Ser trainee é o sonho de muitos jovens profissionais que buscam crescimento rápido e boa remuneração logo no início da carreira. Alcançar esse objetivo não é tão fácil porque a concorrência é grande e, por isso, uma pequena distração pode custar todo o seu empenho. Para que você tenha sucesso, preparamos uma lista dos 7 principais erros que candidatos a trainee cometem durante o processo seletivo. Aprenda com eles e – por favor – não repita o que eles fazem.
Neste artigo você verá:
7 erros que você precisa evitar se quiser ser trainee
- Tentar parecer alguém que não é
- Não estudar a empresa
- Participar de todos os programas que aparecem
- Não interagir com a empresa
- Usar roupa inadequada
- Não conhecer a atuação da empresa
- Não saber vender suas qualidades
Como não cair no jogo dos 7 erros
Não assuma um personagem
“Muitas vezes eles conhecem alguém que foi trainee, um colega ou um tio, e tentam imitar essa pessoa, pensando que se deu certo para ela, vai dar para eles também”, explica Joana Rudiger, ex-gerente de talentos da Unilever e atual presidente da Enactus Brasil. Sua dica é não forçar a barra tentando representar um personagem porque quem faz a seleção tem experiência suficiente para perceber a encenação. “Pior que isso, quem tenta imitar alguém que tem pontos fortes diferentes dos seus acaba não mostrando suas verdadeiras qualidades.”
Estude tudo sobre a empresa
Outro erro muito frequente, que poderia ser evitado facilmente, é o de chegar à seleção sem conhecer bem a empresa e o contexto em que ela está inserida. “Olhar o site da empresa é básico, mas é preciso também acompanhar o noticiário econômico, pelo menos, para saber em que momento a empresa e o setor em que ela atua estão, se o mercado está favorável ou não”, explica.
Selecione alguns programas
O terceiro erro que Joana aponta é participar de dez ou vinte processos de seleção e confundir os contextos e cenários das empresas ou, pior, achar que é tudo a mesma coisa. “O programa não é o mesmo para uma indústria química, uma empresa de bens de consumo, uma multinacional brasileira e uma estrangeira”, diz ela. “É preciso conhecer verdadeiramente o lugar para o qual você está se candidatando.”
Tente interagir com a empresa
Em tempos de redes sociais, outro erro clássico é não interagir com a empresa em que você quer trabalhar. A Unilever, por exemplo, tem um canal no Facebook especialmente dedicado aos jovens que querem trabalhar na empresa. “Queremos que os candidatos façam perguntas, conheçam de fato a empresa para saber se combinam com ela ou não”, afirma.
Escolha uma roupa adequada
Outro erro, também decorrente de não conhecer a empresa e a sua cultura, é chegar vestido inadequadamente para uma entrevista, por exemplo. “Claro que não vamos eliminar um candidato só porque ele veio de terno, mas isso demonstra que ele não pesquisou nada sobre a empresa, que não sabe que ninguém aqui usa gravata”, diz Joana. Uma dica para conhecer o dresscode da empresa é checar o site, fotos, vídeos dos profissionais que trabalham lá.
Conheça a atuação da empresa na sua região
Mais uma gafe que os candidatos a trainee costumam cometer é não conhecer a atuação da empresa na sua região. “Quando chega um candidato do Nordeste que não sabe que temos várias fábricas em Pernambuco, ele certamente perde pontos com isso.”
Conheça e aprenda a vender suas qualidades
Por fim, muita gente também escorrega na hora de falar sobre seus pontos fortes porque não leva exemplos práticos para comprovar o que estão dizendo. “Um ótimo vendedor é o que conhece bem o produto e, na entrevista, o produto é o próprio candidato”, diz Joana. Isso significa que se você acha que é bom em trabalho em grupo, tem de apresentar situações em que essa competência foi comprovada. Seja na faculdade, no clube ou entre amigos, se você ainda não tiver experiência profissional.
Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.