Em um cenário profissional cada vez mais digital, a presença nas redes sociais não pode se limitar apenas ao uso pessoal. É preciso ir além e saber como colocar as redes sociais no currículo.
É isso mesmo, excelentes ferramentas de relacionamento, elas não precisam ser utilizadas somente para postar fotos de viagens ou compartilhar conteúdos divertidos com seus contatos, mas também podem ajudar na busca por uma nova oportunidade de trabalho.
Saber como colocar redes sociais no currículo pode ser uma estratégia valiosa para quem está iniciando sua jornada profissional, mas pode gerar dúvidas. Veja dicas sobre quais redes sociais adicionar no currículo e como equilibrar informações pessoais e profissionais no seu perfil.
Neste artigo você verá:
Incluir ou não as redes sociais no currículo?
Na hora de elaborar um currículo atrativo para os recrutadores, podem surgir muitas dúvidas. Devo colocar o número do WhatsApp no currículo? Posso ou não colocar rede social no currículo? Tudo vai depender da forma como você quer ser contatado e o que você tem a agregar em sua apresentação profissional.
O fato é que, em algum momento do processo seletivo, os recrutadores vão te procurar nos buscadores ou nas redes sociais de qualquer forma.
Essa é uma prática muito comum, é uma forma de saber como o candidato àquela vaga se comporta quando está à vontade, fora de uma entrevista de emprego, por exemplo. Incluir os endereços no seu currículo pode facilitar essa busca e ajudar a ganhar pontos.
Por isso, é importante ter alguns cuidados para construir uma boa imagem nas redes sociais.
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Como escolher as melhores redes sociais para adicionar ao currículo?
Tão importante quanto adicionar redes sociais no currículo, é saber escolher quais são mais adequadas para sua vida profissional. De modo geral, as redes sociais podem mostrar um pouco da sua personalidade e se está alinhada à cultura da empresa para a qual está se candidatando.
Mas a ideia é explorar ao máximo esse recurso, utilizando como uma extensão do seu currículo. O documento, em papel ou digital, tem um limite de tamanho, mas as redes sociais podem expandir a visão que o recrutador terá de você, incluindo portfólio, artigos, opiniões, projetos e outros conteúdos que podem ser compartilhados em seu perfil.
Dependendo de sua área de atuação, existem diferentes redes sociais relevantes para a sua carreira. Se você é um profissional de design e criação, por exemplo, pode divulgar seu portfólio no Behance ou Dribbble; se é desenvolvedor ou programador, o GitHub pode ser uma excelente ferramenta para mostrar projetos e habilidades técnicas.
Se você busca uma vaga que envolva competências digitais como produção de conteúdo ou gestão de mídias sociais, pode ser útil compartilhar o link de um canal no Youtube ou perfis no Instagram e TikTok, por exemplo.
Mas lembre-se: só vale compartilhar uma rede social em seu currículo se ela puder agregar para sua busca profissional. Caso tenha apenas conteúdos pessoais, ou seja abastecida com pouca frequência, pode ser melhor deixá-la de fora nesse momento.
Independente de qual seja sua profissão ou área de atuação, uma rede social não pode ser ignorada: o LinkedIn.
Lá é importante ter um perfil completo e bem elaborado. Além de utilizar palavras-chave específicas para a área em que deseja atuar, pois facilita que você seja encontrado pelos profissionais de recrutamento.
Mais do que criar uma versão online do currículo, o LinkedIn é um espaço onde você pode apresentar experiências, habilidades e conexões profissionais. É importante estar presente na rede fazendo networking, interagindo e produzindo conteúdos e apresentando projetos que valorizem ainda mais sua imagem profissional.
Como colocar as redes sociais no currículo?
Se você for adicionar apenas seu perfil do LinkedIn ao currículo, o ideal é que você coloque a rede social no cabeçalho do documento, junto com as informações pessoais e de contato.
Caso você tenha outras redes relevantes para sua área de atuação, com portfólios e projetos, como citamos acima, pode ser interessante criar uma área específica em seu currículo para suas redes sociais. Você pode colocar apenas o endereço da sua página ou o “@” do seu perfil, da maneira mais simples possível para que o recrutador possa acessar e consultar.
