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Como usar o Brain Dump para retomar o foco no trabalho?

O Brain Dump é uma estratégia para retomar o foco criando um “depósito mental” para jogar tudo o que estiver incomodando seus pensamentos.

Quando estamos com a cabeça cheia, torna-se muito difícil focar em uma tarefa e desenvolvê-la da melhor forma possível. Nesses momentos, a técnica de Brain Dump pode ajudar muito. Essa estratégia dá um “reset” no cérebro, colocando as ideias no lugar.

Neste artigo, entenda como ela funciona e como colocar em prática!

O que é o Brain Dump?

O nome Brain Dump, traduzido para o português, significa “despejo de cerébro”. Essa técnica para se livrar do estresse e da ansiedade consiste em tirar da cabeça todas as ideias e pensamentos e colocar no papel a fim de organizá-las

A estratégia de Brain Dump — ou Mind Dump — é eficaz porque permite a visualização de tarefas, facilitando uma futura priorização. Além disso, a técnica:

  • reúne todas as informações importantes em um só lugar, evitando o esquecimento;
  • reduz a sensação de estresse;
  • aumenta o senso de organização e dá mais segurança em relação ao uso do seu tempo.

Como fazer um Brain Dump?

O Brain Dump é uma técnica muito simples feita em 4 passos. Você pode separar um tempo para fazer esse exercício semanalmente ou sempre que estiver se sentindo sobrecarregado.

  1. Pegue uma folha de papel ou abra um doc no notebook ou celular em branco. Na primeira linha, escreva algo como “Brain Dump” (ou o nome que você quiser dar a essa pausa).
  2. Despeje o que estiver na sua mente. Escreva o que estiver na sua cabeça no formato que preferir (texto corrido ou lista, por exemplo). A ideia é depositar ali o que estiver incomodando – coisas que você tem para fazer, coisas que não pode controlar, coisas impublicáveis. 
  3. Faça isso até terminar a lista ou o tempo (15 minutos, no máximo). No final, sua mente deve estar mais organizada e focada. Se não for o caso, negocie mais tempo consigo mesmo e reinicie a atividade.
  4. Analise o que você despejou para retomar o foco. Vale a pena dividir a lista em grupos e começar a ação. Você pode classificar as tarefas entre:
    • Coisas que você pode fazer em menos de 2 minutos: resolva de uma vez esse grupo de coisas que estão atrapalhando seu foco e passe para os próximos itens.
    • Coisas que você pode delegar para alguém: se demorar menos de 2 minutos para delegar, faça isso imediatamente. Se demorar mais, deixe na lista de coisas a fazer.
    • Coisas que estão vinculadas a uma data específica: organize tudo no seu calendário.
    • Sentimentos, conselhos, pedidos de ajuda: tome consciência do que está travando o seu foco e tente tirar daí uma próxima ação ou próximo projeto.

Analise o que você despejou para retomar o foco

Depois de fazer isso, é hora de analisar o que você despejou no papel ou no documento. Vale a pena dividir a lista em grupos e começar a ação. 

1. Coisas que você pode fazer em menos de 2 minutos

Resolva de uma vez esse grupo de coisas que estão atrapalhando seu foco e passe para os próximos itens.

2. Coisas que você pode delegar para alguém

Se demorar menos de 2 minutos para delegar, faça isso imediatamente. Se demorar mais, deixe na lista de coisas a fazer.

3. Coisas que estão vinculadas a uma data específica

Organize tudo no seu calendário.

4. Sentimentos, conselhos, pedidos de ajuda

Tome consciência do que está travando o seu foco e tente tirar daí uma próxima ação ou próximo projeto.

O Brain Dump é apenas uma das técnicas para afastar a ansiedade e manter o pensamento centrado. Se você quer conhecer mais estratégias como esta, leia nosso artigo sobre como manter o foco no trabalho.