Quando estamos com a cabeça cheia, torna-se muito difícil focar em uma tarefa e desenvolvê-la da melhor forma possível. Nesses momentos, a técnica de Brain Dump pode ajudar muito. Essa estratégia dá um “reset” no cérebro, colocando as ideias no lugar.
Neste artigo, entenda como ela funciona e como colocar em prática!
Neste artigo você verá:
O que é o Brain Dump?
O nome Brain Dump, traduzido para o português, significa “despejo de cerébro”. Essa técnica para se livrar do estresse e da ansiedade consiste em tirar da cabeça todas as ideias e pensamentos e colocar no papel a fim de organizá-las.
A estratégia de Brain Dump — ou Mind Dump — é eficaz porque permite a visualização de tarefas, facilitando uma futura priorização. Além disso, a técnica:
- reúne todas as informações importantes em um só lugar, evitando o esquecimento;
- reduz a sensação de estresse;
- aumenta o senso de organização e dá mais segurança em relação ao uso do seu tempo.
Como fazer um Brain Dump?
O Brain Dump é uma técnica muito simples feita em 4 passos. Você pode separar um tempo para fazer esse exercício semanalmente ou sempre que estiver se sentindo sobrecarregado.
- Pegue uma folha de papel ou abra um doc no notebook ou celular em branco. Na primeira linha, escreva algo como “Brain Dump” (ou o nome que você quiser dar a essa pausa).
- Despeje o que estiver na sua mente. Escreva o que estiver na sua cabeça no formato que preferir (texto corrido ou lista, por exemplo). A ideia é depositar ali o que estiver incomodando – coisas que você tem para fazer, coisas que não pode controlar, coisas impublicáveis.
- Faça isso até terminar a lista ou o tempo (15 minutos, no máximo). No final, sua mente deve estar mais organizada e focada. Se não for o caso, negocie mais tempo consigo mesmo e reinicie a atividade.
- Analise o que você despejou para retomar o foco. Vale a pena dividir a lista em grupos e começar a ação. Você pode classificar as tarefas entre:
- Coisas que você pode fazer em menos de 2 minutos: resolva de uma vez esse grupo de coisas que estão atrapalhando seu foco e passe para os próximos itens.
- Coisas que você pode delegar para alguém: se demorar menos de 2 minutos para delegar, faça isso imediatamente. Se demorar mais, deixe na lista de coisas a fazer.
- Coisas que estão vinculadas a uma data específica: organize tudo no seu calendário.
- Sentimentos, conselhos, pedidos de ajuda: tome consciência do que está travando o seu foco e tente tirar daí uma próxima ação ou próximo projeto.
Analise o que você despejou para retomar o foco
Depois de fazer isso, é hora de analisar o que você despejou no papel ou no documento. Vale a pena dividir a lista em grupos e começar a ação.
1. Coisas que você pode fazer em menos de 2 minutos
Resolva de uma vez esse grupo de coisas que estão atrapalhando seu foco e passe para os próximos itens.
2. Coisas que você pode delegar para alguém
Se demorar menos de 2 minutos para delegar, faça isso imediatamente. Se demorar mais, deixe na lista de coisas a fazer.
3. Coisas que estão vinculadas a uma data específica
Organize tudo no seu calendário.
4. Sentimentos, conselhos, pedidos de ajuda
Tome consciência do que está travando o seu foco e tente tirar daí uma próxima ação ou próximo projeto.
O Brain Dump é apenas uma das técnicas para afastar a ansiedade e manter o pensamento centrado. Se você quer conhecer mais estratégias como esta, leia nosso artigo sobre como manter o foco no trabalho.