Como colocar um link no currículo?
Se o seu documento for digital, melhor ainda, você pode adicionar links diretos para suas páginas. No Vagas.com, você pode adicionar vários endereços relevantes em seu currículo. Para isso, vá até seu perfil da rede social e copie a URL.
Para saber o endereço do seu perfil no LinkedIn, faça o seguinte caminho:
- Entre no site e faça seu login;
- Clique no link “Eu” para visualizar seu perfil;
- Clique no endereço que aparece na barra do seu navegador com o botão direito para copiar;
- Ele deverá ter o padrão: https://www.linkedin.com/in/seunome.
Como equilibrar informações pessoais e profissionais nas redes sociais
Como já explicamos, compartilhando ou não o link de suas redes sociais no currículo, os empregadores poderão ter acesso a elas, pois estão disponíveis na internet. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados e saber como equilibrar informações pessoais e profissionais nas redes. Aqui vão algumas dicas:
Controle de privacidade
Uma maneira de não se expor nas redes sociais é controlar a privacidade dos seus perfis, para garantir que nem todas as informações sejam expostas a todos. Perfis como o do Instagram podem ser configurados para serem públicos ou privados, no segundo caso, só terá acesso ao conteúdo quem você autorizar.
Consistência e profissionalismo
Se você tem interesse que seu perfil seja público, pois considera relevante para sua carreira, é preciso tomar alguns cuidados para que o impacto seja positivo. Mantenha um tom profissional e consistente em todas as redes sociais públicas ou vinculadas ao currículo.
Para mostrar habilidades como produtor de conteúdo ou social media (gestor de mídias sociais), garanta que seus perfis estarão sempre atualizados e com posts de qualidade, caso contrário, podem causar o efeito contrário.
Competências comportamentais
Cada vez mais, competências pessoais e de comportamento são consideradas na hora de decidir entre um profissional ou outro nos processos seletivos. Habilidades sociais e de relacionamento fora do trabalho podem mostrar que você é bom trabalhando em equipe, tem empatia e respeito à diversidade, entre outras características muito valorizadas no mercado profissional. Por isso, atenção à forma como você se relaciona no mundo virtual.
A contração por competências é uma tendência nas empresas. Por isso, é importante também saber falar de suas competências na hora de criar seu perfil profissional nas redes. No LinkedIn, por exemplo, os recrutadores podem encontrar profissionais utilizando filtro por competências.
Veja também: Entenda como o site Vagas funciona e potencialize suas chances de encontrar o emprego ideal
Principais erros a evitar ao incluir redes sociais no currículo
Ao divulgar suas redes sociais no meio profissional, você pode estar expondo aspectos da sua vida que podem jogar contra sua reputação no trabalho. Veja alguns erros comuns a evitar com relação a redes sociais e carreira.
1. Discussões polêmicas
Engajar-se em discussões polêmicas sobre política, religião ou outros tópicos sensíveis pode ser arriscado. Mantenha um tom neutro e profissional em suas interações online.
2. Críticas públicas a empregadores e empresas
Evite criticar publicamente empregadores anteriores ou empresas onde já trabalhou. Problemas ou descontentamentos em geral devem ser discutidos de maneira privada com seus gestores, ou em um ambiente apropriado, não público.
3. Divulgar informações confidenciais
Nunca compartilhe informações confidenciais da empresa em que trabalha ou que já trabalhou. Isso inclui detalhes sobre projetos, clientes ou estratégias internas.
4. Postar fotos comprometedoras
Evite postar fotos comprometedoras, que possam retratar você de maneira pouco profissional, incluindo momentos muito pessoais, festas ou situações inadequadas, com bebidas alcoólicas, por exemplo.
5. Ignorar configurações de privacidade
Lembre-se de ajustar as configurações de privacidade para controlar quem pode ver suas postagens e informações pessoais. Garanta que apenas as pessoas próximas tenham acesso a determinados aspectos de sua vida.
Integrar estrategicamente as redes sociais ao currículo é uma prática que pode aumentar sua visibilidade profissional. A chave está na habilidade de apresentar informações relevantes de forma profissional e estratégica, aproveitando ao máximo as oportunidades que as redes sociais oferecem no mundo profissional moderno.
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