por Guss de Lucca
fotos por Ailton de Oliveira
Até pode acontecer de um profissional talentoso, experiente e cheio de energia bater na porta de uma empresa e se candidatar a uma vaga que se encaixa perfeitamente no seu perfil. Mas como esperar por coincidências não é uma prática comum no mercado de trabalho, muitas companhias têm apostado em programas de trainees, cujo objetivo é atrair jovens talentos e lapidá-los dentro da própria organização.
Voltado para estudantes de administração, moda, marketing, publicidade e relações públicas, o Jovem Gerente é o primeiro programa para trainees da Cia. Hering. Dividido em duas etapas, a primeira de seis meses e a segunda de um ano, ele tem como objetivo formar uma nova geração de gerentes para as lojas próprias da marca.
“O foco do programa é desenvolver estudantes universitários do último ano. Esses jovens estão passando por um programa de desenvolvimento acelerado com o objetivo de assumir uma das lojas próprias no início de 2015”, conta Mirella Ugolini, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da empresa.
Raciocínio lógico
O programa teve 1.426 inscritos. Destes 595 foram aprovados para a fase de filtros, que contou com testes de conhecimentos gerais e raciocínio lógico, de acordo com Mirella. “Cerca de 100 passaram para a fase da dinâmica de grupo presencial, que selecionou 30 para entrevistas. Ao fim acabamos com nove finalistas”, completa.
Os trainees dividem seu tempo entre o estágio dentro de loja e em sala de aula. No primeiro mês eles trabalharam como apoio, fazendo reposição de produtos. Depois atuaram como vendedores, onde tiveram acesso direto aos consumidores.
Em setembro eles vão para o estoque, onde ficam o mês todo entendendo como o sistema funciona. “Depois passam para o caixa e viram meio que sombras de gerentes de lojas por dois meses, acompanhando ações voltadas a gestão de pessoas, como entrevistas de candidatos, treinamento e gerenciamento de conflitos”, explica.
Para garantir que o aprendizado de cada candidato seja diversificado, os responsáveis pelo programa variam as lojas onde cada um aprende uma função. “Nós temos lojas de diversos tamanhos e em locais diferentes, com públicos de todo tipo. Em São Paulo, por exemplo, atuamos nos shoppings JK Iguatemi e Aricanduva, o que reflete a elasticidade da nossa marca. Com isso eles entram em contato com pessoas de várias classes sociais.”
Segunda edição
Em dezembro a primeira fase do Jovem Gerente chega ao fim e os nove trainees serão avaliados. Os que passarem são contratados por um ano e assumem uma loja. Enquanto isso, Mirella e outros funcionários da Cia. Hering avaliam a possibilidade de realizar uma segunda edição do programa no próximo ano.
“Esse não é o nosso único programa de porta de entrada. Também temos o Jovem Estilista, voltado para a parte de criação de coleções e que no momento está na fase de entrevistas. Eles surgem quando identificamos espaços que podem ser ocupados por novos talentos. Já estamos fazendo a conta para 2015”, diz a gerente.