por Paula Abreu*
Você está infeliz na sua carreira, disso você sabe. O mantra atual, que você repete em todas as suas conversas com todo tipo de pessoa e com cara de poucos amigos, é que você “não quer mais aquela vida”. Definitivamente, você quer mudar de carreira.
Só que, embora nem desconfie, você pode estar prestes a cometer um erro enorme. Preste atenção. Eu sei que você deve estar cansado do que faz e, se pudesse, nunca mais faria nada nem remotamente parecido. Entendo totalmente essa sua ira, porque também sentia isso na minha antiga vida, como advogada. Meus clientes sentem a mesma coisa.
Apesar disso, acredite em mim: você não quer começar um negócio novo inteiramente do zero. Mas há uma boa notícia. Você não precisa fazer uma loucura!
Mantenha seus talentos quando mudar de carreira
Por mais que você pense que para mudar precisa fazer alguma coisa totalmente diferente, – e pode ser que isso seja verdade, como foi no meu caso – você não precisa e não deve abandonar seus talentos e habilidades. São esses talentos e habilidades que formam a pessoa que você é e, como sempre digo, seu propósito de vida é ser você.
Então, muito embora você esteja considerando começar uma nova carreira, pergunte a si mesmo quais são os talentos e habilidades que você já tem. Aqui, vale a sua experiência de vida, trabalhos passados (até mesmo esse aí que você detesta!), paixões etc. Pergunte, também qual é a oportunidade específica do mercado de trabalho que você pode perseguir nesse momento com esses talentos e habilidades.
Quando avaliar as oportunidades existentes, pergunte com qual você se conecta, se identifica, se interessa, e tem condições de explorar. Essa combinação é a forma mais rápida de você começar a fazer dinheiro na sua nova carreira. Abandonando somente o seu atual FAZER. Mas nunca o seu SER.
Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.
*Paula Abreu é coach de alta performance.