Você já se perguntou como algumas pessoas parecem ter controle de todos os aspectos da vida? Sabem trabalhar sob pressão, se relacionam bem, fora e dentro do ambiente de trabalho, e raramente se deixam abater? Para conseguirem isso, é provável que eles usem técnicas de autogestão.
A autogestão é a capacidade de administrar os próprios sentimentos e habilidades a fim de ter mais autocontrole, autonomia e autoconfiança.
A seguir, vamos detalhar o que é autogestão e por que essa competência é importante para o seu sucesso pessoal e profissional. Confira!
O que é autogestão?
A autogestão é a capacidade técnica e emocional do profissional de controlar a sua própria rotina de trabalho, sendo responsável por suas obrigações sem precisar de muita ajuda de outras pessoas para fazer a administração das suas responsabilidades.
Mas como isso se reflete no dia a dia?
Quando não temos boa capacidade de autogestão socioemocional, podemos ter dificuldades na convivência no local de trabalho e até mesmo reagir exageradamente a conflitos, especialmente naqueles que se referem a prazos de tarefas.
Além disso, ter habilidade de autogerenciamento significa não se distrair com as coisas facilmente e manter o foco no trabalho.
Qual o objetivo da autogestão?
O objetivo do autogerenciamento é se conhecer e se impor limites a fim de alcançar metas.
Para isso, é necessário ter a capacidade de priorizar tarefas e gerenciar o seu tempo, garantindo a sua produtividade no trabalho e a qualidade da entrega das demandas, além do seu bem-estar físico e emocional.
Sem uma autogestão saudável, pode haver dificuldade em concluir tarefas simples (ou grandes projetos), atingir nossos objetivos, obter crescimento pessoal e profissional.
Quais as vantagens da autogestão?
Exercitar a sua capacidade de autogestão pode acelerar a sua carreira enquanto te ajudo a manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Uma pessoa com habilidade de autogerenciamento apresenta as seguintes vantagens para o mercado de trabalho:
- Cumpre metas: a autogestão nos encoraja a focar em nossas prioridades e tarefas com mais atenção. Ter uma rotina equilibrada de produtividade e descanso nos permite alcançar nossos objetivos pessoais.
- Não toma decisões impulsivas: quando temos consciência de nossos objetivos e emoções, conseguimos tomar decisões mais racionais, baseadas em fatos (dados), não nos deixamos vencer pela impulsividade.
- Equilibra o bem-estar emocional: praticar o autogerenciamento nos permite ter um senso de responsabilidade pessoal que pode melhorar a autoeficácia para alcançar nossos objetivos. Quando isso acontece, ganhamos autoconfiança para ser quem somos e fazer o que queremos fazer, equilibrando o nosso bem-estar emocional.
- Minimiza o estresse: Em nosso mundo multitarefa, pode ser desafiador focar em uma coisa de cada vez sem que nossas emoções fiquem sobrecarregadas. A autogestão pode nos ajudar a nos tornarmos mais conscientes e administrar melhor nosso tempo, reduzindo assim o estresse de tarefas não concluídas.
Quais são os desafios para aplicar a autogestão?
O principal desafio para aplicar a autogestão na sua rotina é o autoconhecimento. Este não é um processo fácil e requer muitos feedbacks até você entender seus pontos fortes e fracos.
Além disso, para melhorar a sua capacidade de autogerenciamento, você também terá de exercitar as seguintes capacidades:
- organização;
- automotivação;
- gerenciamento de tempo;
- gerenciamento de estresse;
- adaptabilidade.
Por fim, você terá de colocar em prática todo esse conhecimento no seu dia a dia, seja arrumando a sua agenda de atividades de lazer para o final de semana ou cumprindo suas tarefas no ambiente de trabalho. Esse é o maior desafio de todos!
A autogestão emocional é um caminho difícil, mas, uma vez que aprendemos a lidar com nossas emoções e comportamentos, o sucesso profissional e pessoal fica mais alcançável. Além do mais, existem dicas práticas para começar a colocar isso em ação.
Como implementar a autogestão na sua rotina?
A autogestão tem alguns princípios que norteiam a sua aplicação prática. São eles:
- o autoconhecimento;
- o estabelecimento de metas;
- o cumprimento de prazos;
- o gerenciamento de tempo;
- o planejamento e a priorização.
Para começar a colocar a exercitar o autogerenciamento no seu dia a dia, você pode começar pelos passos a seguir:
Conheça sua função
Entender exatamente qual é o seu papel no ambiente de trabalho, e o que te faz feliz é o primeiro passo para se autogerenciar. Como assim?
Para você ter um ambiente de trabalho mais autônomo e uma vida emocional mais balanceada, você precisa saber onde está e onde quer chegar. Além disso, você deve saber quais são as barreiras que enfrentará e como superá-las. Sem isso mapeado, certamente você não conseguirá uma autogestão emocional.
Organize-se
Desenvolva um sistema de arquivamento ou categorização para armazenar informações Assim você não precisa se preocupar em reter todas as informações na sua mente e pode focar mais esforços em pensamentos estratégicos e analíticos.
Prepare-se com antecedência para reuniões e apresentações e nunca deixe nada para a última hora, o que pode causar estresse e frustração.
Gerencie seu tempo
A autogestão tem tudo a ver com administrar seu tempo com sabedoria, certo? Portanto, conheça previamente quanto tempo você demora para fazer entregas específicas do trabalho, ou até tarefas de casa, como lavar a louça, e gerencie seu tempo a partir dessas informações.
Importante destacar que você precisa colocar nesse planejamento sempre um pouco de margem de manobra para eventos inesperados, reuniões que atrasam e projetos que requerem atenção extra.
Trabalhe com o planejamento e a priorização das tarefas
O planejamento de curto e longo prazo pode ajudá-lo a definir metas, priorizar tarefas e garantir que os trabalhos mais críticos sejam entregues primeiro.
Para tanto, crie listas diárias de “coisas a fazer” alcançáveis; qualquer coisa não concluída até o fechamento do negócio é movida para a lista de prioridades do dia seguinte. Aloque uma certa quantidade de tempo regularmente para projetos de longo prazo.
Cumpra prazos
Crie prazos para si mesmo que sejam anteriores aos prazos sugeridos no projeto. Isso permitirá que você tenha tempo suficiente para concluir suas tarefas e revisá-las com precisão.
Com o uso dessa abordagem você ficará menos estressado e tampouco correrá o risco de atrasar o trabalho de outros colegas.
Leia também: Aprenda a cumprir prazos no trabalho
Mantenha o foco
Mantenha o foco nas tarefas, evitando distrações. Pratique técnicas de redução do estresse e estabeleça metas profissionais alcançáveis para si mesmo. Como fazer isso?
Sendo sincero com você mesmo e com os outros.
Primeiro, não pule de um projeto para outro ou se estenda demais nas suas entregas, tampouco prometa o cumprimento de tarefas em prazos inacessíveis.
Estabeleça alguns momentos para você relaxar e descansar. Momentos em que você não faz nada ajudam recarregar as energias.
Gostou dessas dicas para melhorar a sua autogestão? Então veja também alguns passos para parar de procrastinar no trabalho.