Livrar-se de alguns maus hábitos profissionais é uma estratégia eficiente para evitar ansiedade e estresse desenfreados. E veja que não são hábitos muito complicados de resolver. Parar de pular refeições (mesmo se você estiver em home office) e de dar desculpas para não fazer o que deve ser feito são alguns deles. Quer ver?
Neste artigo você verá:
Mudar alguns hábitos simples ajuda a evitar ansiedade
Mudar hábitos é como começar a ir à academia. Se você estiver sedentário há muito tempo, pode parecer a coisa mais impossível do mundo. Na primeira semana, é bem provável que seja uma tortura. Na segunda, você pode começar a se sentir melhor. Da terceira em diante, é provável que você até comece a gostar. Da mesma forma, um mau hábito enraizado na sua rotina pode ser muito difícil de romper – no começo. Com persistência, porém, esse rompimento pode começar a mostrar seus benefícios. A seguir confira uma lista de hábitos simples que você pode mudar para evitar a ansiedade em excesso.
1. Pare de pular refeições
Mesmo que você esteja ocupado, sob pressão, pare para se alimentar adequadamente. Mantenha horários regulares para as refeições principais e, entre elas, faça uma pausa de pelo menos 15 minutos para um lanche. Todos os dias, ok?
2. Por que sofrer todo domingo à noite?
No domingo, você começa a sofrer pensando em tudo o que precisa fazer na segunda-feira e em tudo o que deixou de fazer na semana anterior? Não precisa ser assim. Você pode se organizar melhor para não deixar tarefas pendentes. E pode começar a semana preparando um café da manhã especial – mesmo que seja apenas para você. Por que não?
3. Não insista nos momentos improdutivos
Se você não estiver rendendo em determinado momento, tente levantar da cadeira, tomar um café ou dar uma volta pela casa (se estiver em home office). Você pode, sim, perder alguns minutos preciosos nessa atividade, mas vai ser mais fácil recuperar esse tempo perdido do que as horas improdutivas que você vai passar olhando para o computador se apenas insistir em continuar na mesma posição. Já ouviu falar em mind dump? Confira nosso post Mind dump: uma estratégia para retomar o foco.
4. Pare de procrastinar
Procrastinação é aquela mania de deixar tudo para depois – especialmente aquelas tarefas mais complicadas e assustadoras que a gente precisa fazer. O problema é que essa prática, além de ser improdutiva, pode aumentar a sua ansiedade. Portanto, parar de adiar é uma ótima estratégia para tirar esses projetos indesejáveis da sua lista de coisas a fazer – e, consequentemente, da sua cabeça. Encare o desafio e acabe logo com o problema. Quer saber mais sobre procrastinação? O nome é feito, mas você pode entender melhor aqui: Não deixe a procrastinação atrapalhar a sua vida.
5. Não adianta trabalhar doente
Se você estiver doente, precisa cuidar da saúde e passar mais tempo descansando (de verdade). Não vale a pena arriscar a sua saúde e a dos colegas só para demonstrar o quanto você é engajado no trabalho. Evite sair se arrastando para o escritório quando você mal estiver conseguindo se manter em pé. Fique em casa.
6. Converse com colegas da empresa
Trabalhando remota ou presencialmente, a tecnologia ajuda a manter vivo o contato com colegas, que é indispensável para sua carreira e até para sua vida social. Não perca oportunidades de criar e alimentar relacionamentos que podem ser bons tanto profissional quanto pessoalmente. Você não precisa participar de todos os happy hours, mas pode se esforçar para estar presente na vida de quem é importante para você.
7. NUNCA ignore sua rede de contatos
Um hábito comum e péssimo para a carreira é só lembrar de fazer networking quando você quer um favor ou está procurando emprego. É seu caso? Comece agora mesmo a dedicar mais tempo e atenção a pessoas que estão sempre dispostas a ajudar quando você precisa. Faça contato com ex-colegas, pergunte como eles estão. Em tempos difíceis, esse tipo de cuidado não faz mal a ninguém.
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