabe o que é trainee e o que fazer para conquistar uma vaga, Confira vagas abertas de trainee! Boa sorte!