Se você não está satisfeito com seu emprego, mas não pode (ou não quer) abrir mão de FGTS e seguro desemprego, possivelmente tenha considerado a ideia de pedir para ser mandado embora. Essa é uma vontade comum entre profissionais que querem sair da empresa, mas não abrem mão de receber o que teriam direito em caso de dispensa sem justa causa.
Pedir para ser mandado embora e receber seus direitos, porém, não é uma atitude simples. Esse tipo de pedido pode prejudicar a imagem que seu chefe e seus colegas têm de você. Portanto, é preciso pensar muito bem e avaliar os pontos positivos e negativos de levar esse pedido ao chefe.
Quando pedir para ser mandado embora pode ser uma boa ideia
Existem alguns momentos em que pedir para ser mandado embora pode ser uma atitude bem vinda. O principal deles é aquele em que a empresa não vai bem e precisa fazer corte de funcionários.
Nessa situação, é muito provável que os gestores estejam incomodados com a missão de escolher quem será dispensado. Se você tiver certeza de que quer estar entre esses profissionais, pode comunicar essa vontade ao seu chefe sem maiores problemas, especialmente se vocês tiverem um relacionamento bom e próximo.
Outro momento é quando você tem alguma questão pessoal para resolver que, neste momento, seja incompatível com a sua função profissional. Você pode estar se sentindo doente ou desmotivado demais para seguir naquele emprego. Ou é possível que um familiar esteja precisando dos seus cuidados. Pode até acontecer de você precisar deixar o emprego para acompanhar sua mulher ou seu marido que foi transferida(o) para outra cidade. São alguns exemplos que justificam o seu pedido.
Como pedir para ser mandado embora
Entenda que pedir para ser mandado embora é um ato informal em que você declaradamente pede um “favor” para o seu chefe ou a empresa em que trabalha. Por isso, a dica é fazer isso da forma mais suave possível, sem gerar constrangimento e sem colocar o chefe contra a parede, fazendo qualquer tipo de ameaça.
O ideal é combinar um horário para conversar a sós com seu superior e explicar as suas razões com objetividade, sinceridade e humildade, ingrediente que não pode faltar nessa conversa. Outra dica importante: jamais critique qualquer pessoa ou qualquer aspecto da empresa que tenha contribuído para a sua decisão.
Quando pedir para ser mandado embora pode ser muito arriscado
Há também situações que já indicam um alto risco para fazer esse tipo de pedido. São elas
Você não se dá bem com o chefe: não é recomendável pedir para ser mandado embora porque ele pode simplesmente negar o seu pedido e tornar ainda pior a sua vida na empresa.
Você aceitou outra proposta de emprego: se você decidiu trocar a empresa atual por outra, não espere que seu chefe seja tão generoso neste momento. O melhor é assumir a sua decisão, inclusive financeiramente.
Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.