Home > Busca de emprego > Processos seletivos > Dicas de perguntas para fazer ao entrevistador na entrevista de emprego

Dicas de perguntas para fazer ao entrevistador na entrevista de emprego

Veja uma lista de perguntas para fazer ao entrevistador na entrevista de emprego e mostrar seu preparo e interesse na oportunidade!

Mulher participando de uma entrevista de emprego online, segurando currículo enquanto conversa com entrevistador por videochamada em um ambiente doméstico — capa do conteúdo sobre perguntas para fazer ao entrevistador.

No final da conversa, é bem comum que o entrevistador pergunte se você gostaria de fazer alguma pergunta. Por receio de ser inconveniente ou simplesmente por não ter pensado no assunto, grande parte dos candidatos não sabe selecionar perguntas para fazer ao entrevistador na entrevista de emprego e desperdiça uma grande oportunidade de demonstrar seu interesse pela vaga e pela empresa em questão.

Se é isso que anda acontecendo com você, confira algumas sugestões de perguntas que possivelmente sejam bem vistas pelo entrevistador.

Como saber o que perguntar na entrevista de emprego

Como já disse, essa pergunta é bastante comum nas entrevistas. Então, nada mais natural do que você se preparar antecipadamente para ela. Faça uma lista de assuntos que você gostaria de levantar.

A dica, segundo post do The Balance, é ter em mente que as perguntas devem variar de acordo com a pessoa que está conduzindo a entrevista. Se for alguém do RH da própria empresa contratante, você pode perguntar sobre o processo seletivo ou na empresa, de forma geral.

Se o entrevistador for o seu potencial chefe, por outro lado, você pode fazer perguntas relacionadas ao cargo e suas responsabilidades.

Quais perguntas são bem vistas pelo entrevistador?

A ideia, aqui, é demonstrar que você esteve atento durante toda a entrevista e também que pesquisou a empresa, leu o que já foi publicado sobre ela e conhece seus principais desafios.

Além das perguntas que você preparou com antecedência, você também pode aproveitar como gancho algum item que o entrevistador tenha levantado durante a conversa.

Procure fazer perguntas abertas, que não possam ser respondidas apenas com um “sim” ou “não”. Confira abaixo sugestões de perguntas para fazer ao entrevistador e causar boa impressão.

Perguntas sobre o cargo

Esta é uma ótima oportunidade para você saber o que vai fazer se for contratado. São perguntas possíveis:

  1. Você pode falar mais sobre as responsabilidades do dia a dia neste cargo? Como seria um dia típico?
  2. Por que essa vaga está aberta? Ela foi criada agora? (Se não for o caso, você pode perguntar por que seu antecessor deixou o cargo.)
  1. Se eu fosse contratado, quais seriam suas expectativas para os meus primeiros meses?

Perguntas sobre a empresa ou o entrevistador

Aproveite a oportunidade para entender mais sobre a cultura e o funcionamento da empresa. Lembre-se de adequar as questões ao entrevistador. Algumas só valem se ele trabalhar na empresa contratante e devem ser descartadas se ele for um recrutador terceirizado. Exemplos de perguntas:

  1. Como você descreveria o estilo de gerenciamento da empresa?
  2. O que faz você ter vontade de ir trabalhar?
  3. Há quanto tempo você está na empresa?
  4. O que você fazia antes de estar na empresa?
  5. Você pode falar um pouco sobre a cultura da empresa?
  6. Quais são alguns dos desafios que a empresa enfrenta atualmente?
  7. Quais são os objetivos da empresa para o próximo ano?

Perguntas sobre você

Você também pode aproveitar para saber o que o entrevistador achou de você e se ele acredita que você seja um bom candidato. Perguntas desse tipo mostram que você está mesmo interessado na posição:

  1.   Você tem alguma dúvida em relação à minha candidatura?
  2.   O que você está procurando em um candidato?
  3.   Você acha que não tenho alguma competência ou habilidade que seja desejável para a vaga?

Quais perguntas devem ser evitadas na entrevista?

Para passar uma boa imagem, a recomendação é ficar longe de perguntas deste tipo:

Vocês fazem muitos happy hours?

Você pode, sim, perguntar sobre a cultura da empresa, mas não deve entrar em assuntos como happy hours, festas e férias. Esse tipo de pergunta pode induzir o entrevistador a pensar que você não está realmente interessado na empresa ou na vaga. Outra dica é não questionar a quantidade de horas que você deverá passar no escritório se for selecionado para a vaga.

Você é casado?

Não pergunte sobre a vida pessoal do recrutador – nem se ele tem filhos, é casado ou mora perto do trabalho.

Qual é o ramo de atividade da empresa?

Desde que você saiba o nome da empresa contratante, não faça perguntas que possam ser respondidas com uma busca simples no Google. Afinal, sua intenção é demonstrar que você fez a lição de casa, pesquisou sobre a empresa e está entusiasmado com a oportunidade, não é?

Que benefícios eu teria nesse cargo?

Este não é o momento de falar sobre salário e benefícios, especialmente se esta for a sua primeira entrevista presencial para a vaga. Candidatos que são muito diretos em relação a esses tópicos passam a impressão de estarem focados apenas em seus próprios interesses.

Posso fazer mais uma pergunta?

A fica é fazer uma ou duas perguntas e observar como o recrutador se comporta. Se ele estiver balançando os papéis, olhando o celuar ou se levantando da cadeira, não insista. A conversa terminou. Evite também se estender fazendo várias perguntas ao mesmo tempo. Faça uma pergunta de cada vez, com objetividade.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.