O auxílio emergencial 2022, agora chamado Auxílio Brasil, tem neste ano o valor mínimo de R$ 400, segundo informações da Agência Brasil. O calendário de pagamentos segue o modelo do extinto Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês, de acordo com o número final do PIS.
Neste artigo você verá:
O que é Auxílio Emergencial ou Auxílio Brasil?
O Auxílio Emergencial ou Auxílio Brasil é um programa do governo federal criado para promover uma renda básica para famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza em todo o país.
O valor do Auxílio Brasil varia de acordo com a situação socioeconômica das famílias informadas no Cadastro Único.
Quem terá direito ao retroativo do Auxílio Emergencial?
Além daqueles que já tinham direito ao retroativo do auxílio emergencial 2022, em agosto, foi divulgado o benefício retroativo a pais solteiros chefes de família. A ideia é equiparar os ganhos com mães solteiras.
Por isso, se a pessoa for pai, solteiro, cadastrado no auxílio emergencial, responsável familiar por pessoas menores de 18 anos, terá direito ao auxílio Brasil retroativo.
Por que o auxílio emergencial foi cancelado?
O auxílio emergencial foi substituído pelo Auxílio Brasil.
Qual a diferença entre o Auxílio Brasil e o Auxílio Emergencial?
O Auxílio Emergencial foi criado para garantir uma renda mínima às pessoas que ficaram em situação vulnerável durante a pandemia do Covid-19 (novo coronavírus), quando muitas atividades econômicas foram afetadas pela crise.
Quem pode receber o Auxílio Emergencial em 2022?
Podem receber o Auxílio Brasil 2020 famílias que estejam em situação de extrema pobreza, em situação de pobreza e em regra de emancipação.
Segundo as regras do governo federal, famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que têm renda familiar mensal de até R$ 105 por pessoa. Já as famílias as em situação de pobreza são aquelas com renda familiar mensal entre R$ 105,01 e R$ 210 por pessoa.
Como solicitar o Auxílio Emergencial 2022?
Para se candidatar ao benefício, a família deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Precisa também ter feito uma atualização das informações nos últimos dois anos.
Se a sua família estiver em situação de pobreza ou extrema pobreza e não estiver inscrita no Cadastro Único, você precisa procurar o responsável pelo Programa Auxílio Brasil na prefeitura de sua cidade para realizar o cadastramento.
Vale lembrar que o cadastramento não significa que a família entrou imediatamente no Auxílio Brasil. Todos os meses, o Ministério da Cidadania seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício.
Os passos para solicitar o benefício são:
1. Cadastramento
Para entrar no Cadastro Único, você precisa procurar o setor responsável pelo Auxílio Brasil na sua cidade. Lá, você precisa apresentar um documento de identificação (como RG ou carteira de habilitação) de todos os membros da família e também o CPF do responsável pela família.
Se sua família já estiver no Cadastro Único, é preciso que os dados estejam atualizados.
2. Seleção
O Ministério da Cidadania filtra as famílias que receberão o auxílio após avaliar os dados do Cadastro Único. Esse processo é realizado mensalmente e considera a quantidade e a idade das pessoas da família e a renda de cada uma.
3. Pagamento
Se a sua família for selecionada pelo Ministério da Cidadania, ela receberá as parcelas do Programa Auxílio Brasil mensalmente, conforme o calendário de pagamento.
Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil 2022
Os pagamentos do Auxílio Brasil 2022 são feitos de acordo com o número final do NIS. Confira o calendário da Agência Brasil para setembro.
Final do NIS | Dia do pagamento |
1 | 19 de setembro |
2 | 20 de setembro |
3 | 21 de setembro |
4 | 22 de setembro |
5 | 23 de setembro |
6 | 26 de setembro |
7 | 27 de setembro |
8 | 28 de setembro |
9 | 29 de setembro |
0 | 30 de setembro |
Veja também: Leis trabalhistas em 2022: o que você precisa saber
Novas regras para consulta
A consulta do Auxílio Brasil pode ser realizada pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo CAIXA Tem ou ligando para o Atendimento CAIXA Auxílio Brasil pelo telefone 111, digitando o número de CPF ou NIS.
Como é realizado o pagamento do Auxílio Brasil
O pagamento segue o calendário e é feito todos os meses pela CAIXA de alguma destas formas:
- Poupança social digital
- Poupança CAIXA Fácil
- Saque com o cartão do programa, que é enviado para endereço informado no Cadastro Único.
Com todas essas informações, você consegue ver se tem direito e como pedir o auxílio emergencial 2022. Mas queremos te ajudar a conseguir mais! Por isso, preparamos um conteúdo com 14 dicas de como conseguir um emprego em 2022!